A Nipónica Espanhola - Navara D23

bizarro

Well-known member
O tópico de apresentação e de uma tentativa de diário de bordo que será atualizado dentro do possível.

Um pouco de enquadramento... morei uns anos no UK e na altura de regressar decidi trazer uma pick up e aproveitar a isenção de ISV. Um misto de precisar de uma viatura para trabalho de campo 4x4 mas também porque o preço das pick up em Portugal são ofensivos.

Não tinha preferencia por marcas ou modelos, mas o objetivo era gastar pouco e teria que ser Euro VI (limites de emissões no pais de origem). A única condicionante era não ser Ford - não sei bem porquê 😀

Fui ver um pouco de tudo... as Hilux sempre caras, as Isuzus, Navaras, L200/Fullback.. até SSansyong,... até ao dia em que apareceu uma Navara à venda a um preço abaixo do que tinha definido. Uma Tekna, 2.3dci com 190cv, cerca de 180kkm e a meia dúzia de km de casa.

Mecanicamente muito boa com histórico de revisões, um pouco estragada de chapa mas são cicatrizes da vida que teve.

Pesquisa rápida no google a tentar perceber os principais problemas e de verificar que não há nada muito grave... o motor apesar de Renault 😁.. é muito utilizado pelo que nunca será um problema... não há de ser mau de todo que até a Mercedes o usa na X Class.😎

Carrinha comprada e toca de fazer km no meu dia a dia com zero problemas.. andei com ela quase um ano. Tudo funcionava como suposto e nada de surpresas. Mais tarde fez a viagem do UK a Portugal carregada sem se queixar.

Em termos de preço, as únicas alternativas em PT sao pickup de 92 ou mais antigas. Dai, mesmo com o volante do lado errado, ter achado que compensou.

Impressões gerais

As pick up são cada vez mais carros que outra coisa. Os níveis de conforto e equipamento (no meu caso, pele, GPS, bancos aquecidos,..) estão ao nível de qualquer ligeiro. Os motores são suaves, silenciosos e capazes de consumos bem aceitáveis - como nota do UK a Portugal cheguei com uma média ligeiramente inferior a 8 l/100km.

Fala-se muito nos problemas de addblue nestas versões e de facto há muitos casos reportados de mensagens de erro que aparecem e tendem a não desaparecer... há situações de malta que fica impossibilitada de circular com o carro. Parece que a solução é abastecer o addblue assim que o aviso aparece e faze-lo com o carro a trabalhar... assim o faço e nunca tive problemas.

Há tambem algumas queixas de fugas no tubo do intercooler ao turbo (um tal de hot pipe) mas o meu continua seco. A Nissan entretanto redesenhou o mesmo e há alternativas de outros fornecedores que resolvem o problema de vez.

Estou relativamente agradado com o motor embora seja um pouco preguiçoso ali até as 1750 rpm, mas depois disso desenvolve bastante bem. Bons consumos - mínimo de 6, média real à volta dos 8 e picos perto de 11/12 com algum TT.

Em termos de suspensão é algo que poderia ser melhorado, principalmente a suspensão traseira... bastam 300-400kg e fica logo arreada e bate dos limitadores com alguma facilidade. Algo a ver brevemente.

Quando à prestação fora de estrada ainda nao fiz nada a sério. Já andei nos montes e em lama com ela bem carregada e não se negou. O sistema 4x4, apesar de (muito) básico, é funcional. O controlo de tracção está sempre presente e dá uma mãozinha... a Nissan chama-lhe "bloqueio do diferencial traseiro electrónico" e não desilude.

A principal limitação que tenho são os pneus.. 100% de estrada (uma festa!), mas que vão ficar mais uns meses até precisarem de substituição. Serão AT pelo tipo de utilização que a carrinha tem - já andei a ver opções e sem qualquer preferencia, mas quando chegar a altura logo vejo. Há também a possibilidade de passar os 255/60 R18 a 265/65 R18, mas depois aqui entra a questão legal.

Existem algumas "limitações" principalmente pelo facto de ser uma pick-up - ou se levam pessoas, ou se leva bagagem... não há grande espaço de arrumação dentro da carrinha. Tenho uma cobertura simples na caixa, mas a caixa está longe de ser estanque e a sensação de segurança é sempre baixa.

A qualidade dos interiores deixa um pouco a desejar. Como seria de esperar é plástico rijo, mas é muito sensível e risca facilmente. Longe do que seria de esperar num carro de "trabalho". A "pele" dos bancos é de fraca qualidade e marca/rasga com muita facilidade.

É, para mim, um carro de ir à quinta e de explorar um pouco aos fim de semana, pelo que cumpre bem o propósito.

Infelizmente a Nissan deixou de comercializar a Navara na Europa... vendas baixas, limites de emissão e a falta de crença do mercado das pick up na Europa. Na Austrália é comercializada e tem algumas versões bem interessantes, nomeadamente, a PRO-4X, mas nas reviews mais recente começa a acusar os anos face aos seus mais directos rivais. Independentemente continuo a acha-la com umas linhas bem agradáveis... talvez não tanto nesta ultima versão que parece que ganhou al um nariz 😀

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	1.21 MB ID:	14551903

Umas fotos:

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	1.61 MB ID:	14551907
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	1.51 MB ID:	14551908​​

E os interiores com duas das melhores coisas que comprei.. os tapetes de borracha e as capas dos bancos - até porque o banco do condutor tem um problema crónico de rasgar no assento.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	1.61 MB ID:	14551907

Registo do melhor consumo de 5.9 (😀) e o atual após manobras.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	1.31 MB ID:	14551909

Proximos passos:

- Montar proteção radiador da Rival - a proteção de origem é muito fraquinho e já tirei paus quase enfiados no radiador;
- Resolver suspensão traseira;
- À espera de vaga no mecanico para substituir tudo o que sao óleos (motor, caixa e diferenciais) e filtros;
- Precisa de uma pintura de chassi para esconder a ferrugem (sal nas estradas no pais de origem) - a fazer no verão.
- Pneus AT
- Complementar iluminação com um barra de Led - a perceber a legalidade disto, porque já existem algumas com certificação CE, mas ainda não me informei dos passos a dar.

Attachments

• image.png
    image.png
    1.6 MB · Views: 0
  • image.png
    image.png
    1.5 MB · Views: 0
Parabéns pela máquina.

Sempre gostei das Navara e essa versão não é exceção.

Tenho um vizinho que anda diariamente de Kia Soul com volante à direita. É tudo uma questão de hábito, embora em algumas manobras na estrada, principalmente ultrapassagens, possa ser complicado.

Venham aí registos dos upgrades e aventuras com a máquina

Antes de mais Parabéns e obrigado por te teres dado ao trabalho de abrir este diário de bordo.

Tenho a certeza que será uma boa maneira de receberes ajuda mas tb uma forma de que outros se possam inspirar na tua escolha.

Infelizmente, Portugal, matou os jipes… e dentro dos veículos que têm algumas capacidades de TT, as pick-up são das poucas opções para orçamentos menos abundantes.

Eu, confesso, não sou grande fã do conceito para o uso que dou.

O que me afasta:

- ângulos de saída
- comportamento do eixo traseiro
- falta de ligação directa entre o habitáculo e a zona da bagageira.

O que me agrada:
- as performances
- a estectica

Desconheço por completo essa motorização mas… atenção a essas assumptions só pelo facto de a Mercedes a usar… há cada barrete com a marca da estrelinha. Novos tempos! 🤣

Esse check up e revisão, convém não ser muito tempo adiado… é nos detalhes que o Diabo se agarra! 😅

Em relação à lista de alterações que tens definida, além dos pontos óbvios, convém reflectir no tipo de utilização que lhe vais dar.

É fácil estourar muito papel com melhorias… convém priorizar conforme aquilo que realmente te traz melhorias NA TUA utilização.

A suspensão traseira e os pneus, parecem me um bom ponto de partida.

Finalmente, a pergunta da praxe, és de onde? Isso precisa de ir a uns passeios com a malta.

Eu agora sou um tipo com tubaros mais maneirinhos… ando de SUV, portanto, já não há maluqueira (quase de certeza…🤣)

Bons kms e vai alimentando isto, sei de alguns users que referem que o próximo passo seria/á exactamente, uma pick up.

Parabéns pela máquina.

Sempre gostei das Navara e essa versão não é exceção.

Tenho um vizinho que anda diariamente de Kia Soul com volante à direita. É tudo uma questão de hábito, embora em algumas manobras na estrada, principalmente ultrapassagens, possa ser complicado.

Venham aí registos dos upgrades e aventuras com a máquina

Obrigado!

O volante à direita é uma limitação.. ultrapassagens é para esquecer... dai o consumos baixos! 😂 Se fosse para o dia a dia não recomendava, com o uso que tem dá para viver com isso.

Lembro-me quando as pick up começaram a ser mais "luxuosas" as únicas opções eram a L200 e as Navara. Sempre gostei muito das D21 Forest III

image.png

Antes de mais Parabéns e obrigado por te teres dado ao trabalho de abrir este diário de bordo.

Tenho a certeza que será uma boa maneira de receberes ajuda mas tb uma forma de que outros se possam inspirar na tua escolha.

Infelizmente, Portugal, matou os jipes… e dentro dos veículos que têm algumas capacidades de TT, as pick-up são das poucas opções para orçamentos menos abundantes.

Eu, confesso, não sou grande fã do conceito para o uso que dou.

O que me afasta:

- ângulos de saída
- comportamento do eixo traseiro
- falta de ligação directa entre o habitáculo e a zona da bagageira.

O que me agrada:
- as performances
- a estectica

Desconheço por completo essa motorização mas… atenção a essas assumptions só pelo facto de a Mercedes a usar… há cada barrete com a marca da estrelinha. Novos tempos! 🤣

Esse check up e revisão, convém não ser muito tempo adiado… é nos detalhes que o Diabo se agarra! 😅

Em relação à lista de alterações que tens definida, além dos pontos óbvios, convém reflectir no tipo de utilização que lhe vais dar.

É fácil estourar muito papel com melhorias… convém priorizar conforme aquilo que realmente te traz melhorias NA TUA utilização.

A suspensão traseira e os pneus, parecem me um bom ponto de partida.

Finalmente, a pergunta da praxe, és de onde? Isso precisa de ir a uns passeios com a malta.

Eu agora sou um tipo com tubaros mais maneirinhos… ando de SUV, portanto, já não há maluqueira (quase de certeza…🤣)

Bons kms e vai alimentando isto, sei de alguns users que referem que o próximo passo seria/á exactamente, uma pick up.

Obrigado! A ver se aprendo algo por aqui eheh

Recentemente fiquei espantando com o preço das pick ups. Tenho um amigo que anda tentado com um Ranger Wiltrack e está praticamente nos 55-60k.

As razões que te afastam das pick up sao de facto as maiores limitações delas. Eu que tenho a bola de reboque montada ainda me tira uns 10cm ao angulo de saída.. se de origem não é nada de especial, assim ainda pior... ao menos é a bola que bate no chão e não o para choques 😀

Relativamente À suspensão traseira, a Navara é a única (?) pick up com suspensão traseira com molas helicoidais... dá-lhe um pouco mais de cruzamento de eixos, mas nao é um Disco a cruzar.
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	1.37 MB ID:	14552192
Relativamente à Mercedes ter motores Renault.. como dizes.. sinais dos tempos. Saudades da minha S124 com o belo OM605. 😋

Ela tem feito as revisões certinhas - comigo fez uma. Como se está a aproximar dos 200k e de nova revisão, vou-lhe fazer uma mudança de tudo o que sao óleos, já que desconfio que nunca mudou.

Quanto ao estourar dinheiro.. já percebi! Isto é um poço sem fundo... um gajo começa nos pneus e quando dá por ela, já encomendou uma daquelas tendas de montar na caixa!

Mas é como dizes, pneus e suspensão são a prioridade. Há kits OME ou Pedders a preços relativamente interessantes.

Sou da zona Norte, Marco de Canaveses.

Last edited:
Obrigado! A ver se aprendo algo por aqui eheh

Recentemente fiquei espantando com o preço das pick ups. Tenho um amigo que anda tentado com um Ranger Wiltrack e está praticamente nos 55-60k.

As razões que te afastam das pick up sao de facto as maiores limitações delas. Eu que tenho a bola de reboque montada ainda me tira uns 10cm ao angulo de saída.. se de origem não é nada de especial, assim ainda pior... ao menos é a bola que bate no chão e não o para choques 😀

Relativamente À suspensão traseira, a Navara é a única (?) pick up com suspensão traseira com molas helicoidais... dá-lhe um pouco mais de cruzamento de eixos, mas nao é um Disco a cruzar.

Relativamente à Mercedes ter motores Renault.. como dizes.. sinais dos tempos. Saudades da minha S124 com o belo OM605. 😋

Ela tem feito as revisões certinhas - comigo fez uma. Como se está a aproximar dos 200k e de nova revisão, vou-lhe fazer uma mudança de tudo o que sao óleos, já que desconfio que nunca mudou.

Quanto ao estourar dinheiro.. já percebi! Isto é um poço sem fundo... um gajo começa nos pneus e quando dá por ela, já encomendou uma daquelas tendas de montar na caixa!

Mas é como dizes, pneus e suspensão são a prioridade. Há kits OME ou Pedders a preços relativamente interessantes.

Sou da zona Norte, Marco de Canaveses.

Gostei de tudo menos de seres de Março de Canaveses! Fica um bocado fora de mão! 🤣

A ver se o núcleo de Aveiro desbloqueia aí um encontro e mostras essa Bifa à malta.

Essa foto dos baixos da carrinha estão com muito bom aspecto, resta saber se foi tratada ou só pintada, é diferente.

200.000kms, se não tens a certeza do que fizeram, muda óleos de diferenciais também.

Por fim, esqueci me de falar do volante à direita, não é nada perto do ideal, contudo, olhando para o copo meio cheio, tratando se de um veículo mais alto que a média, até isso ajuda a lidar um pouco melhor com essa limitação.

Para outras manobras ou viagens, tens que arranjar um(a) bom(oa) navegador(a) em quem confies e te conheça bem a condução.

Já tens em mente alguma aventura mais “audaz”? Não falo de picadas mas mais de viagem com a componente de fora de estrada e aquele espírito tão na moda “overland”.

Gostei de tudo menos de seres de Março de Canaveses! Fica um bocado fora de mão! 🤣

A ver se o núcleo de Aveiro desbloqueia aí um encontro e mostras essa Bifa à malta.

Essa foto dos baixos da carrinha estão com muito bom aspecto, resta saber se foi tratada ou só pintada, é diferente.

200.000kms, se não tens a certeza do que fizeram, muda óleos de diferenciais também.

Por fim, esqueci me de falar do volante à direita, não é nada perto do ideal, contudo, olhando para o copo meio cheio, tratando se de um veículo mais alto que a média, até isso ajuda a lidar um pouco melhor com essa limitação.

Para outras manobras ou viagens, tens que arranjar um(a) bom(oa) navegador(a) em quem confies e te conheça bem a condução.

Já tens em mente alguma aventura mais “audaz”? Não falo de picadas mas mais de viagem com a componente de fora de estrada e aquele espírito tão na moda “overland”.

A fotos dos baixos não é da minha.. é sacada na net! ahahah

Final de Março vou partir à aventura para as Astúrias... vai ser um overland de hotel. 😀

A fotos dos baixos não é da minha.. é sacada na net! ahahah

Final de Março vou partir à aventura para as Astúrias... vai ser um overland de hotel. 😀

Isso é que é pena.

Estava com boa pinta! 😅

Astúrias é grande destino com percursos em fora de estrada de perder o fôlego, contudo, cuidado que aquilo complica de um momento para o outro 🤣

Deixo te aqui uns percursos que fiz em 2023.

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-...ium=app&utm_campaign=share&utm_source=6577631 (TransCantabria Dia 6)

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-...ium=app&utm_campaign=share&utm_source=6577631 (TransCantabria Dia 7)

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-...ium=app&utm_campaign=share&utm_source=6577631 (TransCantabria Dia 7)

Atenção que em Março, as Astúrias devem estar ensopadas.

Eu, em junho/julho, apanhei muita lama. 🤣

Maquina nova aqui no cantinho apr:)apr:). Parabéns e bem vindo.

De que ano é a tua maquina? Lido um pouco com o modelo anterior, e já me impressiona a leveza e capacidades com que rola no alcatrão, mesmo a velocidades proibitivas, mas a embraiagem cedia com facilidade. Dentro das pik ups deve ser das que tem mais CV.

Ao ler o teu resumo fico impressionado com os consumos que consegues fazer com ela.

Toca a apostar nuns bons pneus e dar umas voltinhas, se possível com partilhas de fotos aqui com a malta.

Gosto bastante das pik up, e hoje em dia já se conseguem configurações brutais apr:)

Barra led, ou corres o risco de andar com ela ou esquece, não a consegues legalizar.

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/transcantabria-dia-6-137389827?utm_medium=app&utm_campaign=share&am p;utm_source=6577631 (TransCantabria Dia 6)

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/transcantabria-dia-7-137740645?utm_medium=app&utm_campaign=share&am p;utm_source=6577631 (TransCantabria Dia 7)

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/transcantabria-dia-7-137740868?utm_medium=app&utm_campaign=share&am p;utm_source=6577631 (TransCantabria Dia 7)

🤣

Cuidado [:cool:] ahahhaha[:p]

Lá esta, para este tipo de viagens acho que as pik ups recentes são boas, rolam bem em AE fora de estrada também se safam, e a maioria da malta tem tendência a não arriscar tanto longe de casa e sozinhos.

Cuidado [:cool:] ahahhaha[:p]

Lá esta, para este tipo de viagens acho que as pik ups recentes são boas, rolam bem em AE fora de estrada também se safam, e a maioria da malta tem tendência a não arriscar tanto longe de casa e sozinhos.

Fui ver estes tracks e na generalidade são pacíficos.

Mas sim, ia com um Pajero dos fortes! Fomo nos sacando um ao outro quase à vez.

Grande passeio, em termos de animação do melhor que fiz.

Isso é que é pena.

Estava com boa pinta! 😅

Astúrias é grande destino com percursos em fora de estrada de perder o fôlego, contudo, cuidado que aquilo complica de um momento para o outro 🤣

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-...ium=app&utm_campaign=share&utm_source=6577631 (TransCantabria Dia 6)

Já ando a ver track. A ideia é que indo sozinha com a Mrs. Bizarro as aventuras fora de estrada têm que ser uns caminhos fáceis. 😁

Maquina nova aqui no cantinho apr:)apr:). Parabéns e bem vindo.

De que ano é a tua maquina? Lido um pouco com o modelo anterior, e já me impressiona a leveza e capacidades com que rola no alcatrão, mesmo a velocidades proibitivas, mas a embraiagem cedia com facilidade. Dentro das pik ups deve ser das que tem mais CV.

Ao ler o teu resumo fico impressionado com os consumos que consegues fazer com ela.

Toca a apostar nuns bons pneus e dar umas voltinhas, se possível com partilhas de fotos aqui com a malta.

Gosto bastante das pik up, e hoje em dia já se conseguem configurações brutais apr:)

Barra led, ou corres o risco de andar com ela ou esquece, não a consegues legalizar.

Esta é de 2017. Em termos estéticos prefiro a anterior com as formas mais quadradas e cheguei a experimentar, mas a D23 está um passos acima.. afinal de tudo é um projeto mais recente.

Os australianos em termos de pick up estão muito à frente com grandes configurações... mas eles têm bom tempo o ano todo! 😎

Já ando a ver track. A ideia é que indo sozinha com a Mrs. Bizarro as aventuras fora de estrada têm que ser uns caminhos fáceis. 😁

Sem medos!

Há dúvidas, siga para trás.

O importante é ir e começando a conhecer o carro.

Bem, quando vi a primeira foro do diário de bordo pensei que era a tua, brutal. [br:)]

Isso é que é pena.

Estava com boa pinta! 😅

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/transcantabria-dia-6-137389827?utm_medium=app&utm_campaign=share&utm_so urce=6577631 (TransCantabria Dia 6)

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/transcantabria-dia-7-137740645?utm_medium=app&utm_campaign=share&utm_so urce=6577631 (TransCantabria Dia 7)

Confira esta trilha do @Wikiloc! https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/transcantabria-dia-7-137740868?utm_medium=app&utm_campaign=share&utm_so urce=6577631 (TransCantabria Dia 7)

Bolas, que saudades de atascar o sacana [:cool:]

Mas estes dias do percurso são pacificos e muito bonitos. Bons para uma introdução à prática

Bolas, que saudades de atascar o sacana [:cool:]

Mas estes dias do percurso são pacificos e muito bonitos. Bons para uma introdução à prática

Bora?!

Eu volto aos Pirineus este ano… autonomia desta vez!

Antes que fechem aquela mer..da como fizeram com o Pic Negre… já não se pode subir.

Já organizei as férias deste ano. No Pajero, coisas mais longas, só lá para Outubro [s)]

Last edited:
Back