A minha carrinha estará avariada?

lusofranco

New member
Boas a todos, tenho uma clio 1.9d de 95.
Até ontem estava tudo bem, hoje a minha mulher disse-me quando eu cheguei a casa que a carrinha pegou mal e estava com um trabalhar diferente.
Então eu fui ver se ela pegava, e realmente pegou mal e estava com um trabalhar irregular, reparei que estava a deitar vapor pelo escape e água.
Desliguei a carrinha e fui ver o nível da agua, não tinha. Fui ver o oleo estava normal.
Conclusão em principio junta da colaça queimada, mas porque é que será que ela está com este trabalhar?

Cumprimentos

Last edited:
O que eu não percebo é porque é que te apetece fugir (ou: o que é que esse título tem a ver com o tema?)

Um motor diesel a mandar água pelo escape?

Junta da colaça! Está a trabalhar assim porque já deve ter água nos cilindros. Não tarda e o aspecto do óleo vai mudar para acastanhado.

Não andes com o carro assim, é que para já podes preparar uns 300€, se continuar a andar ainda empena alguma válvula, e depois mais vale meteres um motor novo.

Se tirares a vareta do óleo, sai óleo com pressão?

Um motor diesel a mandar água pelo escape?

Junta da colaça! Está a trabalhar assim porque já deve ter água nos cilindros. Não tarda e o aspecto do óleo vai mudar para acastanhado.

Não andes com o carro assim, é que para já podes preparar uns 300€, se continuar a andar ainda empena alguma válvula, e depois mais vale meteres um motor novo.

Se tirares a vareta do óleo, sai óleo com pressão?

Saí vapor.
Obrigado

O que eu não percebo é porque é que te apetece fugir (ou: o que é que esse título tem a ver com o tema?)

Caro utilizador lusofranco, o que o user Kijk está correcto!

Agradecemos que altere o titulo do tópico para algo que identifique o conteúdo!

Obrigado!

Cumprimentos!

Quantos KM tem o motor? Aqueceu demasiado, até acender a luz de temperatura?

Pelos sintomas apresentados, prepara-te para trocar a junta da cabeça. É também necessário parafusos da cabeça novos, e (convém) retificá-la.

Quantos KM tem o motor? Aqueceu demasiado, até acender a luz de temperatura?

Pelos sintomas apresentados, prepara-te para trocar a junta da cabeça. É também necessário parafusos da cabeça novos, e (convém) retificá-la.

Ela tem 214000 km e penso que ela não tenha aquecido demasiado por o trajecto que a minha esposa fez foi pequeno.
Dependendo dos estragos pondero se valerá a pena compor.

Cumprimentos

Junta da cabeça ou culaça?

Cumprimentos

Junta da cabeça ou colaça ou junta da colaça designam a mesma coisa.

Manda vapor pela vareta é normal. O que não é normal é a água ter desaparecido e sair água pelo escape. Isso é mais que indicativo que a colaça foi à vida. Se o motor ainda trabalha e não parou por si mesmo, então ainda vais a tempo.

Depende também da quantidade do vapor - algo "constante" com o trabalhar do motor raramente tem bom prognóstico.

À parte disso, os Clios desta geração são prós a ter problemas de refrigeração.

O meu chegou a andar sem água porque o radiador da sofagem rompeu e eu não me dei conta. Fiz um bypass e rezei para que não tivesse tido problemas. Foi até aos 350k km, altura em que pediu a 4ª caixa (outro problema recorrente).

Eu nem punha mais esse motor a trabalhar. Reboque para a oficina já. Cada minuto a trabalhar nessas condições é mais uma pedra na campa do mesmo.

Obrigado todos pelas respostas, em relação à situação nunca mais o pus a trabalhar e estou a ponderar enviar-lo para a sucata.
Pois já estou um cheio dos caprichos desta viatura, ainda à dois dias tinha visto o nível da agua.
O pior é que ela assim como está não tem valor nenhum.
Não sei o que fazer.:confused:

Cumprimentos

Arranja e passa-a a frente. Troca num stand por exemplo, dás mais algum dinheiro e despachas esse cancro.

Back