A Lei do tabaco afinal é para quando ?

citação:Originalmente colocada por CJSR

Sabendo que cafés, bares e discotecas são locais onde se encontram bastantes fumadores, só lá entra quem quer! Ninguém obriga a fumar o fumo dos outros...

Isso é a teoria da batata.

Quando sais com amigos que fazem questão de ir para bar x ou café y fico à porta ou vou para casa só para não apanhar com o fumo dos outros? não, sujeito-me a uma porcaria que provoca imensas doenças e que custa milhões aos SNS desncesseráriamente.

citação:Originalmente colocada por MrAnderson

Isso é a teoria da batata.

Quando sais com amigos que fazem questão de ir para bar x ou café y fico à porta ou vou para casa só para não apanhar com o fumo dos outros? não, sujeito-me a uma porcaria que provoca imensas doenças e que custa milhões aos SNS desncesseráriamente.

Por ai não vamos lá. É que, se amanhã se deixasse de vender tabaco, a quebra nas receitas dos impostos que destes resulta seria mais grave que os milhões que custa ao SNS!

Tinha de sair uma lei tipo a que saiu qdo passou a ser obrigatorio o uso do cinto de segurança.
Aliás não sei porque é proíbido falar ao telemovel e conduzir se fumar e conduzir já é permitido.
Vivemos num país que ainda se encontra umas 3 decadas atrasado em relação ao países chamados de 1ºmundo.
As mentalidades de muita gente então estão anos luz atraz.
E agora sendo ainda mais polémico, quanto a mim mto se deve à Igreja as mentalidades atrasadas!!!

citação:Originalmente colocada por Gugul

Aliás não sei porque é proíbido falar ao telemovel e conduzir se fumar e conduzir já é permitido.

Eu fumo (a conduzir) e uso telemóvel (excepto a conduzir) e não queiras comparar o incomparável. Posso-te dizer que até evito usar auricular pois, mesmo com as mãos livres, a cabeça por vezes fica a milhas da estrada e o perigo reside essencialmente ai!

Correcção:
A lei que ia sair era que era totalmente proibido fumar em recintos fechados.

Seria totalmente obrigatorio mas devido as pressões externas(lool) isso não chegou a ir avante... Então ficou à responsabilidade do donos proibir ou não a utilização do cigarro.

Eu sou fumador, embora fume poucas vezes , mas também concordo com as restrições proprias registadas em cima pelo JC

Desculpem pelo erro...

citação:Originalmente colocada por Vanquish

citação:Originalmente colocada por JC

Dá-me ideia que, dos 13.833 membros do fórum (perdão, 13834... ) devo ser o único fumador.

Mas sou um fumador consciente, daqueles que acham que - se todos o fossem - não seria necessária nenhuma lei. Não obstante ser um fumador "pesado", daqueles que fuma-para-caraças não o faço em algumas condições especiais:

. Perto de crianças, dentro ou fora de portas (acho que estou a dar um mau exemplo)
. Nos restaurantes e cafés, especialmente os fechados, caso não exista ventilação suficiente. Aguento-me e venho fumar cá para fora, depois do café.
. Em casa, excepto em locais designados para o efeito: Escritório e varanda.
. Nos carros dos outros
. Em todas as restantes situações onde o meu fumo possa constituir um motivo de desagrado para alguém (salvo excepções parvas, como num belo dia na praia do Guincho em que uma senhora me informou que o meu fumo a incomodava "visualmente" e que "quase" conseguia cheirá-lo no ar cheio de maresia... também há fundamentalistas irritantes...)

Há, no entanto, situações em que me é difícil não fumar:
. Á noite, quando se vai declaradamente para a "perdição"...
. No meu carro, durante viagens longas.

Era relativamente importante que os não-fumadores percebessem que os fumadores como eu, de longa data, já não retiram grande prazer do acto de fumar sendo - basicamente - dependentes de uma substância tóxica: a nicotina. Também, ao mesmo tempo, era importante que os fumadores percebessem que o facto de fumarem em toda a parte, quando bem lhes apetece, não lhes conquista mais amigos e força à criação de leis "cegas" que simplesmente vão banir o fumo de todos os sítios.

Como para tudo na vida há que aplicar bom senso até para exercer o direito ao vício. Caso contrário, não tardarão a existir salas de fumo ao lado das salas de chuto...

O fumo, nalguns locais, chega a ser incomodativo até para mim. Como sou músico amador há noites onde, nalguns bares onde vamos tocar, quase não se consegue respirar e pouco ou nada se vê para lá do reflexo das luzes nas densas nuvens de fumo. Como disse, é penoso evitar fumar nos locais de diversão nocturna, mas a culpa aqui pode ser dividida pelos donos dos espaços (que investem em potentes sistemas de som e luzes mas não em ventilação/extracção) e pelas entidades que regulam estas actividades que a isso não obrigam.

Por isso, tenham calma e aproveitam para passar ao vossos amigos fumadores uma mensagem incentivadora ao bom-senso...

Se me permites, como fumador que sou, quero [^][^] as tuas palavras e subscrevê-las na integra.;)

A opinião de outro fumador !!! Assim escuso de escrever !!![^][^]

Eu fumo (a conduzir) e uso telemóvel (excepto a conduzir) e não queiras comparar o incomparável. Posso-te dizer que até evito usar auricular pois, mesmo com as mãos livres, a cabeça por vezes fica a milhas da estrada e o perigo reside essencialmente ai!

Claro que fumar e conduzir é perfeitamente seguro. [:o)]

Gostei do teu argumento. Como queiras![|)]

citação:Originalmente colocada por hpventura

citação:Originalmente colocada por JC

Dá-me ideia que, dos 13.833 membros do fórum (perdão, 13834... ) devo ser o único fumador.

Mas sou um fumador consciente, daqueles que acham que - se todos o fossem - não seria necessária nenhuma lei. Não obstante ser um fumador "pesado", daqueles que fuma-para-caraças não o faço em algumas condições especiais:

. Perto de crianças, dentro ou fora de portas (acho que estou a dar um mau exemplo)
. Nos restaurantes e cafés, especialmente os fechados, caso não exista ventilação suficiente. Aguento-me e venho fumar cá para fora, depois do café.
. Em casa, excepto em locais designados para o efeito: Escritório e varanda.
. Nos carros dos outros
. Em todas as restantes situações onde o meu fumo possa constituir um motivo de desagrado para alguém (salvo excepções parvas, como num belo dia na praia do Guincho em que uma senhora me informou que o meu fumo a incomodava "visualmente" e que "quase" conseguia cheirá-lo no ar cheio de maresia... também há fundamentalistas irritantes...)

Há, no entanto, situações em que me é difícil não fumar:
. Á noite, quando se vai declaradamente para a "perdição"...
. No meu carro, durante viagens longas.

Era relativamente importante que os não-fumadores percebessem que os fumadores como eu, de longa data, já não retiram grande prazer do acto de fumar sendo - basicamente - dependentes de uma substância tóxica: a nicotina. Também, ao mesmo tempo, era importante que os fumadores percebessem que o facto de fumarem em toda a parte, quando bem lhes apetece, não lhes conquista mais amigos e força à criação de leis "cegas" que simplesmente vão banir o fumo de todos os sítios.

Como para tudo na vida há que aplicar bom senso até para exercer o direito ao vício. Caso contrário, não tardarão a existir salas de fumo ao lado das salas de chuto...

O fumo, nalguns locais, chega a ser incomodativo até para mim. Como sou músico amador há noites onde, nalguns bares onde vamos tocar, quase não se consegue respirar e pouco ou nada se vê para lá do reflexo das luzes nas densas nuvens de fumo. Como disse, é penoso evitar fumar nos locais de diversão nocturna, mas a culpa aqui pode ser dividida pelos donos dos espaços (que investem em potentes sistemas de som e luzes mas não em ventilação/extracção) e pelas entidades que regulam estas actividades que a isso não obrigam.

Por isso, tenham calma e aproveitam para passar ao vossos amigos fumadores uma mensagem incentivadora ao bom-senso...

Se me permites, como fumador que sou, quero [^][^] as tuas palavras e subscrevê-las na integra.;)

A opinião de outro fumador !!! Assim escuso de escrever !!![^][^]

se todos os nao fumadores fizessem isso, era optimo!

mas o problema é que para alem da falta de respeito de alguns fumadores, os donos de cafés, pastelarias, etc sao uns otarios...

já cheguei a ir lanchar a uma pastelaria designada como "chique" e tá tudo a fumar enquanto comiam... ora porque? porque a area de nao fumadores era apenas uns 5% do espaço total da pastelaria!

enfim... o que me chateia é "ter que fumar" quando vou a um sitio, e se tiver mal, tenho que me mudar, quando deveria ser ao contrario! (quando não há condiçoes para a devida separaçao)

Eu nem fumo mas tb irrita-me um pouco se se use TUDO para justificar a anormalidade nas estradas...

o alcool é perigoso..
o tlm é perigoso...
agora o tabaco... a comida...

daqui a pouco ouvir musica no carro é perigoso...

Eu acho que existem bons e maus condutores não vale apena inventarem "bodes expiatórios" para justificar as "azelhices" feitas na estrada.

Eu dantes as vezes fumava raramente e cheguei a fumer no carro varias vezes e nunca achei perigoso, da mesma forma é me vulgar sair de manha de casa de carro e ainda ir a comer durante a viagem as vezes vou com uma sandes numa mao e um pacote de leite na outra:D

mas se bater seria por "azelhice" não vou dizer que a culpa é da sandes ou do leite;)

Porque sou obrigado, num restaurante a apanhar com o fumo do tabaco?
eu estou a comer! haja respeito!
se querem fumar o seu cigarrinho, tudo muito bem, mas longe de mim e lá fora de preferência!
Os fumadores deveriam ter esta consciência. Nem toda a gente gosta do fumo do tabaco e não são obrigados a apanhar com ele.

Se eu vou para um café, sei para o que vou, sei que vou apanhar com fumo. Aí não me posso queixar, e não me queixo. Quis ir, agora aguento! apesar de muita gente não ter a mesma opinião que eu, esta é a minha. claro que preferia nao ter tabaco, mas há sitios e sitios.
Agora num restaurante? eles, fumadores, é que deveriam ter 2 palmos de testa e aperceber-se que o que estão a fazer é altamente mal-educado e prejudicial à saúde e bem-estar das outras pessoas.

mas porque é que os cafés são o "feudo" dos fumadores? porque é que são donos daquilo?? não posso ir para um café e esperar não apanhar com o fumo dos outros? não terei tanto direito como eles de estar lá, mas SEM LEVAR COM A PORCARIA DO FUMO?

dr tuborg, porque é que não te podes queixar do fumo nos cafés? é imperativo fumar nos cafés? que eu saiba aquilo chama-se "CAFÉ" e não "CASA DE TABACO" ou coisa do género.

mas vem sempre ao de cima o argumento dos fumadores: se estás mal não venhas.

ok. vou começar a ir para o café com uma lata de diluente tóxico. se me vierem dizer que não posso estar com aquilo ali, que é desagradável e perigoso, pergunto qual é a diferença para o tabaco... e se estiverem mal, que se mudem!

E as receitas que os fumadores dão ao estado...se toda a gente deixar de fumar ainda se vão lembrar de aplicar mais um imposto nos combustíveis. :D

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Eu nem fumo mas tb irrita-me um pouco se se use TUDO para justificar a anormalidade nas estradas...

o alcool é perigoso..
o tlm é perigoso...
agora o tabaco... a comida...

daqui a pouco ouvir musica no carro é perigoso...

Eu acho que existem bons e maus condutores não vale apena inventarem "bodes expiatórios" para justificar as "azelhices" feitas na estrada.

Eu dantes as vezes fumava raramente e cheguei a fumer no carro varias vezes e nunca achei perigoso, da mesma forma é me vulgar sair de manha de casa de carro e ainda ir a comer durante a viagem as vezes vou com uma sandes numa mao e um pacote de leite na outra:D

mas se bater seria por "azelhice" não vou dizer que a culpa é da sandes ou do leite;)

Tudo o que distrai é perigoso, em termos de % de acidentes podem ser pormenores responsaveis por poucos acidentes, mas são.

O problema "extra" de fumar no carro ao volanta, é se o cigarro caí, é bastante chato e pode realmente provocar um acidente.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

mas porque é que os cafés são o "feudo" dos fumadores? porque é que são donos daquilo?? não posso ir para um café e esperar não apanhar com o fumo dos outros? não terei tanto direito como eles de estar lá, mas SEM LEVAR COM A PORCARIA DO FUMO?

dr tuborg, porque é que não te podes queixar do fumo nos cafés? é imperativo fumar nos cafés? que eu saiba aquilo chama-se "CAFÉ" e não "CASA DE TABACO" ou coisa do género.

Poruqe é algo que eu já considero normal. sei que nesses sítios há fumo. E não posso fazer nada contra isso.
O que era imperativo era existirem donos de cafés (não digo todos, apenas alguns) que tornassem o seu estabelecimento smoke-free. ganhava instantaneamente 1 cliente, eu, e neste ponto muita gente pensa como eu.
1 exemplo: na praia de mira fui almoçar algo rápido a uma hamburgueria que abriu recentemente. nunca tinha lá ido. Reparei que era proibido fumar lá dentro, voltei lá outra vez. deixou-me boa imagem por ser diferente.

Numa empresa, ou escritório, acho inadmissível fumar lá dentro.
Na semana passada fui, com o meu irmão, a um concessionário SEAT e o vendedor estava a fumar dentro do stand. deixou-me logo má impressão. e ainda me cumprimentou com o cigarro na boca, deu uma última passa e só depois o apagou. tava a ver que nos atendia com aquilo na boca!
Na opel foi exactamente a mesma coisa.
Acho também inadmissível fumar à porta principal de entrada da empresa. Aquilo dá mau aspecto. Vai lá algum cliente ou visita e antes de entrar depara-se com um conjunto de pessoas a fumar ali todas à entrada. muito mau!

Na empresa em que trabalho somos 8 pessoas num open space com uma boa area. Dessas 8 pessoas apenas 3 não fumam !

Eu (fumador intensivo) propus, ha um ano atras a discussão se seria ou não permitido fumar no escritorio.

Sabem qual foi a decisão?

Sim, é permitido.... e a decisão foi unânime ! Ok, temos boa ventilação, a área é grande e o a distância entre pessoas permite que, quando alguém está a fumar, não incomode quem está mais próximo.

Na empresa em que trabalho somos 8 pessoas num open space com uma boa area. Dessas 8 pessoas apenas 3 não fumam !

Eu (fumador intensivo) propus, ha um ano atras a discussão se seria ou não permitido fumar no escritorio.

Sim, é permitido.... e a decisão foi unânime ! Ok, temos boa ventilação, a área é grande e o a distância entre pessoas permite que, quando alguém está a fumar, não incomode quem está mais próximo.

secalhar se eu trabalhasse na mesma empresa que tu, hoje não poderias fumar no escritório porque eu votaria contra. E este tipo de situações tem de ser "ganha" por unanimidade e nunca por maioria.

Se tudo votou a favor, tudo muito bem. Mas imagina que chega lá um cliente não fumador. E depara-se com a situação de 5 das 8 pessoas estarem todas a fumar. gera mau aspecto. Mas isto sou eu a dizer, de xerteza que há opiniões diferentes.

citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

secalhar se eu trabalhasse na mesma empresa que tu, hoje não poderias fumar no escritório porque eu votaria contra. E este tipo de situações tem de ser "ganha" por unanimidade e nunca por maioria.

Se tudo votou a favor, tudo muito bem. Mas imagina que chega lá um cliente não fumador. E depara-se com a situação de 5 das 8 pessoas estarem todas a fumar. gera mau aspecto. Mas isto sou eu a dizer, de xerteza que há opiniões diferentes.

É um tipo de empresa em que um cliente não entra assim sem mais nem menos... qd vem é pq existe uma reuniao marcada !

Naturalmente temos como politica nunca fumar em reunioes com clientes (a nao ser q sejam coisas mais informais, como almoços, por exemplo).

Back