A moda das filas únicas nas lojas

Thatsme

New member
Saiu alguma lei recentemente ou é apenas coincidência que de um momento para o outro veja caixas com fila única em todo o lado?

Começou no Continente, Worten, Fnac. Hoje também vi no Burger King do Marquês e na Estação de Santa Apolónia. Em termos de organização parece um melhor sistema, mas em rapidez ainda não vi diferenças.

Agora para a Worten e a Fnac deve estar a ser um regalo porque naquelas espirais inundaram as faixas de produtos de compra irracional.

Notam que estas filas são mais rápidas ou funcionam apenas para organizar melhor o fluxo de clientes?

Funcionam mais depressa porque nao corres o risco de escolher uma caixa lenta visto que a fila é igual para todos os clientes.

há muitas redes de grandes superfícies por onde passei que já adaptaram esse método, até mesmo lojas AKI e semelhantes, é mais prático e ninguém se mete a monte, é claro que num certo sentido é inovador e tal, quando há pouca clientela, e quando agora vier as enchentes da época de NATAL, logo veremos como resultará a fila única nessa situação...

Para mim, é o melhor método. Se pensarmos em várias filas, cada cliente vai para a caixa e está sujeito ao tempo de espera dessa caixa. Com o sistema fila única, cada pessoa é sempre atendida pela caixa mais rápida nesse instante. Nem faz sentido ser de outra forma.

Numa média global é praticamente a mesma coisa, mas a variância de um sistema de várias filas é maior do que a de um sistema de fila única. Ou seja, a disparidade de tempos de espera entre indivíduos diferentes é menor no sistema de fila única do que no sistema de várias filas. Ou dito de outro modo, a probabilidade quer de esperar menos tempo que a média, quer de esperar mais tempo que a média, é maior num sistema de várias filas do que num sistema de fila única. O sistema de fila única no fundo retira da equação a sorte/azar de se escolher uma caixa mais rápida ou mais lenta do que estávamos inicialmente à espera.

Há sítios onde a fila única se pratica há muitos anos. Nos bancos por exemplo.

A Primark também funciona assim, e dá-me a sensação que se não tivessem esse sistema aquilo era uma confusão desgraçada.

Para mim, é o melhor método. Se pensarmos em várias filas, cada cliente vai para a caixa e está sujeito ao tempo de espera dessa caixa. Com o sistema fila única, cada pessoa é sempre atendida pela caixa mais rápida nesse instante. Nem faz sentido ser de outra forma.

pelo menos a ideia é essa, agora veremos é nas enchentes é como a coisa vai ter despacho...

É a forma mais equilibrada de distribuir as pessoas e mais fácil de gerir atendimento prioritário sem perda de eficiência.
Por alguma razão é a forma que os aeroportos funcionam há muitos anos.

Numa média global é praticamente a mesma coisa, mas a variância de um sistema de várias filas é maior do que a de um sistema de fila única. Ou seja, a disparidade de tempos de espera entre indivíduos diferentes é menor no sistema de fila única do que no sistema de várias filas. Ou dito de outro modo, a probabilidade quer de esperar menos tempo que a média, quer de esperar mais tempo que a média, é maior num sistema de várias filas do que num sistema de fila única. O sistema de fila única no fundo retira da equação a sorte/azar de se escolher uma caixa mais rápida ou mais lenta do que estávamos inicialmente à espera.

Há sítios onde a fila única se pratica há muitos anos. Nos bancos por exemplo.

não só os bancos, como a melhor coisa que fizeram, foi o sistema de senhas, chegas tiras a senha para o serviço e esperas que sejas chamado e não precisas de estar em filas, foi a melhor coisas que podiam ter feito, eu detestava antigamente ir tratar de qualquer coisa e estar carradas de tempo em filas, ou ter de ir muito cedo para tentar ser logo dos primeiros para ser atendido, agora já as coisas estão bem melhores...

e quanto as filas únicas no hiper's e afins, vermos a partida a coisa funciona bem pelo que já vi...

É um excelente sistema. E deixa de haver o problema de haver uma "caixa azarada": se vais para uma fila onde o cliente se esqueceu de pesar das cenouras ou não encontra o cartão multibanco ou por qqq outra razão é um encrenca, os clientes atrás não têm que esperar, pois há sempre uma caixa a ficar vaga...

Trabalho na restauração e usamos esse sistema de fila única e vamos chamando as pessoas, pena que existam sempre chicos-espertos que não devem saber o conceito de fila única e metem-se e depois é um filme para explicar á pessoa que se meteu á frente e pedir desculpa á que estava a seguir.

não só os bancos, como a melhor coisa que fizeram, foi o sistema de senhas, chegas tiras a senha para o serviço e esperas que sejas chamado e não precisas de estar em filas, foi a melhor coisas que podiam ter feito, eu detestava antigamente ir tratar de qualquer coisa e estar carradas de tempo em filas, ou ter de ir muito cedo para tentar ser logo dos primeiros para ser atendido, agora já as coisas estão bem melhores...

e quanto as filas únicas no hiper's e afins, vermos a partida a coisa funciona bem pelo que já vi...

É verdade. Melhor ainda que isso é o sistema enviar um SMS quando chega a vez da senha anterior à nossa, como tinha feito a ParaRede nalgumas lojas do cidadão. Não sei se actualmente ainda será assim.

Não me chateia. A primeira vez, e única vez, que vi num hipermercado foi há uns meses no Continente do Norteshopping, embora já esteja habituado em muitas lojas como a Fnac e Primark. Tem a vantagem de evitar longas filas e de se tornas mais ordenado.

Chatear, chatear são as caixas do Lidl. [8b]

Não me chateia. A primeira vez, e única vez, que vi num hipermercado foi há uns meses no Continente do Norteshopping, embora já esteja habituado em muitas lojas como a Fnac e Primark. Tem a vantagem de evitar longas filas e de se tornas mais ordenado.

Chatear, chatear são as caixas do Lidl. [8b]

Podes crer. Nem percebo porque é que eles gastam dinheiro a montar tantas.

É um sistema melhor, tanto para o cliente para quem trabalha na caixa.
Quantas vezes estamos numa fila e o cliente da frente decide pagar em moedas... ou se esqueceu de qualquer coisa e volta para ir buscar... ou vão fazer uma devolução e é preciso chamar o supervisor?
É um sistema muito mais justo.

Back