A minha ferramenta...

Boas pessoal,

O que é que fazem ao óleo usado que retiram dos vossos carros?

Há algum serviço baratito de recolha?

Pergunto isto porque "deitá-lo fora", para mim está fora de questão.

Se foram amigos na oficina ficam-te com isso visto que não pagam nada para o recolherem. No entanto são multados se houver coisas misturadas sem ser óleo. Já deixei nos centros de abate.

Também podes consultar ECOLUB, leos usados para ver onde podes deixar o oleo.

Por falar em Facom, o meu pai trabalhou mais de 3 décadas numa fábrica Renault(no estrangeiro é claro), e como tal todas as ferramentas que tem são da Facom... e em toda a minha vida, só ainda vi 1 chave de fendas Facom partida...

Ainda no outro dia, emprestei a um canalizador uma chave de fendas pequena(do tamanho de uma Bic), para levantar um alçapão de madeira que estava colado... ele disse logo, isto vai partir... e eu ri-me e disse que mais rápido partia a madeira do que a chave... no final chave Facom Wins... abriu o alçapão e deixou marcas feias na madeira...

Tenho pena de não ter em minha casa uma mala com algumas chaves do velhote... só tenho o raio daquela chave de fendas[:D]

Boas pessoal,

O que é que fazem ao óleo usado que retiram dos vossos carros?

Há algum serviço baratito de recolha?

Pergunto isto porque "deitá-lo fora", para mim está fora de questão.

Uma vez por ano guardo 2 litros de óleo usado e pincelo o interior das portas.
Quando tenho onde mudar o óleo,depois passo na oficina e deixo lá o resto,senão eles fazem o trabalho e lá vai guita.

Trabalho numa fabrica como electromecanico, nas avarias a minha maior parte da ferramenta é facom realmente é boa mas ultimamente alguma que tem vindo deixa a desejar...
A qualidade dos metais tem vindo a baixar, quanto a partir aqui parte-se alguma assim como os roquetes que volta e meia começam a passar-se.

Já tinha postado no tópico da revisões mas alertaram-me que este tópico seria o ideal (já nem me lembrava).

Tenho andado afastado do forum, tenho lido um ou outro tópico raramente pelo telemovel.

Mudei de casa para um "achado" com garagem. Não é grande, mas cabe um carro e dá para fazer as manutenções e bricolages mesmo com mau tempo.

Em média tenho perdido 1 a 2h na garagem por dia, neste momento deve estar a uns 60% do pretendido.

Tirando a ferramenta e material novo, tudo o que vou mostrar é material "doado", ou seja, sem gastar um cêntimo.

A garagem ainda na fase das pinturas:
vxd7.jpg

Tinha que ter uma bancadazita para as bricolages, algumas reparações e soldaduras. Arranjei uma mesa antiga de cozinha com a estrutura em ferro. Reforcei a base com madeira mais resistente oferecida por um colega, aparafusei um torno. A iluminação encontrei uma solução barata, um candeeiro de parede com foco rotacional. Candeeiro já com lâmpada por 2.79€ no Aki em Mafra. O contraplacado na parede foi proveniente de uma palete.
A prateleira para o rádio veio diretamente do caixote do lixo:
a4qj.jpg

Aqui já mais composta. Troquei o fio eletrico e refiz as ligações. Coloquei borracha na bancada.
pqld.jpg

Para aproveitar ao máximo o pouco espaço da garagem fiz suportes para as bicicletas com duas cadeiras velhas:
ydwp.jpg

0tfs.jpg

Infelizmente não consegui nenhum compressor a custo 0, mas encontrei este de 24L nas oportunidades no Leroy em Sintra por 48.99€, mas acho que rapidamente o irei substituir por um de 50L:
70zr.jpg

Hoje trouxe a pistola pneumatica para casa. Comprei no Aldi por 29.99€. Era a ultima. Ainda bem que alguem me avisou hehe.
3izt.jpg

Neste momento estou na fase de melhorar a iluminação da garagem. Lá tive que comprar (não tinha nada disto):
- Dados de junção
- Manga retratil
- Interruptor simples
- Caixa de derivação
edco.jpg

Já posso fazer as revisões aos carros sem ter que estar atento á meteorologia ;)
h6nm1.jpg

Para quem tinha uma arrecadação minuscula com tudo entulhado, isto é um luxo :D

Forra o tecto com umas placas de aglomerado,fixadas nesses barrotes.Fica mais agradável e evitas levar com lixo que passe ou se junte nos intervalos das telhas.De resto está a ficar porreiro.

Não me tinha lembrado de forrar.

As tomadas só tenho uma com terra. É onde o compressor é ligado. As outras arranjei usadas e apesar de umas novas com terra serem baratas não acho necessidade de trocar. Todos os aparelhos que vão ser ligados nas tomadas sem terra, não têm terra. Ferro de soldar, berbequim, rebaradora e pouco mais.

No teu lugar ia dando umas voltas por aí á procura de mobílias que deitam fora e aproveitava prateleiras e os lados ou costas de móveis,só comprava aglomerado em último caso.Jogava com as medidas dos barrotes para aparafusar lá os bocados,rematava com betume de madeira e pintava com tinta acrílica.

Fábio,

A terra é fácil de fazer.

1. se tiveres canos metálicos que levem a água para a "oficina" é um bom ponto de terra, depois só tens de levar o fio amarelo verde até à primeira tomada e a partir daí até às outras.

2. Se não houver canos ou se forem de plástico, compras um varão de cobre (carote) e enterras no quintal (lá fora, junto à porta e parede) , antes enroscas um fio de cobre verde/amarelo ao varão( o cobre) e leva-o até à primeira tomada, daí é só levar o fio até às outras.

A terra é importante para a electrónica do teu carro, mas mais ainda para a tua saúde.

O garagem tem terra com um tubo de cobre. Apenas tem uma tomada ligada à terra. As restantes que montei, já as tinha e para o fim que são, não ha necessidade de ter terra. Os equipamentos que vão ser ligados não vêm equipados com terra.

Vê lá se a rosca é ao contrário....

Eu penso que não, nenhum dos DIY que consultei referiu tal particularidade. Aquela porca de fabrica vem com 90Nm de aperto, deve ser facil de a tirar, eu é que quando cheguei a essa parte, já estava a suar só de tirar as porcas das rodas. Estavam excessivamente apertadas, raisparta às chaves de impacto.
Vai haver uma "segunda parte" e queria estar equipado para o desafio eheh

Comprei esta no Amazon de UK:

IMG_20140221_110418_zps7523ccb3.jpg

750mm de braço, o fabricante é Sealey, até agora tem se aguentado, mesmo com porcas de cubos.

Também encontras no ebay.

Back