[Comparativo] A Toyota não aprende.....

1975

Well-known member
Antes de mais nada quero desejar um bom ano 2020 com muita saúde e o que me traz aqui é este vídeo https://youtu.be/qZRTMNg1X24 como é possível a Toyota não conseguir corrigir este comportamento perigoso, sei que este tipo de carros não foram feitos para corridas mas andam na estrada e o teste foi feito a velocidades normais, continuo na minha as melhores do segmento são a Ford Ranger e a Nissan. Bom ano, com tudo de bom

Cumps

A muitas marcas que falham no "moose test" que andam na estrada e até em mais quantidade. A ultima que tenho conhecimento foi a VW passat.

A muitas marcas que falham no "moose test" que andam na estrada e até em mais quantidade. A ultima que tenho conhecimento foi a VW passat.

Pergunto-me como seria o teste com uma jantes 16 de base e sem suspensão "desportiva".

O sacrifico que se anda a fazer na eficácia dinâmica em nome da xunice é uma coisa que me continua a surpreender :sh)

Acho que o comentário inicial é um bocado redutor para a marca. Este por exemplo francamente assusta-me mesmo, se tivesse um carro destes questionava a marca, e nem sei se tomaram algumas medidas:

https://www.youtube.com/watch?v=mZRWiKIERic

E no caso já mencionado do Cherokee ainda é mais grave, se bem percebi, foi a própria marca a fazer o teste e teve que ser com 4 pessoas a bordo e ainda assim foi o resultado que se vê acima.

Por alguma razão quase sempre são os SUV que se esbardalham todos...mas pelos vistos é o que as pessoas querem, o que hão-de fazer os fabricantes?

Por alguma razão quase sempre são os SUV que se esbardalham todos...mas pelos vistos é o que as pessoas querem, o que hão-de fazer os fabricantes?

Ainda que, regra geral aconteça isso (centro de gravidade alto), o 3008 / grandland x conseguem melhores resultados que muitos desportivos [:D]

O teste do alce acaba por ser uma medição muito particular, que resulta de um conjunto de variáveis cuja fórmula não resulta sempre da mesma forma.

Passar mais rápido no teste do alce nem sempre é sinónimo de melhor dinâmica, até porque a velocidade de medição considerada é apenas na ENTRADA, sendo que a partir desse ponto, de grosso modo, 'ganha' o carro cujo sistema de estabilidade melhor esteja calibrado, directa ou indirectamente, para esta manobra em concreto.

Um exemplo do que digo ocorre com a peugeot, que consegue resultados extremamente altos nos testes do alce, transversal a toda a gama... O que não quer dizer que sejam mais dinâmicos que outros carros.

Os resultados anómalos, tipo pickups toyota, renault kangoo, mercedes A da primeira geração, cherokee e outros são essencialmente provocados por má afinação chassis + alto centro de gravidade + pneus que DEVIAM ser, em última fase, corrigidos/compensados pelo controlo de estabilidade...

No caso do classe A (que chegou a capotar no alce), o carro original não possuía controlo de estabilidade. O problema foi 'facilmente' resolvido com a introdução do ESP nestes modelos...

Última edição:
Ainda ontem um colega que tem um suv peugeot insistia que o tinha comprado porque eram mais seguros que os carros normais, tanto em curva como em caso de acidente:confused:

Ainda ontem um colega que tem um suv peugeot insistia que o tinha comprado porque eram mais seguros que os carros normais, tanto em curva como em caso de acidente:confused:

Claro que sim, então em curva deve ser são infinitamente superior a modelos com suspensões idênticas e centros de gravidade mais baixos [:D] Convém que o teu colega, para bem próprio, descubra a diferença entre tracção de pneus sobredimensionados e chassis bem afinados (não que os Peugeot sejam maus nesse aspecto, pelo contrário).

Um SUV não é um carro racional, mas aquilo que vende pouco ou nada tem a ver com a racionalidade mas sim com o gosto pessoal. Um MPV faz melhor tudo aquilo que um SUV faz, e no entanto os MPV estão em vias de extinção. O mercado rege-se muito mais por gostos do que por racionalidade, e isto explica em grande medida o grande boom dos SUVs.

Voltar
Superior