A minha ferramenta...

Vinha cá mesmo perguntar pela chave dinamométrica do Lidl, se vale a pena pelo preço? Porque tendo como mínimo 28N.m não é propriamente utilizável em apertos de parafusos pequenos.

Depende do uso que lhe vais dar.

Se for para uso intensivo como numa oficina de automóveis, mais vale abrir os cordões a bolsa e comprar uma profissional e robusta, tipo Facom, Gedore ou Beta, estas foram feitas para levar "tareia" diariamente forte e feio.

Se for para uns apertos ocasionais, vale bem o que custa.

Concordo, para DIY serve bem, eu tenho uma :)

93170_01_f.jpg

Se tivesse muito €€€ comprava uma Facom digital [:p]

e306-lge.jpg

uploadfromtaptalk1395307962602.jpg

Já cá canta..

Tem acabamento e tacto superior à chave que tinha. Ainda por cima mais barata...

PS: Lidl com uma fila para o pão quente/forno!!!

Last edited:
Também fui comprar uma hoje ao LIDL.

No entanto precisava de outra, para a mota, com valores de aperto inferiores (a do Lidl o mínimo é 20nm, salvo erro).

Chaves dinamometrica no Lidl = [:D]

Para quem não quer gastar muito é comprar Teng Tools que são boas, e a um preço porreiro

Para quem não quer gastar muito é comprar Teng Tools que são boas, e a um preço porreiro

Queres explicar o porquê da risota?

Eu uso uma à uns anos para a manutenção dos carros cá de casa e nunca tive chatices, aliàs já comparei com uma facom a exatidão dos apertos e batiam certo, portanto para uma utilização esporádica penso que são um bom produto.

Também partilho a mesma opinião, uma torque até 100nms da TT, de boa qualidade, consegue-se por 40-50€.

Eu uso uma à uns anos para a manutenção dos carros cá de casa e nunca tive chatices, aliàs já comparei com uma facom a exatidão dos apertos e batiam certo, portanto para uma utilização esporádica penso que são um bom produto.

Quantas vezes a usaste? Facom é ferramenta de oficina, para lidar com 10/15 apertos por dia.

Umas das 2 dinamometricas que tinha baratinhas deixou de dar o estalo ... era suposto apertar até moer o parafuso ou dar o estalo? Depois de moeres uma rosca em quanto fica o serviço? [:D]

Quantas vezes a usaste? Facom é ferramenta de oficina, para lidar com 10/15 apertos por dia.

Umas das 2 dinamometricas que tinha baratinhas deixou de dar o estalo ... era suposto apertar até moer o parafuso ou dar o estalo? Depois de moeres uma rosca em quanto fica o serviço? [:D]

O que é que isso tem a ver com quem compra uma ferramenta no LIDL?

Não estou sequer a comparar a diferença de qualidade, como é óbvio o material Facom é de topo, daí os preços. Agora para a generalidade das coisas que a maior parte de nós faz em casa em termos de manutenção, penso que se adequa perfeitamente. Nunca disse que era adequada para uso profissional.

No meu caso uso para mudanças de óleos / valvulinas, filtros, pneus, substiuição de correias de acessórios, amortecedores e algumas coisas mais. Até à data não dei cabo de nenhuma rosca.

Um aspecto importante a ter em conta é a manutenção/cuidados a ter com este tipo de chaves. Como deves saber são necessários mais cuidados que com um roquete normal.

Porque para ter uma coisa que não bate certo, nem certificado de calibração traz, prefiro usar o roquete e aqui o braço. Assim ao menos não fico com a ideia que apertei "certo"

Não estou sequer a comparar a diferença de qualidade, como é óbvio o material Facom é de topo, daí os preços. Agora para a generalidade das coisas que a maior parte de nós faz em casa em termos de manutenção, penso que se adequa perfeitamente. Nunca disse que era adequada para uso profissional.

No meu caso uso para mudanças de óleos / valvulinas, filtros, pneus, substiuição de correias de acessórios, amortecedores e algumas coisas mais. Até à data não dei cabo de nenhuma rosca.

Um aspecto importante a ter em conta é a manutenção/cuidados a ter com este tipo de chaves. Como deves saber são necessários mais cuidados que com um roquete normal.

Sim, nao é para servir de martelo (como já vi [:D]), nem para atirar para a bancada de qualquer maneira ...

Eu a minha nem para desapertar uso.

Só mesmo para apertar e está sempre guardadinha na caixa.

kpt, a primeira chave que tive, chegou a moer um parafuso. Culpa minha porque não aliviei antes de escolher o novo aperto. Ou seja, a chave não teve culpa alguma.

O fim dela foi novamente burrice do utilizador, era uma rosca ao contrário e não reparei a tempo.

Bem malta, como tenho uma fossa enorme e preciso de um aparador de óleo porque estou farto de "javardice" em bidons cortados ao meio, vou fazer um! com uma mangueira onde faz o deposito automaticamente do carter directamente ao garrafão de 5L :) depois meto fotos !

Bem malta, como tenho uma fossa enorme e preciso de um aparador de óleo porque estou farto de "javardice" em bidons cortados ao meio, vou fazer um! com uma mangueira onde faz o deposito automaticamente do carter directamente ao garrafão de 5L :) depois meto fotos !

Sim,depois mostra ao pessoal.
Eu tenho um alguidar quadrado,mas só faço isso quando tenho onde fazer.

Tenho um catalogo da Facom com uma coisa dessas, qualquer dia tb me aventuro a fazer um.

Back