A importância do peso face às prestações.

A importância do peso face às prestações.

• Não terá influência em nenhum dos parametros

Votes: 0 0.0%

• Total voters
    79

monicamelo

New member
No seguimento do tópico:

A importância do binário face à potência - um exemplo prático!
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=42088

Na parte final desse tópico gerou-se um debate que já estava a extrapolar um pouco o conceito original, razão pela qual decidi abrir este tópico.

Se repararem a discussão que se originou, foi que (em determinadas situações, eu já as explico) a massa (ou peso) de um carro não tem influência nas prestações e velocidade máxima.

De um lado estão os defensores desta teoria, aos quais eu quero prestar um reconhecimento ao whereagles, pois apesar da nossa divergência de pontos de vista, temos estado taco-a-taco a defender salutarmente os nossos ideais. [;)]

Então a questão é a seguinte:

Imaginem uma dada situação, um carro apenas com o condutor e a ter umas determinadas prestações e velocidade máxima.

Agora uma outra situação, esse mesmo carro (mesmo motor), mas carregado com passageiros e bagagem (mais 400 Kg).

Agora tem-se abstrair de subidas e descidas. Isso é óbvio que irá ter influência nos parâmetros de análise. Imaginem uma situação sempre em plano, o peso extra aplicado ao mesmo carro, terá influência, quer nas prestações, quer na velocidade máxima? E a nível de travagem, como se processará?

Quem tiver dúvidas, ou melhor, antes de dizerem algumas coisas que podem parecer óbvias, o melhor é consultar as últimas páginas do tópico citado. É que o que pode parecer óbvio, poderá não ser bem assim. [;)]

Isto dava era para fazer uma poll....

Sobre esta questão não tenho dúvidas.

O peso tem influência quer nas acelerações e travagens quer na velocidade máxima.

Clara que das três é a velocidade que menos se ressente.

Assim como é claro que o mesmo carro mesmo a descer anda mais com menos peso do que com mais, contrariamente ao que alguns dizem por aqui, que o peso "ajuda a embalar"

Creio que apenas tem influência na aceleração; de resto a velocidade máxima deve manter-se (demorando mais tempo a alcançá-la) e a distância de travagem também fica inalterada.

Se algum moderador / administrador puder incluir a opção:

- Terá influência sobre todos os parametros

Agradeço desde já, porque senão ninguém vai votar na opção correcta! [:D]

Foi sem querer. É que não contava fazer a poll. Só mesmo enquanto estava a abrir o tópico é que me lembrei de incluir uma poll.

De qualquer forma, aconselho a consultarem as últimas páginas do citado tópico, pois quem pensa de outra forma, apresentou os argumentos de uma forma bastante válida. [;)]

Pus a aceleraçao poi nao ha a opçao de "tudo".

Escolhi a aceleraçao porque acho que e o mais notavel.

Os utiliatarios de ha uns anos com motores 1.0 e 1.1 com pouco mais de 60cv fazem dos 0 aos 100 o mesmo tempo que os gorduchos de 100cv de hj em dia. Isto é apenas um exemplo, devem haver muitos mais.

E tambem altaera a travagem, simplesmente nao se nota porque hoje os carros vem com sistemas muito melhores do que os do passado. Quanto mais peso estiver a X velocidade, mais sera preciso p o travar.

Olhem por exemplo as versões blindadas dos topo de gama das marcas de luxo, que põem a nu todas as desvantagens do elevado peso, e têm como termo de comparação as versões normais.

O peso influencia tudo...

Influencia a capacidade de aceleração ou retoma de velocidade, altera fortemente a capacidade de aderência, nomeadamente em curvas e claro, influencia fortemente a capacidade de travagem.

Por algum motivo que desde sempre se travou um combate contra o aumento de peso nos automóveis...

Influencia tudo, sim ... mas em proporções bem diferentes.

Na aceleração/retomas é praticamente proporcional.
Na Velocidade máxima são cagesimos a menos.
Na travagem, dentro dos limites do sistema de travagem, quase nenhuma.

Distância de travagem inalterada com maior peso?
Só quem não percebe de fisica... [:p]

Será? [;)]

F(travagem) = m*a

Como a força de travagem é uma força de atrito, então F(travagem) = Rn*[FONT=&quot]μ,
em que: - Rn é a reacção do solo ao peso do carro, portanto Rn = m*g
- [/FONT][FONT=&quot]μ é o coeficiente de atrito

Logo: [/FONT]F(travagem) = m*a <=> Rn*[FONT=&quot]μ = m*a

e substituindo Rn, vem:
(m*g)*[/FONT][FONT=&quot]μ[/FONT][FONT=&quot] = m*a [/FONT]<=> a = [FONT=&quot]g*[/FONT][FONT=&quot]μ

Portanto, a (des)aceleração resultante da travagem não depende da massa do carro, pelo que se assumirmos que g e [/FONT][FONT=&quot]μ não se alteram, então a desaceleração será igual e, portanto, também[/FONT] as distâncias de travagem o são.

Isto é na teoria, porque na vida real deve ser bastante mais complexo, e aí já me ultrapassa!
[FONT=&quot]
[/FONT][FONT=&quot]
[/FONT]

Aqui vai a opinião de quem não é expert no assunto, sujeito a estar a dizer uma grande bacorada. Votei na última opção, com vontade de poder votar em "tudo". Imaginemos que tenho um carro que atinge os 200 km/h e corta. Se o motor fosse capaz de mais velocidade com uma 5ª ou 6ª mais comprida, acho que não vai influenciar o facto de ter mais peso, até chegar a um certo limite claro. Se for um carro que chega aos 200 porque atingiu o limite da sua capacidade, colocando-lhe mais peso vai encurtar este limite, podendo em certos casos se calhar impedir que o carro chegue à velocidade máxima, que é o que eu sinto com o meu carro. Resumindo, penso que só não altera a velocidade máxima quando a caixa é que impõe o limite.

ISso da travagem depende da repartição de peso.
Por ex, com pneus 175R14, um polo 9n 1.9sdi trava melhor (-3metros) a 100kph, isto deve-se ao superior preso do motor na frente.
Agora se colocarem 3pessoas no carro, ou após uma travagem a 150kph a situação poderá reverter-se.

Agora, REGRA GERAL -peso = menores distancias de travagem.

hum, em relação à distância de travagem não é preciso ser fisico para reparar que a distância aumenta com o acrescento de peso. [:D]
Tentem lá levar o carro lotado e experimentar fazer a mesma distância de travagem do que com o carro só com o condutor, deve ser algo dificil... digo eu. [:p]

hum, em relação à distância de travagem não é preciso ser fisico para reparar que a distância aumenta com o acrescento de peso. [:D]
Tentem lá levar o carro lotado e experimentar fazer a mesma distância de travagem do que com o carro só com o condutor, deve ser algo dificil... digo eu. [:p]

Exacto!

Pelo que aprendi em teoria de sistemas, o aumento do peso de um sistema (carro) não influencia a sua velocidade final, apenas é necessário mais tempo/força para a atingir...

Back