A propósito do protesto dos agricultores...

PeLeve

Well-known member
Sim, a propósito do protesto dos agricultores...:

Porque é que os agricultores europeus, em vez de bloquearem estradas para exigir mais subsídios aos contribuintes, não bloqueiam acessos aos centros logísticos dos hipermercados, exigindo uma distribuição de lucros mais justa?
Fonte

Devo salientar que estou total e inequivocamente contra bloqueios das estradas seja sob que pretexto fôr, porque, além do mais, são ilegais! Ademais, por mais justas que sejam as respectivas reivindicações, prejudicar quem precisa das estradas para circular não é, convenhamos, uma forma correcta de obter as soluções pretendidas nem se me afigura uma forma democrática de manifestação!

E bloqueias acessos aos hipers e os stocks vazam e a malta fica sem conseguir comprar bens essenciais.

O que é legal é marcha lenta, corrijam-me se estiver errado.

E bloqueias acessos aos hipers e os stocks vazam e a malta fica sem conseguir comprar bens essenciais.

O que é legal é marcha lenta, corrijam-me se estiver errado.

Tive o cuidado de dizer, e cito-me, que "estou total e inequivocamente contra bloqueios das estradas seja sob que pretexto fôr, porque, além do mais, são ilegais​"! Se protestam, aparentemente com razão, que direccionem esses protestos na direcção correcta, mas, reitero e sublinho, sem cortes de estradas!

Cada grupo profissional utiliza as ferramentas que lhe forem mais convenientes para se fazer ouvir.
Para um agricultor ou camionista é bloquear estradas e marchas lentas, da mesma forma que para um profissional de saúde é parar serviços ou um professor fazer greve nem que seja de apenas umas horas, todas as semanas.

A diferença está no número de pessoas que são afetadas e no modo como o egoísmo de cada um molda a opinião pública sobre esses manifestantes, tão simples quanto isso.

No caso dos agricultores, até onde sei, o estado português em 2023 não pagou uma boa parte dos subsídios que são apoios da UE para a atividade. Reteve o dinheiro e não o distribuiu.
Por vezes até podem falar de barriga cheia, mas é um facto que nos últimos tempos muitos produtos continuam a sair ao mesmo preço dos últimos anos, outros até mais baratos por questões de mercado, enquanto as despesas da atividade encareceram, como combustível, fertilizantes, maquinaria e vencimentos dos trabalhadores.

​​​​​

Sim eles com certeza terão pelo menos uma boa parte de razão, além de estarem em protestos pacíficos, mas bloquear estradas, não. É ilegal e desculpem lá mas a lei é pa todos.

Marchas lentas faz o propósito. Ou devia fazer.

Infelizmente os protestos só são eficazes quando prejudicam de forma imediata e visível a sociedade. Protestos que não prejudicam ninguém não têm qualquer eficácia.

Quanto aos agricultores, têm toda a razão em protestar. São quem mais trabalha, quem corre todos os riscos, quem mais está sofrer com os aumentos de custos, e quem menos lucra com a venda dos produtos alimentares. E depois, os subsídios são cortados e pagos com atraso pelo governo incompetente.

Têm todo o meu apoio (moral).

Sim eles com certeza terão pelo menos uma boa parte de razão, além de estarem em protestos pacíficos, mas bloquear estradas, não. É ilegal e desculpem lá mas a lei é pa todos.

Marchas lentas faz o propósito. Ou devia fazer.

Exactamente! Assistindo-se-lhes a razão do que reivindicam podem perdê-la se violarem a Lei! É que se se abre um precedente, procurando fazer o correcto pela forma errada, uma parte da razão perde-se!...

Uma coisa que tenho de referir, nas entrevistas aos agricultores manifestantes enquanto o entrevistado estava a falar, os que estavam atrás, estavam em silêncio. Muito diferente do que temos visto quando são professores, enfermeiros, etc. que começam com palavras de ordem e cânticos durante as entrevistas.

Uma coisa que tenho de referir, nas entrevistas aos agricultores manifestantes enquanto o entrevistado estava a falar, os que estavam atrás, estavam em silêncio. Muito diferente do que temos visto quando são professores, enfermeiros, etc. que começam com palavras de ordem e cânticos durante as entrevistas.
Os partidos não tiveram tempo de infiltrar ninguém...

Por acaso acho engraçado que se andem a manifestar com gasóleo e tratores subsidiados, mas enfim vale tudo...

Claro o vale tudo

Queres fazer alguma coisa primeiro pagas as taxas todas, nao podes produzir de qualquer forma, nao podes usar qualquer produto, tens de ter as condicoes minimas.
Gasoleo subsidiado, tens grandes qts de L quando o trator e novo, com 10 anos ja so tens metade

Para teres acesso ao subsidio do trator mais vale estar quieto porque em 20 pedidos, 1 consegue e depois falha pq as especificidades do estados sao tantas que aquilo nem resulta

Queres fazer uma vacaria, gastas uma fortuna, falhas um controlo nas tuas terras, ardeu o subsidio. Coisa que e super facil de acontecer

Mas depois a Uniao Europeia e Portugal autoriza a importacao de carnes, legumes e fruta que usam produtos quimicos proibidos, bem estar animal proibido, condicoes que nao podes ter aqui e esta tudo bem

Como queres competir com isso? nao da, Pelo meio tens as empresas e cooperativas portuguesas a descer o preco do leite enquanto espanha sobe

Os agricultores tem razao, nao podes forçar um conjunto de mdidas ambientais draconianas e depois abrir o mercado a America Latina onde essas edidas nao existem.
Eu acho que os agricultores estao a ser fofinhos .
Acho que deveriam bloquera todos os centros logisticos e meter a malta urbana a passar fome umas semanas[:D]

os agricultores tem razao, nao podes forçar um conjunto de mdidas ambientais draconianas e depois abrir o mercado a america latina onde essas edidas nao existem.
Eu acho que os agricultores estao a ser fofinhos .
acho que deveriam bloquera todos os centros logisticos e meter a malta urbana a passar fome umas semanas[:d]

[:)][:)][:)][:)][:)]

Voltar
Superior