A Crise Económica da Década de 20

É verdade que somos um país de restaurantes e pastelarias, mas o problema é que toda a gente critica mas poucos são os que têm coragem de se chegar à frente e inovar no que quer que seja!
Fica tudo na retranca à espera que outros se cheguem à frente, depois se o modelo de negócio vingar vai tudo atrás apostar no mesmo ao ponto de esgotar o modelo por via do excesso de oferta.

O nosso país nunca vai deixar de viver do Turismo. Portugal sempre foi bastante dependente deste sector. Historicamente. E este é bastante cíclico. De um momento para o outro, está a "bombar" (quando a pandemia estiver controlada ou perto do fim, não tenho dúvidas nenhumas que tal acontecerá).. e a questão do novo aeroporto voltará a à baila de novo a médio prazo porque o Humberto Delgado começará a rebentar pelas costuras.. vão ver! O facto de ter ganho pela 4º vez consecutiva os óscares do Turismo ainda reforça mais essa convicção..

Agora, concordo totalmente em se diversificar a economia e não sermos tão dependentes de um sector só! Esta pandemia está a ser uma bela lição que reflecte isso mesmo..
Mas a crise faz bem, pode ser que baixem as casas, é preciso um reset. Uns vao abaixo e sobem outros.
É mesmo assim a vida e tem que ser.

Não percebeu a mensagem...

Tambem acho que não.

É verdade que somos um país de restaurantes e pastelarias, mas o problema é que toda a gente critica mas poucos são os que têm coragem de se chegar à frente e inovar no que quer que seja!
Fica tudo na retranca à espera que outros se cheguem à frente, depois se o modelo de negócio vingar vai tudo atrás apostar no mesmo ao ponto de esgotar o modelo por via do excesso de oferta.

Mas depois é de uma ignorancia atroz e tipica de quem não sabe como funciona, primeiro, um negócio e as suas obrigações e compromissos fiscais, e depois o controlo que a AT hoje tem sobre TODAS as actividades económicas

Herança do Paulo Macedo, de há 15 anos a esta parte a AT tem colocado Portugal no topo dos países onde há mais eficiência na recolha dos impostos, basta ler um pouco para constatar isto. A AT é o unico organismo desta espelunca que funciona (a maioria das vezes em desrespeito completo pelas boas practicas) e executa a sua missão.

"fugir aos impostos" é um slogan giro e os portugueses, a maioria invejosos, rasteirinhos e velhacos, adoram apontá-lo a qualquer entidade que ouse andar de Mercedes, ou de BMW ou trabalhar 14 horas por dia 7 dias por semana.

Na restauração é super facil fugir. Como nos negócios ambulantes, tip: so pagam 5% do total se tanto.
Serves 1000 almoços metes lá 50.
Grande parte dos criados recebe dinheiro em notas no fim do mes e nem contrato tem , nada.
Mas voces estão a falar de que mesmo?[:D]
São negócios de candonga, nao mto diferentes da venda de fruta na rua ( ja vi muitas vezes), é tudo lucro e metido ao bolso.

Abres um tasco, vendes uma costeleta de porco e uma vinhaça numa garrafa ( que custou 5 euros o garrafao) e no fim levas eur50, como vi a minha frente, é disto que precisamos? Pode ser, mas mesmo assim o estado nao ve quase nada e os criados coitados, sabe deus.

Tambem acho que não.

Mas depois é de uma ignorancia atroz e tipica de quem não sabe como funciona, primeiro, um negócio e as suas obrigações e compromissos fiscais, e depois o controlo que a AT hoje tem sobre TODAS as actividades económicas

Herança do Paulo Macedo, de há 15 anos a esta parte a AT tem colocado Portugal no topo dos países onde há mais eficiência na recolha dos impostos, basta ler um pouco para constatar isto. A AT é o unico organismo desta espelunca que funciona (a maioria das vezes em desrespeito completo pelas boas practicas) e executa a sua missão.

"fugir aos impostos" é um slogan giro e os portugueses, a maioria invejosos, rasteirinhos e velhacos, adoram apontá-lo a qualquer entidade que ouse andar de Mercedes, ou de BMW ou trabalhar 14 horas por dia 7 dias por semana.

A AT portuguesa tem hoje um dos sistemas mais evoluidos do mundo, e a figa ao fisco é sem dúvida cada vez mais difícil e menos amadora, mas claro existem sempre formas de dar a volta ao sistema, não se pode é exagerar demasiado para não dar nas vistas.

O próprio portal das finanças português na forma como concentra toda a informação de um número fiscal é impressionante, dá 20 a zero ao inglês por exemplo, que tem a informação dispersa em diferentes organismos sem trocq de informação entre si, facilitando desta forma a fraude fiscal.

Na restauração é super facil fugir. Como nos negócios ambulantes, tip: so pagam 5% do total se tanto.
Grande parte dos criados recebe dinheiro em notas no fim do mes e nem contrato tem , nada.
São negócios de candonga, nao mto diferentes da venda de fruta na rua ( ja vi muitas vezes), é tudo lucro e metido ao bolso.

Porque no te callas tu [:p]

Fala apenas do que conheces, porque ainda que haja uma pequena percentagem de restaurantes que esconde vendas, a maioria já não consegue esconder, e quando esconde é apanhada.

Tu e a maioria dos portigueses que escrevem posts iguais ao desse tweet, não sabem que as finanças têm métodos indiciários, inventários, cruzam dados com a SS, o ACT, e a partir daqui sabem que está em fraude. Claro que o gajo que factura 15 ou 20 refeições por dia, não tem empregados, compra no mercado local as materias-primas, e paga a SS dele e da mulher, e o IRS, não é o alvo da AT, mas estes não andam de BMW e MErcedes.

Tenham juizo e falem apenas do que sabem....

(...)

Exactamente. Um bom exemplo disso são as barbearias (Barbershops). Desde que a primeira abriu em 2014 (Figaros no Chiado), a partir daí começaram a surgir barbearias do mesmo género em tudo quanto é sítio, como cogumelos. Claro que iria chegar a um ponto de ruptura a determinado momento.. que a Pandemia, eventualmente, veio acelerar.

É isto...
Eu tenho 2 pastelarias/ restaurantes, mais de 20 funcionários. Não tenho Mercedes, tudo o que ganho aposto na expansão.

Ao contrário do que dizem, não se pode facturar o que se quer. Os inspectores da AT são inteligentes. Fazem médias da zona, comparam a facturação das várias empresas, fazem auditorias. Fazem visitas surpresa, contam as caixas e podem ficar horas a analisar o ambiente. Só arrisca quem quer...

Se alguém por aí quiser um Mercedes, posso ceder a minha quota na empresa...

Ui!!! Esta foi mortal

Acho que vais continuar dono dela [:D]

Eu não quero sair. Eu gosto daquilo. O melhor mesmo é o convívio com clientes e funcionários.

Apesar do momento continuamos no verde. Não espero despedir ninguém. Mas claro que se me obrigam a fechar fico de mãos e pés atados.

Agora é mesmo inveja, já não é só uma pontinha...

A Crise Económica da Década de 20 – Covid 19

A Crise Económica da Década de 20 – Covid 19

E por isso que eu ja nao ando nem de mercedes nem de bmw
Ao menos de Porsche não desperta tanta inveja

Voltar
Superior