A Crise Económica da Década de 20

q tragedia
quem ta mal foi quem abriu nos ultimos 2 anos atras da febre do turismo
ja ia tarde tambem
meteu-se mto dinheiro ao bolso a roubar turistas (restaurantes, alojamentos) e a fugir aos impostos e a pagar miserias
que se aguentem, muitos estao carregados de €€

Um pontinha de inveja...?

Podes partilhar a fonte sff? Curioso como foi medido isto e como se compara com Madrid ou Barcelona (provavelmente só tem capitais).

Verdade que há muito restaurante em Lisboa, mas porra, em Roma é em todas as esquinas, será que em Lisboa há 3x mais que Roma por 100k habitantes?

Caramba! Eu sabia que somos um país de restaurantes, cafés e pastelarias, mas não tinha noção que a diferença era tao grande!

Podes partilhar a fonte pff? Fiquei parvo ao ler isto... Qual dessas capitais mais se aproxima com Lisboa a nível demográfico? Dublin?

Aqui:
Number of restaurants per 100,000 population

Julgo que a fonte principal é da Zomato, mas tambem fiquei desconfiado dos numeros principalmente e relativamente a Itália

Muito interessante comparar com as capitais do norte europeu.
Normal e cultural diria eu, no norte da Europa ir comer fora é para fugir às sandes com sopa do dia a dia. Daí a minha surpresa com Roma e curiosidade com Madrid.

Acho esse número de Lisboa estranho, devem ter contado tudo o que é café, pastelaria, snack bar, roulote... etc e mesmo assim parece muito alto.

Última edição:
Os restaurantes até estavam caladinhos, a reajustar a nova realidade, com os despedimentos e encerramentos vistos com a natural necessidade de ajustar ao mercado... até que veio o governo mandar encerrar, como se fossem os restaurantes os principais responsáveis pela propagação da pandemia.
Acredito que muitos milhares de pessoas fiquem já sem subsídio de Natal..

Muitas outras empresas de outros sectores directamente ou indirectamente ligados a hotelaria vão tombar a seguir. Os restaurantes "alimentam" mesmo muita gente.

Normal e cultural diria eu, no norte da Europa ir comer fora é para fugir às sandes com sopa do dia a dia. Daí a minha surpresa com Roma e curiosidade com Madrid.

Acho esse número de Lisboa estranho, devem ter contado tudo o que é café, pastelaria, snack bar, roulote... etc e mesmo assim parece muito alto.

De ambos os lados da rua, a partir da porta da tua casa, quantos restaurantes, cafés, pastelarias há?

Se calhar é melhor reajustar o mercado.
Portugal não pode "viver" de tascos e alojamentos.
Não é sustentável, só veio enriquecer alguns, gerar maus empregos e inflação.

Também, mas por isso mesmo é que é interessante, as diferenças culturais expressas nesses números.

Pena os restaurantes não se lembrarem de passar facturas... Na esmagadora maioria dos casos. Usem essas reservas para momentos como agora.
Momentos como agora? Os restaurantes estão em défice desde o início da pandemia.

9 meses a aguentar.

Quantos portugueses têm poupanças para aguentarem 9 meses, quanto mais doze, ou mesmo mais se necessário?

Atendendo a que no tripadvisor tem 4500 restaurantes em Lisboa (para 500mil pessoas da cidade). Dá quase 1000 por casa 100mil.
Se juntar mais cafés que não estão no tripadvisor não devem andar longe os números.
Dublin tem 2000 no trip para 1,3milhões de pessoas.

(não sei se a área geográfica será a mesma nos 2 casos)

Se calhar é melhor reajustar o mercado.
Portugal não pode "viver" de tascos e alojamentos.
Não é sustentável, só veio enriquecer alguns, gerar maus empregos e inflação.

Pois, independentemente do número estar correcto ou não, parece por demais evidente que o número é efectivamente muito alto comparativamente a outras capitais europeias.
E se calhar o crescimento económico assente no turismo apesar de interessante não pode ser, como diziam os antigos, caso para o país "colocar todos os ovos na mesma cesta". Diversificação reduz o risco e isto aplica-se tanto aos investidores como à economia de um país.

Pode deixar de viver do turismo.
Para que tal aconteça é preciso uma grande crise.

O nosso país nunca vai deixar de viver do Turismo. Portugal sempre foi bastante dependente deste sector. Historicamente. E este é bastante cíclico. De um momento para o outro, está a "bombar" (quando a pandemia estiver controlada ou perto do fim, não tenho dúvidas nenhumas que tal acontecerá).. e a questão do novo aeroporto voltará a à baila de novo a médio prazo porque o Humberto Delgado começará a rebentar pelas costuras.. vão ver! O facto de ter ganho pela 4º vez consecutiva os óscares do Turismo ainda reforça mais essa convicção..

Agora, concordo totalmente em se diversificar a economia e não sermos tão dependentes de um sector só! Esta pandemia está a ser uma bela lição que reflecte isso mesmo..

Voltar
Superior