A Crise Económica da Década de 20

Penso que haverá outra subida das taxas de juro este mês. Mas será a última. Mas vamos ter um crash no mercado de acções.

Já houve o crash várias tecnológicas gigantes dos EUA tiveram a perder entre 50%​​​​​ e 80%
Agora muita gente não aproveitou e acha que o mercado vai esperar por eles....

Por cá em Portugal não sei se há muito espaço para um crash com preços tão baixos das acções, psi 70% abaixo de 1997!!, ainda por cima preços de tudo a duplicar e triplicar e o psi sempre na mesma, se tivesse de apostar eventualmente vai é sair deste impasse e subir muito
​​​​​

https://www.reuters.com/world/china...a-sales-post-pandemic-surge-fades-2023-08-02/

​​​​​​"Global firms from consumer goods giant Unilever (ULVR.L) to automaker Nissan (7201.T) and machinery maker Caterpillar (CAT.N) have warned of slowing earnings in China as the world's second-largest economy loses its post-pandemic bounce.

A continued rebound has been limited to a handful of sectors such as dining and luxury goods, driving double-digit China sales growth for the likes of Starbucks (SBUX.O), LVMH (LVMH.PA) and Hugo Boss (BOSSn.DE).

​​​​But even those bellwethers have stopped short of raising their China outlook, wary of lacklustre economic data, while consumer goods firms such as Procter & Gamble (PG.N), L'Oreal (OREP.PA) and Coca-Cola (KO.N) have taken a cautious stance.

"What we're seeing is a very cautious consumer in China, a declining property market and reduced export demand," Unilever finance chief Graeme Pitkethly told an April-June earnings call last week."

https://www.reuters.com/markets/us/global-markets-view-usa-2023-08-02/

Na linha do que já venho dizendo em vários posts (inclusive em outros tópicos):

"A May report by Moody's Analytics - a unit of rating agency Moody's Investors Service, which still has an "Aaa" rating for the U.S. government - said a downgrade of Treasury debt would set off a cascade of credit implications and downgrades on the debt of many other institutions.

There have been warnings from rating agencies, economists, politicians and strategists that the U.S. government spending relative to tax collections isn't sustainable. Fitch says it expects the U.S. general government deficit to rise to 6.3% of GDP this year, from 3.7% in 2022."

(negrito da minha autoria)

Última edição:
É de realçar o salto no valor que é detido pelo UK (Janeiro 2018 vs Março 2023), quase 500 mil M USD de subida; enquanto a China diminuiu aproximadamente 200 mil M USD.

É de realçar o salto no valor que é detido pelo UK (Janeiro 2018 vs Março 2023), quase 500 mil M USD de subida; enquanto a China diminuiu aproximadamente 200 mil M USD.

Eu acho que não é do interesse dos USA terem tanta dívida nas mãos da China. Nem dos USA nem de ninguém.

Não sei se finalmente estamos a abrir os olhinhos para as relações comerciais com países que não são livres nem democráticos.

Basta colocarem uma pequena parte disso no mercado para o USD dar um trambolhão, por exemplo.

Mas isso significa automaticamente que o RMB valorizaria, provocando um tombo no comércio chinês e um incentivo para aumentar ainda mais a dívida interna da China, que está a passar uma fase muito complicada. A dívida dos USA é a mais apetecível do mundo. Se, por absurdo, a China se lembrasse de fazer dumping da dívida toda que detém, haveria procura imediata para a mesma. Os efeitos nas taxa de câmbios e de juros seriam relativamente contidos e sobretudo temporários. Nota que a China não detém mais que 3 ou 4% da dívida toda dos EUA.
Além disso seria totalmente contra os interesses da China. A partir do momento em que um país se encharca em dívida de outro, o primeiro passa a ser o principal interessado em que não haja problemas, como é evidente. Ninguém empresta dinheiro a alguém e depois fica a torcer para esse alguém ter problemas, porque isso significa que não vai receber o que emprestou. A dívida soberana detida pela China é um fator que contribui decisivamente para garantir que nenhum do dois dá um passo em falso. Contribui muito mas para os colar do que para os dividir.

Mas isso significa automaticamente que o RMB valorizaria, provocando um tombo no comércio chinês e um incentivo para aumentar ainda mais a dívida interna da China, que está a passar uma fase muito complicada. A dívida dos USA é a mais apetecível do mundo. Se, por absurdo, a China se lembrasse de fazer dumping da dívida toda que detém, haveria procura imediata para a mesma. Os efeitos nas taxa de câmbios e de juros seriam relativamente contidos e sobretudo temporários. Nota que a China não detém mais que 3 ou 4% da dívida toda dos EUA.
Além disso seria totalmente contra os interesses da China. A partir do momento em que um país se encharca em dívida de outro, o primeiro passa a ser o principal interessado em que não haja problemas, como é evidente. Ninguém empresta dinheiro a alguém e depois fica a torcer para esse alguém ter problemas, porque isso significa que não vai receber o que emprestou. A dívida soberana detida pela China é um fator que contribui decisivamente para garantir que nenhum do dois dá um passo em falso. Contribui muito mas para os colar do que para os dividir.

No grafico do link colocado pelo DMA a China aparece como o maior investidor em dívida publica dos EUA, não me ocorreu que fosse apenas 3 ou 4 por cento do total. Sendo assim também não me parece particularmente arriscado.

A China na realidade é uma economia centralmente controlada, como eu acho que todos os agentes económicos têm comportamentos racionais a China não é excepção. A diferença é que a estratégia é integrada, o que eu quero dizer é que eu acho que a China não teria problemas em fazer o dumping da dívida se tiverem a percepção que podem ganhar mais de outra forma, ou para atingir determinado objetivo comercial ou outro.

No grafico do link colocado pelo DMA a China aparece como o maior investidor em dívida publica dos EUA, não me ocorreu que fosse apenas 3 ou 4 por cento do total. Sendo assim também não me parece particularmente arriscado.

A China na realidade é uma economia centralmente controlada, como eu acho que todos os agentes económicos têm comportamentos racionais a China não é excepção. A diferença é que a estratégia é integrada, o que eu quero dizer é que eu acho que a China não teria problemas em fazer o dumping da dívida se tiverem a percepção que podem ganhar mais de outra forma, ou para atingir determinado objetivo comercial ou outro.

Não vi o gráfico. Provavelmente era só sobre a dívida externa. A esmagadora maioria da dívida dos EUA é doméstica.

(nota: vou usar bn = 10^9)

Two, tudo é relativo (e não digo isto como um reparo ao teu post, é apenas informativo).

Neste momento os USA devem ter mais de 32 mil bn de dívida. Assim de cabeça, acho que a FED está com mais de 6 mil bn de "obrigações" USA no balanço. E depois há inúmeros fundos que têm obrigações dos USA nas suas carteiras (não faço ideia do valor, mas deve ser astronómico).

Em relação a essa posição chinesa, há duas hipóteses, que até podem acontecer em simultâneo.

Realmente pode haver interesse em reduzir a posição alocada a obrigações USA. Mas pode haver outro fenómeno: eu não sei como é feito o cálculo das posições que estão naquela infografia. São posições do Banco Central Chinês? Do Banco Central + Fundo Soberano (que nem sei se existe)?

Mas para simplificar vamos imaginar que as posições são do BC. Em 2013 compraram Bonds USA 30y (ou outra maturidade longa qq, desde que maior que 10y). Em 2018 o valor em mercado secundário quase de certeza que era maior que em 2013 (estou a falar de cabeça). Mas o valor dessa mesma obrigação - em mercado secundário - terá caído (e não foi pouco) de 2018 para 2023.
Logo se o cálculo é feito com o valor da carteira em mercado secundário, é normal que haja oscilações ... por outras palavras: pode haver uma contração no valor que tens em carteira, mesmo que não tenhas vendido nada (QT).

Para visualizar mais facilmente o eu quero dizer, basta ver um fundo ou ETF com obrigações de maturidade longa. Houve uma valorização muito forte nos últimos anos (na fase do QE + BC com taxas negativas) e uma inversão completa nos últimos meses.

Última edição:
Isto vai sair tão caro ao País e aos Portugueses. E este número é apenas até 2019, quando sabemos que de 2019 até 2022 a sangria teve rácios record.

O efeito disto vai sentir-se dentro de 10/15 anos

image.png

Voltar
Superior