A Crise Económica da Década de 20

Como é que não choca que no século XXI mais de 70% dos empregos criados em Portugal, em plena expansão económica global sejam inferiores a 900 euros brutos?
Isto é miserável, deveria ser uma vergonha nacional e pelos vistos todos fecham os olhos como se fosse algo normal.
Não é nem pode ser normal, com a crise que aí vem é sem a válvula de escape da emigração a futuro vai ser de miséria para uma grande fatia da

população.
334e2b20aaa936ea8c8e86cda0a7d3ab.jpg

O sofrivel é a bitola da maioria dos portugueses, e estão a passá-la para as futuras gerações.

"já não é mau de todo"... "antes isto que nada"

É como nas notas escolares...

Percebi logo que cheguei ao UK das potencialidades que este pais oferece, isto apesar dos 3 primeiros anos terem sido muito dificeis... Nunca me passou pela cabeça regressar a pt independentemente de estar em crise ou não.
As minhas filhas, hije na casa dos 20's, também já se aperceberam da gritante falte de oportunidades em PT, e depois de muitos anos de contestação (idade da inocência...) hoje agradeçem o facto de como pais lhes termos proporcionado esta oportunidade.

Em termos politicos tb já deu para perceber que no UK existe muita incompetência, prova disso o brexit e a forma com que lidaram com a pandemia.
A vantagem está no facto de ser um pais muito forte económicamente, e com nível de corrupção muito baixo.

Mas dou-te razão quando dizes que não se pode dissociar economia da politica, é impossivél ter uma ecónomia forte sem politicas que a impulssionem. Os ingleses são históricamente mestres nesta matéria. Uns verdadeiros diplomatas...

Partilho mais ou menos a mesma história e opiniao, apesar de que pelo menos para mim e na minha maneira de ver o mais complicado foi o primeiro ano, mas já lá vai muito tempo e hoje temos tendencia a esquecer aquilo que se passou.
As minhas filhas também já com idades próximas das tuas, percebem perfeitamente que voltar para Portugal nao é para elas, pode ser que venham a mudar de opiniao no futuro, mas para já, é complicado sequer de as levar de férias lol

Acho que será o PS, o PCP e o BE.

Eu acredito que uma sociedade ideal será aquela em que andaremos todos atrás de um arado a lavrar a reforma agrária necessária para expropriar os latifundiários.

Creio que a resposta tenha sido em tom de ironia, pelo que eu também nao disse que seria o PS, PCP ou o BE a mudar o país, se reparares até disse logo de seguida que todos fariam o mesmo.

Como deves de perceber nao tenho ideologia/cor politica, pelo que acho um pouco desnecessário e que pouco acrescentou o teu comentário.

Se nao estavas a ser irónico, entao desculpa e boa sorte.

Como é que não choca que no século XXI mais de 70% dos empregos criados em Portugal, em plena expansão económica global sejam inferiores a 900 euros brutos?
Isto é miserável, deveria ser uma vergonha nacional e pelos vistos todos fecham os olhos como se fosse algo normal.
Não é nem pode ser normal, com a crise que aí vem é sem a válvula de escape da emigração a futuro vai ser de miséria para uma grande fatia da população.
334e2b20aaa936ea8c8e86cda0a7d3ab.jpg

Nao foi há dias que diziam que o salário médio em Portugal era 1300 e qualquer coisa? Nao bate certo.

Creio que a resposta tenha sido em tom de ironia, pelo que eu também nao disse que seria o PS, PCP ou o BE a mudar o país, se reparares até disse logo de seguida que todos fariam o mesmo.

Como deves de perceber nao tenho ideologia/cor politica, pelo que acho um pouco desnecessário e que pouco acrescentou o teu comentário.

Se nao estavas a ser irónico, entao desculpa e boa sorte.

Claro que foi em tom irónico. [;)]

Se reparares a maioria dos meus posts têm um smile de ironia. Gosto de dizer coisas sérias a brincar, principalmente por aqui

Nao foi há dias que diziam que o salário médio em Portugal era 1300 e qualquer coisa? Nao bate certo.

Depende...
A infografia é salário LÍQUIDO mensal.

Enquanto continuarem a fazer este tipo de análises com salários líquidos e/ou mensais, nunca haverá compreensão do problema.
Os salários têm de ser analisados em BRUTO e em termos ANUAIS.
Senão nunca se sabe se incluem 14 meses ou não, nem os valores brutos (nem todos recebem o mesmo líquido para o mesmo bruto).

Depende...

Enquanto continuarem a fazer este tipo de análises com salários líquidos e/ou mensais, nunca haverá compreensão do problema.
Senão nunca se sabe se incluem 14 meses ou não, nem os valores brutos (nem todos recebem o mesmo líquido para o mesmo bruto).

Estou contigo. Em Portugal e' sempre uma lotaria quando vejo estas coisas. Sao 12 meses? 14? Inclui subsidios de refeicao? Isencao de horario de trabalho? Viagens virtuais feitas a Braganca todas as semanas? [:D]

Depende...

Ainda há essa questão. Para além dos salários "aldrabados" com ajudas de custo e km's que muitos recebem...como salário.

São coisa diferentes, esta tabela é distribuição salarial dos novos empregos gerados desde 2015.
Pode-se andar a discutir migalhas se são 12 ou 14meses ou se tem ou não subsídio de alimentação.
O cerne da questão é que os salários são muito baixos em Portugal e estão estagnados há 20 anos devido ao simples facto Portugal não cresce ao longo deste período de tempo.
Actualmente já somos dos países da EU com salários mais baixos, acompanho há vários anos este factor para custos de produção e a realidade é que abaixo de nós no custo laboral apenas temos Bulgária e Roménia.

São coisa diferentes, esta tabela é distribuição salarial dos novos empregos gerados desde 2015.
Pode-se andar a discutir migalhas se são 12 ou 14meses ou se tem ou não subsídio de alimentação.
O cerne da questão é que os salários são muito baixos em Portugal e estão estagnados há 20 anos devido ao simples facto Portugal não cresce ao longo deste período de tempo.
Actualmente já somos dos países da EU com salários mais baixos, acompanho há vários anos este factor para custos de produção e a realidade é que abaixo de nós no custo laboral apenas temos Bulgária e Roménia.

Masturbação psicológica, é o passatempo preferido de alguns! [:D][:)]

Aconchega-lhes o ego!

Fui!!!

Isso não era um snapshot do mês de Junho com subsidio de férias?

Um exercício engraçado é pegarem no vosso salário e coloca-lo numa calculadora de salário liquido em Espanha (pesquisem por "calculadora de sueldo neto" - um dos simuladores está no ElPais).
A minha conclusão é que os salários em Portugal são baixos pela mesma razão que os combustíveis em Portugal são mais caros que em Espanha: pagamos demasiados impostos.

Pronto, eu substituo os "biliões" por mil milhões (milhares de milhões). Podemos ficar pelos 7,8 mil milhões, e assim já chega para todos? [;)]

É que se a vacina vier a funcionar como a da gripe, lá teremos que fazer a coisa todos os anos

Sim, só para finalizar a conversa, não é que os gigantes asiáticos não contem, embora por pessoa não seja assim um poder de compra tão grande, mas muitos dos contratos para compra de vacinas já estão feitos,(EUA, EU, UK, Brasil...) mais ou menos já se sabe onde vai ser produzido (afinal uma fabrica de vacinas não cai do ceu) e as prioridades de distribuição. Onde claramente os USA/EU/UK vão estar na linha da frente. Existe alguma incerteza em relação a movimentações nacionalistas que podem afetar as cadeias de distribuição e alterar as coisas. E sim, tenho uma visão simplista, de propósito, é um assunto complexo e apenas quero ter a "big picture" para ir acumulando stock de acções das empresas (espero eu) certas e a nivel pessoal poder tomar decisões sem ter surpresas sanitárias/economicas.
Aliás o próprio Bill Gates prevê que o problema fique resolvido em 2021 nos paises desenvolvidos e 2022 nos restantes.

Estou contigo. Em Portugal e' sempre uma lotaria quando vejo estas coisas. Sao 12 meses? 14? Inclui subsidios de refeicao? Isencao de horario de trabalho? Viagens virtuais feitas a Braganca todas as semanas? [:D]

Quando este tipo de coisas está num jornal “normal” já é mau... agora em jornais que se dizem de economia (como o Dinheiro Vivo) é de bradar aos céus... dá para perceber que não devem perceber nada do assunto.

O indicador de vencimento mensal líquido é relevante para avaliar das condições económicas em que as famílias vivem.

Mas para este tipo de análise, os valores têm de ser brutos anuais, pelo menos.
O ideal seria conjugar várias séries de indicadores, para perceber que parte dos vencimentos pagam segurança social (e o impacto nas empresas).

Jornaleiros a brincar aos jornalistas...

Depende...

Sim verdade, os salários tem de ser analisados como uma forma standard, pelo que na minha opiniao a forma correcta é fazer um total do bruto auferido por ano.

No entanto deverá ser feita a analise tanto do salário bruto como do salário liquido e também do custo total da empresa para empregar um funcionário com o salário em questao, isto porque como todos sabemos e especialmente em Portugal, muitos dos impostos sao disfarcados como taxas e atribuidos "á empresa" para parecer que o funcionário paga poucos impostos.

A média tem sempre os seus defeitos. Se eu comer 2 bolos e tu nenhum a média diz que ambos comemos bolo.

Pode ser por aí.

Todo o método de analise terá sempre as suas lacunas, pelo que sao necessários mais dados para acompanhar o resultado final para se conseguir ir aquela "extra mile".

Percebo o que dizes, no entanto no caso nao estamos a falar de uma situacao similar, até porque desempregados e nao assalariados nao sao contabilizados para esta média e há um valor minimo a ser auferido.

Há uma diferenca entre o custo laboral e aquilo que realmente o funcionário recebe como salário, seja bruto ou nao.

Lembra-te que em Portugal, o custo total nao é o saláio bruto do funcionário mas sim quase o dobro.

Isso não era um snapshot do mês de Junho com subsidio de férias?

Um exercício engraçado é pegarem no vosso salário e coloca-lo numa calculadora de salário liquido em Espanha (pesquisem por "calculadora de sueldo neto" - um dos simuladores está no ElPais).
A minha conclusão é que os salários em Portugal são baixos pela mesma razão que os combustíveis em Portugal são mais caros que em Espanha: pagamos demasiados impostos.

Precisamente é mesmo aí que queria chegar e a comparacao com Espanha é sem margem para dúvidas um dos melhores exemplos, no entanto se reparares a maioria das pessoas nao faz a mais pequena ideia de quanto é que efectivamente ganha, porque como sempre em Portugal gostamos muito de disfarcar as coisas para parecer uma coisa que na realidade nao o é.

Muitos como já vi algures por aqui (e nao só) até acham que os subsidios de alimentacao/férias e natal sao extras para os quais nao trabalharam e consideram isso como um bonus que nao existe em outros países.

Voltar
Superior