A realidade do Design

Se olharmos bem para o tecido empresarial compreendemos tais requisitos, é tudo pequenas empresas as pessoas exercem meia dúzia de cargos e muitas delas não tem excesso de trabalho.

Meu caro amigo:

Desculpa desiludir-te mas qualquer licenciado em Som e Imagem da Católica sabe trabalhar com esses programas todos. Pode saber menos de linguagem de programação mas dominam todos os programas de edição gráfica.

Sei disso porque uma amiga minha licenciou-se nesse curso, domina isso tudo e neste momento faz jogos (a parte gráfica e alguma programação) numa empresa que trabalha como sub-contratada de uma empresa norte americana de referência na área.

Eu sou da area de design e há com cada proposta de trabalho que é mesmo de rir, estou a acabar um curso de nível IV e recuso-me a trabalhar/estagiar sem ser remunerado, esta area é perita em explorar os estagiarios em troco de promessas de portfolio etc.. a verdade é que quem trabalha tem de ser remunerado, pode ser mais ou menos consoante os conhecimentos.

Quanto ao anúncio, é impossivel que alguem "toque" tantos instrumentos, e mesmo que sim a melodia não vai ser nada boa concerteza.

O mais ridiculo é fazerem referencias a software quando deviam pedir ou um design gráfico, motion designer etc..

Pode ser que um dia esta area mude para um melhor rumo a este nivel.

A resposta!!!

A resposta!!!

Isto está lindo!

A XXXXXXXXXX está a aceitar candidaturas para estágio na área de Design
Requisitos Académicos: Finalista ou recém-licenciada(o) em Design
Competências pessoais :
· Poder de comunicação;
· Iniciativa;
· Auto-motivação;
· Orientação para resultados;
· Capacidade de planeamento e organização;
· Criatividade
Competências técnicas :
Conhecimentos nos seguintes programas/linguagens
® Adobe Photoshop,
® InDesign,
® Illustrator (FreeHand e Corel Draw) Flash,
® Dreamweaver,
® Premiere,
® AfterEffects,
® SoundBooth,
® SoundForge,
® AutoCad,
® 3D StudioMax
® HTML (basic),
® ActionScript 2.0 (basic),
® CSS,
® XML.
Remuneração: Estágio Remunerado
Duração: 6 meses, com possibilidade de integração na equipa

A resposta a este pedido foi a seguinte:

Boa noite,Estou a entrar em contacto para responder ao anúncio colocado no site Carga de Trabalhos para a posição de estagiário em Design.

Chamo-me André, tenho 25 anos e sou um recém licenciado em Design de Equipamento (Fac. Belas Artes de Lisboa). Sou extremamente comunicativo, transbordo iniciativa e auto-motivação, estou constantemente orientado para os objectivos como uma bússola para o Norte (magnético), sou mais planeado e organizado que o Secretário de Estado de Planeamento e Organização e sou um diamante da criatividade como já devem ter percebido e como vão poder comprovar nas próximas linhas.

Quanto aos conhecimentos técnicos:
Sou um mestre em Adobe Photoshop.
Conheço o InDesign por dentro e por fora.
O Illustrator, Freehand, Corel e o Flash são os meus brinquedos do dia a dia, faço o que quiser com eles.
Nem me ponham a falar do Dreamweaver, até de olhos fechados...
Premiere... Até sonho com ele!
AfterEffects tem um lugar especial no meu coração.
Faço umas coisas bem maradas com o SoundBooth e o SoundForge.
Com o Autocad e o 3d Studio Max até vos faço duvidar dos vossos próprios olhos.

Html, Action Script 2.0, CSS e XML são as linguagens do meu mundo. Mas sejamos francos, qualquer estudante de 1º ano sabe de cor e salteado qualquer um destes 13 softwares e 4 linguagens de programação...

Eu sou um recém finalista. E como tal tenho muito mais para oferecer: Tenho conhecimentos de Cinema 4D, Maya, Blender, Sketch Up e Paint ao nível de guru.

Tenho conhecimentos mega-avançados de C+, C, C++, C+ ou -, Java, JavaScript, Ruby on Rails, Ruby on Skates, MySQL, YourSQL, Everyone'sSQL, Action Script 3.0, Drama Script 3.0, Comedy Strip 3.0 e Strip Tease 2.5, Ajax, Vanish Oxi Action, Oracle, Sonasol, XHTML, Batman e VisualBasic.

Conheço o Office todo de trás pra frente assim como o Microsoft WC. Domino o Flex ao nível do Bill Gates e mexo no Final Cut Pro melhor que o Steven Spielberg.

Tenho ainda conhecimentos de grande amplitude em 4 softwares que estão a ser desenvolvidos por grandes marcas e também de 3 outros softwares que ainda não foram inventados.

Falo 17 línguas, 5 das quais já estão mortas e 6 dialectos de povos indígenas por descobrir.

Com estes conhecimentos todos estou super interessado num estágio porque acho que ainda tenho muito para aprender e experiência para ganhar. Espero que ao fim de 6 meses tenha estofo suficiente para poder fazer parte da vossa equipa e quem sabe liderá-la. Fico ansiosamente à espera de uma resposta vossa.

Embora tenha uma oportunidade de emprego na NASA e outra no CERN espero mesmo poder fazer parte da vossa equipa.

Cumprimentos,
André Sousa

Se for repost é favor apagar...

@ carga de trabalhos :: emprego na área da comunicação

Fartei-me de rir com isto, pena é isto ser a realidade, pedem muita coisa depois quando entramos na empresa só se vê é incompetencia e maus ordenados ...

Por acaso, se bem me lembro, conheço o autor na primeira pessoa, na altura o pai dele reenviou-me isso porque sabia que eu sou dessa área. [;)]

E se também me lembro, ele fartou-se daqui do "burgo" e foi para o UK onde está a ter uma bela carreira e remunerada em condições.

Essa empresa merecia era uma visita da Assoft, porque duvido muito que tenham essas licenças todas, estão aí alguns milhares de euros em software.

E para que isto não seja repost de todo, recebi também este que não sei se é verdade, mas também está genial:

Pede-se experiência...

A redacção que se segue foi escrita por um candidato numa selecção de Pessoal na Volkswagen. A pessoa foi aceite e o seu texto está a fazer furor na Internet, pela sua criatividade e sensibilidade.

Já fiz cócegas à minha irmã só para que deixasse de chorar, já me queimei a brincar com uma vela, já fiz um

balão com a pastilha que se me colou na cara toda, já falei com o espelho, já fingi ser bruxo.

Já quis ser astronauta, violinista, mago, caçador e trapezista; já me escondi atrás da cortina e deixei esquecidos os pés de fora.

Já roubei um beijo, confundi os sentimentos, tomei um caminho errado e ainda sigo caminhando pelo desconhecido.

Já raspei o fundo da panela onde se cozinhou o creme,

já me cortei ao barbear-me muito apressado e chorei ao escutar determinada música no autocarro.

Já tentei esquecer algumas pessoas e descobri que são as mais difíceis de esquecer.

Já subi às escondidas até ao terraço para agarrar as estrelas, já subi a uma árvore para roubar fruta, já caí por uma escada.

Já fiz juramentos eternos, escrevi no muro da escola e chorei sozinho na casa de banho por algo que me aconteceu; já fugi de minha casa para sempre e voltei no instante seguinte.

Já corri para não deixar alguém a chorar, já fiquei só no meio de mil pessoas, sentindo a falta de uma única.

Já vi o pôr-do-sol mudar do rosado ao alaranjado, já mergulhei na piscina e não quis sair mais, já tomei whisky até sentir os lábios dormentes, já olhei a cidade de cima e nem mesmo assim encontrei o meu lugar.

Já senti medo da escuridão, já tremi de nervos, já quase morri de amor e renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial.

Já acordei no meio da noite e senti medo de me levantar.

Já apostei a correr descalço pela rua, gritei de felicidade, roubei rosas num enorme jardim, já me apaixonei e pensei que era para sempre, mas era um 'para sempre' pela metade.

Já me deitei na relva até de madrugada e vi o sol substituir a lua; já chorei por ver amigos partir e depois descobri que chegaram outros novos e que a vida é um ir e vir permanente.

Foram tantas as coisas que fiz, tantos os momentos fotografados pela lente da emoção e guardados nesse baú chamado coração...

Agora, um questionário pergunta-me, grita-me desde o papel:

- Qual é a sua experiência?

Essa pergunta fez eco no meu cérebro.

Experiência.... Experiência... Será que cultivar sorrisos é experiência?

Agora... agradar-me-ia perguntar a quem redigiu o questionário:

- Experiência?! Quem a tem, se a cada momento tudo se renova ???'

Este gajo tinha logo lugar como copywriter em qualquer agência.

Last edited:
Diariamente aparecem anúncios do género no "Carga de Trabalhos". É deprimente e extenuante constar que não há nada de novo.

Só querem jovens com muita experiência que ganhem pouco e tenham que dar o litro.

E assim vai o país. Ninguém se revolta.

Deviam permitir que se comentasse os anúncios no sítio em causa. Vou fazer isso. Façam-no também aqui: http://www.cargadetrabalhos.net/contacto/

Last edited:
Back