A Crise Económica da Década de 20

O trump nao meteu dinheiro no desenvolvimento
O trump meteu uma pre-ordem de compra de 100 milhões de vacinas por 1.95 bilioes caso a vacina se comprove eficaz, ou seja garantiu o mercado para a vacina.
Acho que a forma de gerir do Trump protegeu muito melhor o contribuinte.

A União Europeia fez em Agosto uma pré-encomenda de 300 milhões de vacinas à Astrazeneca/univ. Oxford. A parte que cabe a Portugal são 6,9 milhões. Se a vacina da Pfizer for eficaz é bom sinal, porque a vacina da Astrazeneca é semelhante. São ambas vacinas de RNA.

O trump meteu uma pre-ordem de compra de 100 milhões de vacinas por 1.95 bilioes caso a vacina se comprove eficaz, ou seja garantiu o mercado para a vacina.

Não vou perder grande tempo que isso mas esse projecto tem várias dimensões e inclui sim o pagamento de valores para financiar na fase de R&D.

O que tu chamas garantir mercado para uma vacina eu ponho a tónica em garantir o fornecimento para os EUA o que é substancialmente diferente. Se uma vacina se provar eficaz o que se pretende é que a mesma seja fornecida prioritariamente a certos Estados. Foi isso que foi feito nos EUa e na Europa por referência a diversos laboratórios.

Mas Pfizer não recorreu a qq financiamento estatal dos EUA e é isso que me refiro, portanto, as we speak o contributo do Governo dos EUA, no sentido de haver um pagamento/auxilio ou whatever foi 0 (zero), ao passo que o Governo Alemão financiou nos termos que já escrevi.

Última edição:

Qualquer vacina que se comprove eficaz tem automáticamente o mercado garantido, seja nos USA seja em qualquer parte do mundo.
Portanto o Trump tem zero mérito e escusa agora de vir reinvindicar os louros sobre algo onde não teve influência alguma.

Qualquer vacina que se comprove eficaz tem automáticamente o mercado garantido, seja nos USA seja em qualquer parte do mundo.
Portanto o Trump tem zero mérito e escusa agora de vir reinvindicar os louros sobre algo onde não teve influência alguma.

Como é óbvio.

As alavancas à actividade da economia na America não funciona assim, Mas o PMCT já respondeu

E achar/acreditar que um programa bastante extenso e complexo, designado de "operation warp speed" de luta contra a pandemia do século, se limita a uma mera operação retalho de pré-reserva de vacinas é um pouco :sh).

Última edição:
Parece que o Costa anunciou medidas de apoio à restauração. Temo que não chegue para evitar o fecho de muitas empresas, até porque a restauração vai ter um duplo problema. É raro o restaurante que fatura tudo o que vende, mas os apoios vão ser naturalmente “indexados” aos volume de faturação oficiais. Vamos ter muitos restaurantes que vendiam 100 mas só vão poder declarar 50 porque é só isso que entra nas finanças, e portanto aquilo a que tiverem direito vai ser metade do que realmente precisavam.

Parece que o Costa anunciou medidas de apoio à restauração. Temo que não chegue para evitar o fecho de muitas empresas, até porque a restauração vai ter um duplo problema. É raro o restaurante que fatura tudo o que vende, mas os apoios vão ser naturalmente “indexados” aos volume de faturação oficiais. Vamos ter muitos restaurantes que vendiam 100 mas só vão poder declarar 50 porque é só isso que entra nas finanças, e portanto aquilo a que tiverem direito vai ser metade do que realmente precisavam.

Foi logo a primeira coisa que me veio à mente durante a entrevista com o MST...
São esses e são todos os trabalhadores por conta própria que recebem a dinheiro e declaram apenas uma pequena parcela dos serviços que prestam... agora não têm onde se agarrar.

Sim claramente. Nos dias de hoje a maioria dos restaurantes de grande volume registam ou facturam a quase totalidade do que vendem. E estes normalmente organizados em pequenas, médias ou grandes cadeias de restaurantes, são o destino destas medidas.

Os pequenos negócios de familia, casal em que ela cozinha, ele serve às mesas ou têm alguem por "fora" a ajudá-los, pouco ou nada contarão para estas medidas, e como tal pouco ou nada receberão.

Esse vai ser o meu problema num dos dias, saber onde fazer as refeições. Sugeriram ali ao lado o macdonalds, mas não sei se estará mesmo aberto...

A verdade é que pelo que li não vi proibição nenhuma de para a restauração, mas apenas para a circulação. E existe excepção para deslocações comprovadamente inadiáveis. Ora se eu fizer encomenda de takeaway para o jantar, obviamente terei de me deslocar à hora de jantar buscar a comida, porque não dá para adiar...

Ao menos fechem logo tudo de uma vez e pronto. :sh)

A crise toca a todos, e é impossível a ajudar a todos, agrum restaurante ou uma pessoa que sempre declarou tudo e sempre fez os seus descontos é normal ser ajudada, aqueles que apenas facturam parcialmente é normal só terem ajuda parcial ao volume de facturação oficial,

por exemplo uma pessoa que só trabalhe por fora sem descontar nada, tudo o que entra é ganho, não ha impostos nem taxas e taxinhas e outras obrigações a pagar, claro que se de repente ficar sem trabalho é normal não ter direito ao subsídio de desemprego,

o critério terá de ser sempre o volume facturado, porque esse contribuiu no passado para o pagamento de impostos, o restante temos pena, quando ganharem por fora sem pagar impostos também lhes soube bem e nao quiserem pagar impostos

Esse vai ser o meu problema num dos dias, saber onde fazer as refeições. Sugeriram ali ao lado o macdonalds, mas não sei se estará mesmo aberto...

A verdade é que pelo que li não vi proibição nenhuma de para a restauração, mas apenas para a circulação. E existe excepção para deslocações comprovadamente inadiáveis. Ora se eu fizer encomenda de takeaway para o jantar, obviamente terei de me deslocar à hora de jantar buscar a comida, porque não dá para adiar...

Ao menos fechem logo tudo de uma vez e pronto. :sh)
Isto parece-me tão óbvio que enfim.
É uma republica das bananas onde quem deveria governar não o faz. Só medidas avulsas sem critério, sem sentido, sem equidade, uma aberração completa. Chegando ao cumulo dos hipers agora até abrirem às 6.30h da manhã, quando se anuncia um lock down para as pessoas ficarem em casa e não sairem. Ir às comrpas deveria ser uma excepção, uma emergência, não a regra para toda a gente sair (já não indo à parte económica onde estes mesmos hipers tiveram crescimentos na ordem dos 20/30% nas vendas... eles comem tudo, e não deixam nada)
Depois os números sobrem, pudera, quem é que tem vontade de respeitar seja o que for?

Uma coisa que nunca percebi foi o IVA a 13% na restauração do qual beneficiaram durante anos. Para além de tudo o que é receita sem fatura ainda vão levar agora com mais uma benesse.

A crise toca a todos, e é impossível a ajudar a todos, agrum restaurante ou uma pessoa que sempre declarou tudo e sempre fez os seus descontos é normal ser ajudada, aqueles que apenas facturam parcialmente é normal só terem ajuda parcial ao volume de facturação oficial,

por exemplo uma pessoa que só trabalhe por fora sem descontar nada, tudo o que entra é ganho, não ha impostos nem taxas e taxinhas e outras obrigações a pagar, claro que se de repente ficar sem trabalho é normal não ter direito ao subsídio de desemprego,

o critério terá de ser sempre o volume facturado, porque esse contribuiu no passado para o pagamento de impostos, o restante temos pena, quando ganharem por fora sem pagar impostos também lhes soube bem e nao quiserem pagar impostos

Disclaimer: Não estou no sector da Restauração, ponto!

Por isso estou à vontade para afirmar que devem evitar meter tudo no mesmo saco, por um lado, e por outro procurar conhecer melhor que ajudas já tiveram, ou irão ter os players deste sector antes de fazerem juizos de valor.

A esmagadora maioria da restauração no nosso país é uma actividade de subsistencia como é uma roulote de cachorros na feira, e esta gente na melhor das hipoteses consegue ter um ordenado mais chorudo, mas saindo-lhe do coiro com 12 ou 14 horas de trabalho. Qualquer canalizador carpinteiro ou ladrilhador ganha 4 vezes mais escondendo MUITO mais proveitos que um restanrante.

Esta gente não teve apoios, na primeira vaga como não terá nesta, mas pagam TSU e IRS, e entregam o IVA que facturam, não terão qualquer apoio na pack "incentivo à retoma" ou "incentivos extraordinários" pelo lay-off. (já agora esclareço-vos que destes apoios nem sequer há uma previsão de data para os entregar a quem os requereu)

Estarão carregados de razão, na sua manifestação de sábado.

Muitas empresas pequeninas assentes em serviços de turismo/lazer quer externo, quer interno, e que estão por isso na primeira linha das perdas numa situação de doença contagiosa.
Temos uma país de restaurantes, bares, cafés e pastelarias...

Isto é verdade numa 1ª fase, pois afeta de um modo quase automático. Mas não fica por aqui.
As fases seguintes vão afectar directamente o comércio geral, industria, transportes e por aí fora porque "não há consumo".
De uma maneira ou outra, vamos ser todos praticamente afectados por isto.
Sou da opinião que o próximo ano vai ser pior do que este. As consequências não sei... gostava de pensar positivo, mas se 2+2 são 4...

Voltar
Superior