A Crise Económica da Década de 20

Eu acho muito bem, só que não é o estado a bancar nada, é quem trabalha.

Esse números permitem confirmar que de momento apenas cerca de 2,6 milhões de pessoas estão efectivamente a trabalhar sem apoios, o que significa que uma única pessoa tem de trabalhar para sustentar quatro pessoas, ou seja, para si e mais três. Isto é uma brutalidade.

E depois olhando para a as contas públicas, vemos bem o embate (económico) que não foi preparado. Além de cada trabalhador ter de momento este fardo e dificuldades, os 5 milhões de trabalhadores têm ainda uma dívida pública de mais de 50.000 euros a cada um para pagarem. E vai aumentar...

Isso já acontecia antes do covid..

Tens 10M de habitantes, mas só 5M é que trabalha e desses 5M poucos mais de metade paga impostos (IRS!!!)... portanto essa história de 1 trabalhado a sustentar 4 já é antiga.[;)]

E depois ainda perguntam porque raio não temos os cofres cheios...

Isso já acontecia antes do covid..

Tens 10M de habitantes, mas só 5M é que trabalha e desses 5M poucos mais de metade paga impostos (IRS!!!)... portanto essa história de 1 trabalhado a sustentar 4 já é antiga.[;)]

E depois ainda perguntam porque raio não temos os cofres cheios...
Antes um era para dois. Agora um está para quatro.

Qualquer trabalho é criador de riqueza e é isso que permite sacar impostos, directos e indirectos.

Quem ganha 600 euros por mês pode não pagar IRS por estar isento, mas essa pessoa pega nesses 600 euros e vai ao supermercado e arrota 100 euros só em IVA.
Portanto não é justo dizer-se que é 1 a sustentar 4. E depois nem sequer são justos na equidade, pois nesses 10 milhões de pessoas entram crianças. Ou querem que voltemos ao tempo do trabalho infantil, para pudermos voltar a ter 4 a sustentar 4 ?

Antes um era para dois. Agora um está para quatro.

Qualquer trabalho é criador de riqueza e é isso que permite sacar impostos, directos e indirectos.

Estás a querer passar a imagem que 1/4 dos trabalhadores está a sustentar os restantes, mas isso é simplesmente falso.
O correto é dizer que 1/4 dos trabalhadores não está a sobrecarregar o estado.

Quem ganha 600 euros por mês pode não pagar IRS por estar isento, mas essa pessoa pega nesses 600 euros e vai ao supermercado e arrota 100 euros só em IVA.
Portanto não é justo dizer-se que é 1 a sustentar 4. E depois nem sequer são justos na equidade, pois nesses 10 milhões de pessoas entram crianças. Ou querem que voltemos ao tempo do trabalho infantil, para pudermos voltar a ter 4 a sustentar 4 ?

E esses 600 euros gastos no supermercado vieram do trabalho de quem?

A última observação não tem lógica. Dependentes existirão sempre. A questão é que estamos a verificar em pouco tempo a aumentarem em 3x mais. Por cada trabalhar de uma "criança" passou a sustentar três "crianças", para além de si próprio.

E a acrescentar a dívida pública de 50.000 mil euros por trabalhador, à nova dívida que terá de ter contraída, porque os cofres estão vazios, o futuro será muito negro...

Estás a querer passar a imagem que 1/4 dos trabalhadores está a sustentar os restantes, mas isso é simplesmente falso.

Sem esses trabalhadores, o estado vale quase zero.

Onde pensas que o estado vai buscar o dinheiro que precisa? Às crianças, idosos, desempregados e pessoal em lay off?

Sem esses trabalhadores, o estado vale quase zero.

Onde pensas que o estado vai buscar o dinheiro que precisa? Às crianças, idosos, desempregados e pessoal em lay off?

Não me digas que é a ti?

Por agora vai aos mercados, quando for para pagar vai buscar a todos.

Mas tenho fé que a UE acabe por ceder aos coronabonds ou a algo do género, e a dívida acabe por cair em saco roto com o passar dos anos...

Esta crise veio mostra-me a quantidade enorme de pessoas que trabalha sem contrato, ou seja, em trabalhos pagos à hora ou ao dia. Malta que não tem outro remédio se não ir trabalhar porque não tem qualquer possibilidade de amparo, protecção laboral ou poupança.

Fico é também a pensar no bom que seria estas mesmas pessoas descontarem para a SS ou IRS todos os meses.

Afinal, não estamos assim tão longe da tão desejada regulação liberal do mercado de trabalho como alguns desejam...

Não me digas que é a ti?

Mas tenho fé que a UE acabe por ceder aos coronabonds ou a algo do género, e a dívida acabe por cair em saco roto com o passar dos anos...
Buscar a todos, quem? Aos idosos e desempregados?

Quanto à dívida, ela tem de ser paga. Sejam ou não corona bonds, estamos sempre a falar de dívida e sempre para pagar.

Esta crise veio mostra-me a quantidade enorme de pessoas que trabalha sem contrato, ou seja, em trabalhos pagos à hora ou ao dia. Malta que não tem outro remédio se não ir trabalhar porque não tem qualquer possibilidade de amparo, protecção laboral ou poupança.

Esse tipo de "trabalhos" existem porque existe procura. O que não falta é malta que além de trabalhar no escuro ainda recebe apoios sociais diretos (RSI, abonos, etc..).

Mas é também culpa dos Governos que esse tipo de "incentivo" persista. Em Portugal continuam a promover o modelo de "miséria" que atrai muitos milhares para esses esquemas.

É que além dos apoios diretos à miséria (subsídios) também há imensos apoios indiretos, entre eles habitação social a preços absurdos (não faltam rendas abaixo dos 20€ mensais), isenções as rodos, tarifas sociais para tudo e mais alguma coisa.

Como a fiscalização desses aproveitamentos é nula ou quase (fiz uma denúncia do género há cerca de 3 meses e ainda nem obtive resposta), esse tipo de esquemas vão continuar a existir.

Fico é também a pensar no bom que seria estas mesmas pessoas descontarem para a SS ou IRS todos os meses.

Afinal, não estamos assim tão longe da tão desejada regulação liberal do mercado de trabalho como alguns desejam...
Isso e ajudas de custo a serem cortadas logo no primeiro dia de estado de emergência.

Se calhar vão todos passar a descontar mais daqui para a frente e a evitar receber por debaixo da mesa ...

Atenção DeCeI, que se te referes aos 175.000 independentes, estes descontam para a SS e pagam IRS

Não me digas que é a ti?

Ou seja; que o Holandes, o Alemão, o Sueco, e o Filandes acabe a pagar a nossa factura [:p]

Voltar
Superior