A Crise Económica da Década de 20

A propósito de PRR e futuro, vale a pena ler este artigo do JPC

Quanto custa um cérebro?

"A verdadeira crise que está à nossa frente reside no facto de mais de um terço dos cérebros que criamos saírem do país. Vou repetir o número porque vale a pena: um terço. De acordo com os dados da Pordata, hoje emigram de forma permanente cerca de 29 mil pessoas e nascem 87 mil. Um professor primário que olhe para uma sala de 30 alunos, pode logo dizer que 10 daqueles alunos vão sair para o estrangeiro de forma permanente assim que o seu cérebro estiver formado. Mas para mim, que tenho 16 alunos de mestrado da área de Física – cérebros, estes, brilhantes –, em média, cinco deles vão emigrar de forma permanente depois de todos nós investirmos 15 ou 16 anos de educação."
(...)
O chamado “Recuperar Portugal, Construindo o Futuro – Plano de Recuperação e Resiliência”, é uma admirável oração à senhora da asneira. Tem a particularidade de responder de forma enérgica a um conjunto alargado de problemas concretos que não temos. Não temos problemas de infraestruturas, não temos problemas de transformação digital, não temos problemas climáticos próprios. Temos problemas de educação decorrentes do facto de a educação secundária ser gerida por um sindicato, mas essa questão não se resolve com dinheiro, nem sequer é tomada como um problema no dito plano.

Não existe uma única medida direcionada ao maior e mais premente dos problemas que temos e para o qual não existe uma “linha estratégica” (seja lá o que isso for), que é o facto dos cérebros que criamos, o maior dos ativos de qualquer país, estarem a ser escoados para outros locais do mundo. Pelo contrário, temos linhas estratégicas para facilitar esse escoamento em infraestruturas e na criação de mais dívida pública, para que o custo do seu trabalho cá seja acrescido de uma carga para a qual não contribuiu.

[s)][s)][s)]

Que balde de água fria...boa sorte Portugal.

Com esses cérebros que estão de saída não me preocupo, fazem eles muito bem. Isto é mesmo para afundar.

Eu sou um desses cérebros. Se me tivessem oferecido oportunidades equivalentes em PT teria ficado. Assim não sendo, lamento mas tive de zelar pelos meus interesses pessoais.

O PRR deveria ir todo para pagar dívida pública de forma estutural e assim baixar a fatura que todos temos que pagar. Não consigo encontrar melhor e mais responsável forma de o aplicar. E seria ainda assim um gota de água, mas uma gota de água a menos. Infelizmente isto não interessa a ninguém, nem mesmo às instâncias europeias que cozinharam a bazuca.

Seria grande asneira..

A bazuka deve ser aproveitada para fazer bons investimentos que sustentem o desenvolvimento e criem riqueza, só assim consegues criar mecanismos que te garantam fontes de rendimento e contribuam para o aumento do teu income.

O artigo está muito claro, algo que já vem sendo debatido neste tópico.
Por este caminho so nos resta o que temos presenciado nos últimos 25 anos, estagnação, empobrecimento e dependência da caridade europeia.
Os próximos 25 anos não deverão ser melhores (pelo contrário) que os últimos, o impacto será brutal.

Cumprimentos

Eu sou um desses cérebros. Se me tivessem oferecido oportunidades equivalentes em PT teria ficado. Assim não sendo, lamento mas tive de zelar pelos meus interesses pessoais.

Eu já não tenho idade para isso, mas há anos que ando a formatar os meus filhos para irem trabalhar para um País a sério.

Seria grande asneira..

A bazuka deve ser aproveitada para fazer bons investimentos que sustentem o desenvolvimento e criem riqueza, só assim consegues criar mecanismos que te garantam fontes de rendimento e contribuam para o aumento do teu income.

O problema é que isso está previsto...para alguns e não para o país. Logo, o cristo tem razão, se é para queimar dinheiro ao menos que se alivie a dívida...

Tenho neste momento 30, quase a fazer 31, e tenho pena de não ter ido, tal como já disse várias vezes por aqui. A minha situação não é má, mas acredito que podia ser bem melhor!

Eu já não tenho idade para isso, mas há anos que ando a formatar os meus filhos para irem trabalhar para um País a sério.

Mais um por aqui....e os meus têm 10 e 13 anos....
O meu irmão já foi há 10 anos, primos e primas mais novos, mais de metade estão lá fora.

Olhem o que terão que sustentar os jovens que ficarem por cá

47dad4389418ada36eacc74db1d39952.jpg

Não são os "cérebros" que dificultam a vida, são os que cá estão. Até dá a entender que esses "cérebros" ao ficarem a coisa mudava muito [:D]

Somos um povo de jeitinhos, em certa parte retrogrado... mas acredito que vá mudar. Temos um país que tem tudo para viver tranquilamente (e até vivemos).

Há demasiados ladrões por cá, e não são apenas políticos.

Não são os "cérebros" que dificultam a vida, são os que cá estão. Até dá a entender que esses "cérebros" ao ficarem a coisa mudava muito [:D]

Somos um povo de jeitinhos, em certa parte retrogrado... mas acredito que vá mudar. Temos um país que tem tudo para viver tranquilamente (e até vivemos).

Há demasiados ladrões por cá, e não são apenas políticos.

Eh pá nao concordo nada com esta tua visão!

A maior riqueza de um país é a formação dos seus cidadãos, e quanto mais e melhor for, maior é o valor acrescentado da riqueza produzida

Os ladrões, a aceitação deles, o compadrio, os jeitinhos de que falas são típicos de países atrasados.Quantos mais "cérebros" existirem, menos Costas, Catarinas, Nunos Santos, Rios etc etc serão tolerados.

Porque achas que é nos paises nórdicos por exemplo que o PIB per capita é muito mais elevado que a média da tabela superior.

Elevada formação e especialização, são sinonimos de eficiência, e elevada performance, entre outros geradores de valor

Como é óbvio são os cérebros que levam o barco a bom porto. Ter uma dúzia de marinheiros a remarem não os leva ao destino se não tiverem um bom capitão. E cada vez há mais marinheiros e menos capitães...

A propósito de cérebros, bom porto, e politicas europeias

Ontem estava a ver na Odisseia um programa que costumo ver e o tema era sobre a Amazon: "O mundo segundo a Amazon" assim se chama.

Fixem isto:

- 158 encomendas por segundo
- 300 milhoes de clientes
- 14 milhoes de encomendas diarias
- 250 armazens
- O maior retalhista USA em roupas
- 85000 pequenas empresas e 35000 pequenos produtores faliram por causa da Amazon
- Tem 50% do comercio online nos EUA
- A fortuna pessoal de Bezos é de 100 bilioes de dolares
- Tem, é, e controla o monopolio do e-commerce mundial
- Na india um mercado que cresce entre 30 e 50% ao ano, prepara-se para controlar um mercado de 100 bilioes, disputando-o à Flikpart e aos chineses da Ali-baba
- Entre 2014 e 2019, cinco anos, a Amazon multiplicou por cinco, o valor das suas acções em wall street.
- Emprega 566.000 pessoas e paga em cada Pais acima do mercado por função
- Na Web Cloud possui 120 centros de dados em todo o mundo que valem 12% da facturacao, mas 60% dos lucros!
- Em 2018 facturou 178 bilioes de Dolares
- Em 2017 a Amazon pagou 250 milhoes de Euros de Impostos à UE num conflito que durava desde 2004 por fuga aos impostos
- 20% da area total de Seatle é ocupada pela Amazon sede e outros servicos

E depois pensem que nada disto é europeu, a amazon, o facebook, a google o twitter, o ebay, o spotify, o tidal, o youtube, a apple a microsoft, o windows, o IOS o OS o android, a tesla, etc etc nasceram toda nos USA, e as que não, ou são chinesas, ou asiáticas...

Kaput!!! velha europa....

Voltar
Superior