A Crise Económica da Década de 20

Eu não estou a tentar doutrinar ninguém para usar bicla.

Nem sei o porquê desse discurso todo quando já disse que por mim um Clio é mais que suficiente para os nossos Ministros e para as suas deslocações diárias.

Eu se pudesse ir trabalhar de bicla ia e usava o carro apenas quando estritamente necessário. Mas isso é apenas algo que eu desejaria para mim, os outros fazem como mais gostarem ou lhes for conveniente.

Na boa, estamos apenas a conversar. Desculpa o discurso, as palavras fluem.
[;)]

Se não renovarem contratos ou forem despedidos (no caso de contrato sem termo) têm direito a subsidio social de desemprego.

O layoff é uma suspensão/pausa da atividade da empresa, portanto se os quiserem manter no futuro é metê-los no layoff com os restantes empregados.

Fica a tabela atualizada para os escalões etários e número de meses de descontos para usufruir do subsídio de desemprego

subsidio-desemprego-marco-2020-01.png

Esse numero de meses de registo de remunerações, pressupõe que a contagem zera desde a ultima vez que alguém utilizou o subsidio de desemprego, correto?
É que eu conheço vizinhos a trabalhar X meses e a virem Y para casa fazer choios. Mais X meses no zé, e mais outros tantos a fazer uns jardins. Vão se safando e tem carros porreiros [:D]

Sim, Portugal é um planalto como a Holanda.

Agora se me disseres que podemos ter uma indústria de bicicletas elétricas com potência suficiente para ajudar nas subidas sem grande esforço...ok.

Mas olha que já usei bicicletas elétricas em cidades portuguesas com declives e mesmo assim é complicado.

Talvez seja altura de rescussitar as mobiletes:

1300500102-mobilete-peugeot-gl-10-de-1975.jpg

Bicicletas elétricas com declives é complicado? Quantas ebikes já experimentaste?

Os declives é a desculpa que damos para não as utilizar. Se eu tivesse balneário na empresa não equacionava 2 vezes em usar a bike! Mas chegar lá, após 15km, e dizerem para me ir lavar que cheiro a cavalo... [:D]

Tenho um amigo chefe de vendas de um stand conhecido aqui na zona e é o que faz sempre, e de manhã é sempre a subir!

Esse numero de meses de registo de remunerações, pressupõe que a contagem zera desde a ultima vez que alguém utilizou o subsidio de desemprego, correto?
É que eu conheço vizinhos a trabalhar X meses e a virem Y para casa fazer choios. Mais X meses no zé, e mais outros tantos a fazer uns jardins. Vão se safando e tem carros porreiros [:D]

Tens de ter 12 meses de registo de contribuições para SS nos últimos 24.
Se não utilizares o subsídio na totalidade podes interromper para trabalhar e depois retomar o período em falta.
Ex- tiveste 12 meses de subsídio atribuído, ao fim de 6 meses arranjas trabalho, interrompes o subsídio e na eventualidade de voltares a ficar sem emprego podes retomar o período em falta.
Antigamente existia um período de 5 anos no qual podias interromper o subsídio, agora não sei se ainda se mantém.

Bicicletas elétricas com declives é complicado? Quantas ebikes já experimentaste?

Os declives é a desculpa que damos para não as utilizar. Se eu tivesse balneário na empresa não equacionava 2 vezes em usar a bike! Mas chegar lá, após 15km, e dizerem para me ir lavar que cheiro a cavalo... [:D]

Tenho um amigo chefe de vendas de um stand conhecido aqui na zona e é o que faz sempre, e de manhã é sempre a subir!

Ebikes que se usam nas cidades, tipo estas:

bici.jpg

Agora se fores falar de coisas mais requintadas, pelo preço de certas ebikes o que não falta são scooters 125 por aí apartir de 900€

Não disseste bacorada, segundo a tabela atualizada teriam direito a 150 dias de subsídio.

Tens de ter 12 meses de registo de contribuições para SS nos últimos 24.
Se não utilizares o subsídio na totalidade podes interromper para trabalhar e depois retomar o período em falta.
Ex- tiveste 12 meses de subsídio atribuído, ao fim de 6 meses arranjas trabalho, interrompes o subsídio e na eventualidade de voltares a ficar sem emprego podes retomar o período em falta.
Antigamente existia um período de 5 anos no qual podias interromper o subsídio, agora não sei se ainda se mantém.

Bem, agora fiquei sem perceber, é preciso ter ou não 12 meses de desconto para se ter direito ao subsidio de desemprego? No caso que referi eles começaram a trabalhar agora, por isso não têm 12 meses de descontos nos últimos 24 meses.
Agora que penso nisso, acho que um deles tinha um part-time enquanto estudava, por isso até é capaz de ter descontos, não sei é se descontos de um part-time, conta para subsidio de desemprego, acho que não.

Bem, agora fiquei sem perceber, é preciso ter ou não 12 meses de desconto para se ter direito ao subsidio de desemprego? No caso que referi eles começaram a trabalhar agora, por isso não têm 12 meses de descontos nos últimos 24 meses.
Agora que penso nisso, acho que um deles tinha um part-time enquanto estudava, por isso até é capaz de ter descontos, não sei é se descontos de um part-time, conta para subsidio de desemprego, acho que não.

Para subsídio de desemprego é necessário 12 meses nos últimos 24.
Part-time conta para descontos e consequentemente para subsídio de desemprego.

Depois existe também o subsídio social de desemprego para situações que já não são elegíveis para subsídio de desemprego.

http://www.seg-social.pt/subsidio-social-de-desemprego

PS - mas tem uma série de condições nomeadamente não ultrapassar o valor de 80% do IAS por elemento do agregado (351.05€/pessoa)

Última edição:
Para subsídio de desemprego é necessário 12 meses nos últimos 24.
Part-time conta para descontos e consequentemente para subsídio de desemprego.

Depois existe também o subsídio social de desemprego para situações que já não são elegíveis para subsídio de desemprego.

http://www.seg-social.pt/subsidio-social-de-desemprego

PS - mas tem uma série de condições nomeadamente não ultrapassar o valor de 80% do IAS por elemento do agregado (351.05€/pessoa)

Obrigado pela info.
Desconhecia que existe um subsidio social de desemprego.

É que isto como se costuma dizer, quando um gajo vê as barbas do vizinho a arder mete as dele de molho.

Eu trabalho em banca/seguros, pela minha amostra e no que toca ao meu trabalho, a coisa flui normalmente. Ia encarar com bastante surpresa um layoff na minha empresa.

A parte dos seguros vai levar pancada...

Paradoxalmente, em Portugal não se vê (quase) ninguém a ir para o trabalho de bicla apesar das, exorbitantes, ciclovias construídas por esse país fora - anseia-se é por ter o Premium Alemão à porta.

Então ninguém segue o exemplo do Sr. Ministro dos Países Baixos? Aqui os Liberais do tasco podiam dar o exemplo... [:p]
Não me importava nada de ir de bike para o trabalho, só que são 35+35km..
Nem todos têm a sorte de ter o escritório, a empresa, junto a sua mansão

Já há empresas com colaboradores em teletrabalho a mandar estes para Layoff. Se estão em teletrabalho, é porque podem assegurar o funcionamento da empresa remotamente...

Não estamos a falar dos setores tradicionalmente afetados, tipo turismo e afins.

Isto das crises cheira-me sempre a oportunismo por todos os lados :sh)
Existe mesmo quebra de trabalho em muitos sectores.

Paradoxalmente, em Portugal não se vê (quase) ninguém a ir para o trabalho de bicla apesar das, exorbitantes, ciclovias construídas por esse país fora - anseia-se é por ter o Premium Alemão à porta.

Então ninguém segue o exemplo do Sr. Ministro dos Países Baixos? Aqui os Liberais do tasco podiam dar o exemplo... [:p]
Premium alemão já tenho. Agora só estou à espera da ciclovia também chegar à porta para vender ou trocar por uma bicicleta, também premium pois claro.

Eu adorava poder ir trabalhar de bicicleta + metro, mas além da distância que inviabiliza essa hipótese há a questão da inclinação.

Onde moro estou a 17m acima do nível do mar, onde trabalho a 350m [:D] Nem o Armstrong cheio de bombas era capaz de fazer isso diariamente [:D]

Um Clio era mais que suficiente para qualquer ministro fazer as suas deslocações diárias.
Boa ideia. Vou esperar que o metro chegue à minha porta.

Voltar
Superior