A Crise Económica da Década de 20

Ora nem de propósito:

INE confirma estimativa. Economia cresce 2,4% no terceiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,4 por cento no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,8 em cadeia, impulsionada pela procura interna, confirmou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística.

https://www.rtp.pt/noticias/economi...omia-cresce-24-no-terceiro-trimestre_n1701256

A subida dos salários, a alteração das tabelas de retenção e o bónus atribuído estimulou o consumo.

Subir salários é mau.

A nossa economia está num bom momento.

Basta que o nosso maior parceiro económico, que é Espanha, tb esteja bem, o que representa um belo tail wind.

E o consumo interno está numa boa fase tb. Basta andar nas lojas nesta BF. Eu fugi tanto quanto pude.[:D]

A nossa economia está num bom momento.

Basta que o nosso maior parceiro económico, que é Espanha, tb esteja bem, o que representa um belo tail wind.

E o consumo interno está numa boa fase tb. Basta andar nas lojas nesta BF. Eu fugi tanto quanto pude.[:D]

Com todos os problemas, Portugal está numa boa situação actualmente.

Ainda vou passando algum tempo na europa central e não tem nada a ver com Portugal. Alemanha é só noticias de despedimentos, restruturações, aumento de impostos, aumentos dos custos de saude, aumentos das reformas(que os jovens pagam), nunca existe boas noticias, faz lembrar o tempo de troika em Portugal. E dá para notar as pessoas com um ar mais pesado, não existe muito positivismo quando é só noticias negativas e aumentos de custo.

Portugal neste momento é muito mais positivo, existe trabalho (pode não pagar bem mas existe), existe boas noticias do governo, existe investimento, já vão aparecendo noticias negativas da industria, mas em geral as pessoal estão animadas.

Ora nem de propósito:

INE confirma estimativa. Economia cresce 2,4% no terceiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,4 por cento no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,8 em cadeia, impulsionada pela procura interna, confirmou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística.

https://www.rtp.pt/noticias/economi...omia-cresce-24-no-terceiro-trimestre_n1701256

A subida dos salários, a alteração das tabelas de retenção e o bónus atribuído estimulou o consumo.

Subir salários é mau.

Subir salários é bom.
O nosso governo podia decretar o aumento do SMN para 10.000€ por mês. Ao inicio podia ser uma coisa boa... tipo 1 mês.

Subir salários é bom.
O nosso governo podia decretar o aumento do SMN para 10.000€ por mês. Ao inicio podia ser uma coisa boa... tipo 1 mês.

Ya, ya, retórica, retórica, retórica.

Deixa-me explicar algo de forma clara e simples, para ver se compreendes e para que possamos sair desse ciclo de banalizações da tua argumentação.

Na empresa onde trabalho existe uma prática que, a meu ver, deveria ser o padrão em Portugal, pagar salários verdadeiramente dignos. E posso dar-te dois exemplos concretos, dois colegas cuja trajetória ilustra o que é possível fazer quando o trabalho é valorizado.

Um é alemão, o outro holandês. O alemão está na empresa há mais tempo, o holandês entrou sensivelmente na mesma altura que eu.

Ambos, graças às remunerações praticadas, conseguiram ao longo dos anos poupar entre 60% e 70% do salário e investir de forma consistente.

Hoje, o colega alemão aufere cerca de 60 mil euros mensais em rendimentos de investimento. Tem uma casa de férias em Portugal, outra na Alemanha e continua a trabalhar porque quer, não porque precisa.

O holandês segue um percurso semelhante, recebe cerca de 40 mil euros por mês em rendimentos, possui duas casas em Portugal, vive numa casa de renda na Holanda e tal como o outro, continua a trabalhar.

Ambos reinvestem o que ganham e já acumulam, em conjunto, uma riqueza superior a 19 milhões de euros, capital que também utilizam para financiar outras empresas.

Agora diz-me tu, quantos trabalhadores em Portugal têm sequer a possibilidade de aspirar a algo remotamente semelhante?

Percebes o estou a dizer? A pobreza não persiste por incapacidade de alimentar os pobres, persiste porque nada é suficiente para saciar a voracidade dos ricos.​

Última edição:
Screenshot-20251117-062653-Instagram.jpg

O último é também um Português.

A Suécia e a Alemanha não têm imposto sobre o património. A Holanda tem apenas sobre alguns e nada que se pareca sobre 49,5%. [:)]

https://pt.euronews.com/business/20...europa-quem-os-cobra-e-quanto-e-que-arrecadam

Oi, estás à dizer que os suecos e os alemães gostam de se queixar sem razão?

É que sempre que lá vou esse é um assunto por comparação com Portugal, eles acham que a classe mais alta paga menos imposto em Portugal.

Além disso, peguei impostos durante muitos anos na Alemanha e vou voltar a pagar no início do próximo ano, sei perfeitamente como funciona.

[:)]

Na empresa onde trabalho existe uma prática que, a meu ver, deveria ser o padrão em Portugal, pagar salários verdadeiramente dignos. E posso dar-te dois exemplos concretos, dois colegas cuja trajetória ilustra o que é possível fazer quando o trabalho é valorizado.

Amigo: tu és FP.
Não estejas sempre com essa fantasia de que trabalhas numa empresa.

Não. Tu trabalhas para o estado.

Não me digas que pagas sobre o património na Alemanha e não em Portugal.

Very clever.

Quando alguém faz activismo com a conta desde os primeiros posts, pelo menos metia dados e links de cada país.

Mas o objectivo nunca foi esse.

A imagem de cima deve ser sobre as taxas máximas de IRS de cada país, visto que não existem impostos sobre milionários[:D]

Quanto muito sobre património específico ou não e existem sempre loopholes que uns podem usar e outros não.

E ao contrário do que tu dizes, que infelizmente é muito normal, a taxa máxima de IRS em Portugal é maior que esses 3 países que colocaste em cima, porque o da Suécia é actualmente de 52,3%.

https://taxfoundation.org/data/all/eu/top-personal-income-tax-rates-europe/

Eu nem sei para que se dão ao trabalho de comentar.
O formador e os amigos dele são os maiores... pelo menos lá na casa deles devem ser de certeza.

Com todos os problemas, Portugal está numa boa situação actualmente.

Ainda vou passando algum tempo na europa central e não tem nada a ver com Portugal. Alemanha é só noticias de despedimentos, restruturações, aumento de impostos, aumentos dos custos de saude, aumentos das reformas(que os jovens pagam), nunca existe boas noticias, faz lembrar o tempo de troika em Portugal. E dá para notar as pessoas com um ar mais pesado, não existe muito positivismo quando é só noticias negativas e aumentos de custo.

Portugal neste momento é muito mais positivo, existe trabalho (pode não pagar bem mas existe), existe boas noticias do governo, existe investimento, já vão aparecendo noticias negativas da industria, mas em geral as pessoal estão animadas.

Por isso que muita gente dizia que a "locomotiva" Alemã era um engodo que só funcionava com o gás barato russo.
Foi cortar isso e desmoronou tudo como um castelo de cartas...
​​​E olha que antes do Covid já era uma economia com poucos ATMs na rua, onde muita gente ainda pagava em cash em vez de cartão, poucas redes wiFi nos espaços públicos, etc etc....

Por isso que muita gente dizia que a "locomotiva" Alemã era um engodo que só funcionava com o gás barato russo.
Foi cortar isso e desmoronou tudo como um castelo de cartas...
​​​E olha que antes do Covid já era uma economia com poucos ATMs na rua, onde muita gente ainda pagava em cash em vez de cartão, poucas redes wiFi nos espaços públicos, etc etc....

A economia Alemã desmoronou-se e nem veio nas notícias...e não sei a que parte da Alemanha tens ido com essa dos ATMs e pagamentos a dinheiro, falta de wifi, etc.

Amigo: tu és FP.
Não estejas sempre com essa fantasia de que trabalhas numa empresa.

Não. Tu trabalhas para o estado.

Sim, eu sou funcionário do estado, a que as coisas chegaram.

Por exemplo, ultimamente tenho Estado assim:

IMG-20251112-WA000a.jpg

2025-01.jpg

2025-00.jpg

2025-02.jpg

IMG-20251112-WA0003.jpg

[/url]

20251111-175129.jpg

Não sei em que Estado, vou estar nos próximos meses, mas a avaliar pelo meu Estado atual, devo estar em qualquer Estado, para onde me pedirem para ir.

Para além de não responderes aos temas que tu próprio inicias (nada que não se estivesse à espera visto que é o padrão), agora estás na fase de spam...

Mas alguém impede um FP de viajar? [:D]

Não sei.

Eu estou fora do país cerca de 200 dias por ano, teria de ser diplomata ou então sou o Marcelo Rebelo de Sousa e não sabia [:D].

Quando trabalhava no Estado não ganhava para estar fora do país tantos dias, mal dava para fazer férias em Portugal [s)]. Agora, pelo que os meus antigos colegas da função publica me dizem, está ligeiramente melhor, mas estamos ainda muito longe da Europa civilizada :sh).

Só para teres uma ideia, na altura, eu ganhava uns 1000€ [:vm)], quando saí do Estado e comecei a falar com funcionário públicos europeus, que faziam o mesmo que eu tinha feito, com habilitações semelhantes, eles falavam em 3500€/4000€ :eek:.

Foi a minha melhor decisão, ter saído do Estado e do país, tenho muitos amigos desses tempos, mas se tivesse ficado, seria mais um tipo a pagar impostos para os governos darem aos amigos empresários e sem possibilidade de evolução profissional.

Centrando no tema do tópico, porque parece que há alguns caranguejos por aqui, contínuo sem perceber o modelo salarial em Portugal, parece que não se quer ter um país desenvolvido, moderno e europeu.

Voltar
Superior