A vida do Maia em 50 discos

Oh Maia, belo top 10, parabéns! Só estava com esperanças que um dos discos dos Beatles fizesse parte dele, mas só o facto de lá estar o dos Stone Roses já me encheu as medidas.[;)]
Nunca entendi muito a euforia perante o "Blue Lines", apesar de reconhecer que o "unfinished sympathy" é A canção dos 90s! Isto se fizermos uma avaliação ponderada para o que evoluiram nos anos seguintes. Ou seja. a obra-prima dos MA, na minha opinião, chama-se: "Mezzanine".

Ora, com esta é que me surpreendeste![:D]

Também confesso que não sou um profundo conhecedor da obra dos Pink Floyd. Conheço várias coisas, mas não por álbuns (excepto o "Dark Side...").

Este álbum - e a própria banda - vai ter uma atenção especial nos próximos tempos, sem dúvida alguma!

Acho que não comentei o nº2, mas também não posso acrescentar muito ao "II" mais do que já tinha dito do "III" - ou seja, nada de relevante.[:D] Vou seguir as sugestões dadas por ti e pelo João Pedro.[;)]

De resto, imensos parabéns pelo tópico!apr:) Dava por mim, todos os dias, a ligar o pc e a vir disparado ao fórum, à procura do tópico do Maia![;)]

Não sei se tens o The Wall. Se tiveres começa por aí. É extremamente difícil de gostares daquilo instantaneamente. É um álbum claramente complicado de digerir (um pouco à semelhança do Piper), mas se te chegar a entrar, aí começas a perceber o mundo dos Pink Floyd. Claramente, para mim, a banda mais fabulosa de todos os tempos, a milhas de todas as outras.

(dado o que já vi de ti, parece-me que não vais ter vida fácil perante os Led Zeppelin e os Pink Floyd, não que não tenhas o gosto musical apurado, mas saem muito da tua esfera de influências. E contra mim falo, porque também não consigo entrar muito nas influências "oitentianas" que tu, o Miguel e o hifi tanto gostam:sh))

Não tenho absolutamente nada deles.:sh) Já ouvi alguns álbuns por inteiro, sempre vinis emprestados, já há muitos anos mas nunca lhes dei a devida atenção, se calhar porque me apareceram numa altura em que realmente andava submergido pela tal esfera de influências. Outros tempos. Hoje sou mais aberto a todo o tipo de sons, portanto vamos ver se pega.[;)]

Ora, com esta é que me surpreendeste![:D]

Também confesso que não sou um profundo conhecedor da obra dos Pink Floyd. Conheço várias coisas, mas não por álbuns (excepto o "Dark Side...").

Este álbum - e a própria banda - vai ter uma atenção especial nos próximos tempos, sem dúvida alguma!

Acho que não comentei o nº2, mas também não posso acrescentar muito ao "II" mais do que já tinha dito do "III" - ou seja, nada de relevante.[:D] Vou seguir as sugestões dadas por ti e pelo João Pedro.[;)]

De resto, imensos parabéns pelo tópico!apr:) Dava por mim, todos os dias, a ligar o pc e a vir disparado ao fórum, à procura do tópico do Maia![;)]

Pois é... Parece que soube a pouco [:D][kiss]

Não podia deixar de dizer qq coisa no final desta lista. Tenho "descoberto" tanta coisa boa que me tinha passado completamente ao lado. Stone Roses é um bom exemplo, assim como os massive attack. Apenas posso agradecer ao maia pela excelente lista e da excelente qualidade musical da sua lista.

Agora preciso algum tempo para digerir tudo...
apr:)

Só vi a tua resposta depois de eu escrever a minha. E o que deixei a "pequenino" vai mesmo contra o que estás a pensar fazer[:D]

Não sei se tens o The Wall. Se tiveres começa por aí. É extremamente difícil de gostares daquilo instantaneamente. É um álbum claramente complicado de digerir (um pouco à semelhança do Piper), mas se te chegar a entrar, aí começas a perceber o mundo dos Pink Floyd. Claramente, para mim, a banda mais fabulosa de todos os tempos, a milhas de todas as outras.

(dado o que já vi de ti, parece-me que não vais ter vida fácil perante os Led Zeppelin e os Pink Floyd, não que não tenhas o gosto musical apurado, mas saem muito da tua esfera de influências. E contra mim falo, porque também não consigo entrar muito nas influências "oitentianas" que tu, o Miguel e o hifi tanto gostam:sh))
O meu álbum favorito dos Pink Floyd é o Wish You Were Here. Não é tão complexo e eclético como o Dark Side Of The Moon, mas é simplesmente perfeito do início ao fim.

Não sei se tens o The Wall. Se tiveres começa por aí. É extremamente difícil de gostares daquilo instantaneamente. É um álbum claramente complicado de digerir (um pouco à semelhança do Piper), mas se te chegar a entrar, aí começas a perceber o mundo dos Pink Floyd.

Eu não começava pelo The Wall. Por acaso foi o primeiro álbum que decorei, de princípio ao fim, já lá vão muitos anos. Mas aconselhava mesmo o The Animals, que tem muito de Roger Waters, e o "Atom Heart Mother", que tem muito de todos, gosto muito das partes do falecido Wright. Genial. [br:)]

Estas coisas dos gostos são mesmo assim, mas por vezes encontramos novos amores onde já menos esperavamos.

Venha o próximo

Venha o próximo

x2, era a primeira coisa que vinha ver no fórum e este é o melhor elogio que se pode fazer ao tópico.[;)]

Fico muito contente por isso. E agradeço.

Foi uma experiência muito boa, embora olhe para trás e veja uma imensidão de grandes discos, falados especialmente neste final e que cá podiam ter estado. Por exemplo, de Pink Floyd podiam ter aparecido mais um ou dois, The Smiths podiam ter repetido, o mesmo com National ou Massive Attack (sim portishead, também acho Mezanine um estrondo). Em vez disso, apareceram álbuns bem recentes, o que acho ajudou a que não fosse tão monótono, ou até previsível. Adorei partilhar. [:cool:]

Obrigado a todos. apr:)

Fico muito contente por isso. E agradeço.

Foi uma experiência muito boa, embora olhe para trás e veja uma imensidão de grandes discos, falados especialmente neste final e que cá podiam ter estado. Por exemplo, de Pink Floyd podiam ter aparecido mais um ou dois, The Smiths podiam ter repetido, o mesmo com National ou Massive Attack (sim portishead, também acho Mezanine um estrondo). Em vez disso, apareceram álbuns bem recentes, o que acho ajudou a que não fosse tão monótono, ou até previsível. Adorei partilhar. [:cool:]

Obrigado a todos. apr:)

A mim deste-me bastantes bandas a conhecer apr:):sh). E algumas delas ainda não ouvi, tenho que ver isso [kiss]

Bem, relativamente ao "Venha o próximo", eu já tinha dito que tinha o meu top "esquematizado" e entretanto acabei-o. Mas tenho um pouco de incerteza relativamente ao facto de virem a gostar de o seguir :confused::sh) Se tiverem curiosos eu exponho [:D]. Mas comparando aos outros tops que já aqui foram apresentados e em especial com este, o meu acaba por não ser tão rico em bandas "antigas" vá. [;)]

E como não podia deixar de ser, parabéns Miguel apr:)[:blush:]

Eu passo "só" p/dar os Parabéns, Miguel [;)]

Excelente tópico, plenamente na linha daquilo q se esperava!

Quanto ao nº1, tu e o Raista são dados a surpresas... Ao contrário de mim [:D]

Eu passo "só" p/dar os Parabéns, Miguel [;)]

Excelente tópico, plenamente na linha daquilo q se esperava!

Quanto ao nº1, tu e o Raista são dados a surpresas... Ao contrário de mim [:D]

Pois, daquilo que conheço não há nenhuma música chamada "Raistaparta" nem "MiguelMaia" [:D][:p]

Bom tópico Miguel.

Deu para recordar algumas coisas, conhecer outras, mas sempre com bom som (mesmo aquele que não me diz muito).

apr:)apr:)apr:)apr:)

Ps - e vê lá se passas agora mais no tópico do "nosso" clube [:D][:D][:D][;)]

Será que o Formula ainda está a escrever as 10 folhas sobre o Dark Side? [:D] [;)]

Aqui fica a lista:

50. Battles - Mirrored (2007)
49. Herbert - Bodily Functions (2001)
48. Broken Social Scene - Broken Social Scene (2005)
47. Yeasayer - All Hour Cymbals (2007)
46. R.E.M. - And I Fell Fine...: The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 (2006)
45. Sonic Youth - Rather Ripped (2006)
44. Royksopp - Melody A.M. (2001)
43. !!! (chk chk chk) - Louden Up Now (2004)
42. Funkadelic - Free Your Mind And Your Ass Wil Follow (1970)
41. LCD Soundsystem - Sound of Silver (2007)
40. Hipnótica - Reconciliation (2004)
39. Pixies - Surfer Rosa (1988)
38. I-Wolf - Burdy Meet The Babylonians (2004)
37. Isolée - We Are Monster (2005)
36. Amon Tobin - Supermodified (2000)
35. The National - Boxer (2007)
34. TV On The Radio - Return to Cookie Mountain (2006)
33. Scott Walker - The Drift (2006)
32. Ali Farka Touré & Toumani Diabaté - In The Heart Of The Moon (2005)
31. The Clash - London Calling (1979)
30. Primal Scream - Screamadelica (1991)
29. Jeff Buckley - Grace (1994)
28. Maria João - Fábula (1996)
27. Burial - Untrue (2007)
26. Leonard Cohen - Songs of Love and Hate (1971)
25. Animal Collective - Feels (2005)
24. Sigur Rós - Ágaetis byrjun (1999)
23. Depeche Mode - Music For The Masses (1987)
22. Zero7 - Simple Things (2001)
21. The Beach Boys - Pet Sounds (1966)
20. Arcade Fire - Funeral (2004)
19. Air - Moon Safari (1998)
18. Kruder & Dorfmeister - K&D Sessions (1998)
17. The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced (1967)
16. Stanley Clarke & Friends - Live at the Greek (1994)
15. Aziza Mustafa Zadeh - Dance of Fire (1995)
14. Portishead - Dummy (1994)
13. Talking Heads - Remain in Light (1980)
12. DJ Shadow - Endtroducing (1996)
11. Radiohead - Kid A (2000)
10. Radiohead - Amnesiac (2001)
9. Joy Division - Unknown Pleasures (1979)
8. The Cinematic Orchestra - Motion (1999)
7. Led Zeppelin - Led Zeppelin III (1970)
6. The Smiths - The Queen Is Dead (1986)
5. Joy Division - Closer (1980)
4. Massive Attack - Blue Lines (1991)
3. The Stone Roses - The Stone Roses (1989)
2. Led Zeppelin - Led Zeppelin II (1969)
1. Pink Floyd - The Piper At The Gates Of Dawn (1967)

Sinceramente, sinto-me um privilegiado por poder aprender tanto sobre música com esta malta aqui do fórum.

Relativamente, ao tópico e ao autor do mesmo, só posso dizer que foi dos tópicos que mais interesse me despertou. Li todas as fantásticas descrições dos álbuns, dei segundas oportunidades a álbuns que não liguei muito na altura em que saíram, revivi algumas músicas e sensações que vários discos me tinham provocado, e acima de tudo, aprendo MUITO sobre música.

Desde o rock mais "primitivo", ao pop, passando pela música electrónica e pelo jazz (o meu Mundo-novo, com tanto para descobrir), sem esquecer alguns dos grandes clássicos musicais e aqueles álbuns que não se conseguem classificar, a qualidade esteve sempre, mas sempre (!) presente!

Posso dizer que, pelo que já ouvi, talvez 35/40 dos 50 da discos da lista vão ser ouvidos até ao resto da minha vida, porque marcaram pela qualidade, pela excelência, pelo bom gosto.

Sem mais delongas, apenas aproveito para agradecer a todos os que me ensinam todos os dias a ouvir (boa) música (os assíduos deste tópico sabem a quem me refiro). Um grande bem-haja a todos![;)]

Ao Miguel, parabéns!apr:)(mais uma vez)

PS1 - estou a escrever isto ao som do fantástico nº3 desta contagem.

PS2 - não esperem por um top meu, pelo menos nos próximos tempos, porque tenho muita coisa boa para ouvir e "digerir".

PS3 - espero que um dia nos encontremos todos, para ir a um grande concerto, daqueles míticos e inesquecíveis. Ou então só para beber um copo, já era bom.[:cool:]

Back