A Crise Económica da Década de 20

Splash-Money.png

Claro que é no bom sentido! O Costa finalmente vai poder por as medidas em prática![:D]

Não percebi. Será produção de nova moeda injectada a fundo perdido nos países? Ou será mais dívida para cada um?

Que tipo de ajuda estamos a falar?

Estava a ouvir o Luis Aguiar Conraria a dizer que o acordo alcançado representa para aí 4% do PIB e é apenas para despesa em saúde a combater a covid-19. Despesa directa e indirecta.

Ou seja muito pouco, a não ser que o conceito de despesa indirecta seja muito lato.

Segundo parece já havia pressão para o ministro holandês ceder, feita pelo ministério alemão.

Deverá ser um acordo de "cavalheiros" o ministro holandês leva a dele avante de ser financiamento para despesas médicas relacionadas com o Covid mas ao acrescentarem indiretas, deve ser num sentido bastante lato q permitirá usar o dinheiro para ajudar a economia.

Este fundo creio q já existia, não sei se foi ou não reforçado, mas quem a ele recorrer será na forma de empréstimo, ainda q com condições vantajosas.

Não vi nada sobre o acordo mas pelos títulos, apostaria nisto.

Apenas para despesa em Saúde?

Isso só faz sentido de vier a existir um segundo pacote/plano de recuperação geral.

Vai ter de existir um bom pacote para além da saúde. As contas públicas não vão resistir.

O que me parece é que deverá haver um novo acordo significativamente mais substancial em poucas semanas, quando a poeira assentar.

Quem apostou todas as fichas nas Coronabonds fazendo disso um caso de vida ou de morte da UE, parece-me que ficou hoje muito mal no retrato...

Última edição:
O que me parece é que deverá haver um novo acordo significativamente mais substancial em poucas semanas, quando a poeira assentar.

Quem apostou todas as fichas nas Coronabonds fazendo disso um caso de vida ou de morte da UE, parece-me que ficou hoje muito mal no retrato...
Duvido que Itália, Espanha e Portugal assinassem este acordo se não houvesse contrapartida muito significativa aos Corona Bonds.

Terça estava tudo de um lado e o holandês do outro, certamente ele não impôs tudo o q queria aos outros todos, e no fim cedeu mais do q consentiu, isso parece-me razoável de se dizer, até pela posição da Alemanha.

Quanto aos Corona Bonds ou não Corona Bonds os países q os pretendiam queriam financiamento barato e pelo menos q o espartilho da UE na forma de pagar, não seja demasiado apertado.

Acho q isso foi conseguido e se virmos bem, a ser assim, não há derrotados.

Não percebi. Será produção de nova moeda injectada a fundo perdido nos países? Ou será mais dívida para cada um?

Que tipo de ajuda estamos a falar?

Pelo que percebi, vai ser criado um fundo novo para onde será injetado dinheiro para emprestar aos paises do grupo em forma de divida mas sem contrapartidas (austeridade). Este emprestimo destina-se apenas para combater as despesas com o virus.

O fundo do Mecanismo Europeu Estabilidade será para usar mais tarde à medida que for necessário.
Em que termos é que ainda não se sabe (penso eu..).

No fundo, nem o holandês nem os do sul levaram a melhor, ficaram ali pelo meio termo..

Basicamente, o valor para saúde relacionado com covid não tem “troika” vigiando.

Já dinheiro para recuperação da crise, por ex, infra estrutura, implica policiamento.

Os valores emprestados vão à dívida, e isso poderá fazer disparar as taxas de juros das obrigações como em 2010.

As coronabonds foram uma cartada necessária para se chegar a um acordo satisfatório para ambas as partes. E eram de vida ou morte no discurso, o q é diferente de terem essa qualidade a nível substancial.

É assim q as negociações funcionam.

Voltar
Superior