A vingança da TATA

Não é não. Eu compreendo e até acho muito saudável e desejável a vossa insatisfação, porque é a insatisfação permanente que nos leva a andar para a frente, mas também não convém pintar a realidade mais negra do que já é.
Se olharmos para o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é composto por dados claros e concretos tais como o PIB per Capita, taxa de alfabetização e esperança média de vida, Portugal está em 28º lugar em 177 países, claramente no Clube dos países com elevado IDH (que abarca os primeiros 50). Para veres as coisas em números, o nosso índice de 2006 era de 0,904 (de 0 a 1). A Noruega, que é o 1º, tem um índice de 0,965 e a India que está em 126% lugar tem um índice de 0,611.
Ok, o país está agora um bocado estagnado, mas a verdade é que cresceu brutalmente desde a revolução de Abril. Actualmente são países muito mais atrasados em termos de bem-estar humano, como a Índia e a China, que crescem a olhos vistos. É a vez deles!
E podem chamar-me incauto, mas duvido muito que esses países nos apanhem nos próximos 50 a 100 anos, porque é simplesmente impossível manter aqueles ritmos de crescimento. Além disso a história tem-nos mostrado que a dimensão económica de um país como um todo não se traduz automaticamente em bem estar para as suas pessoas. A China é exemplo disso. E veja-se o caso do Brasil, apontado vezes sem conta desde o séc. XIX como a próxima grande potência e continua com taxas de pobreza e criminalidade assustadoras.

Desculpem-me o testamento off-topic, mas convivo muito mal com a mania que nós portugueses temos de nos rebaixarmosl. Nós não somos 3º mundo, nem somos coitadinhos. Gostávamos é de ser mais ricos, e por isso temos que trabalhar para lá chegar.

Mas o problema do nosso país está longe de ser um problema puramente de desenvolvimento economico [;)]

existem de facto N factores que nos levam a este mau estar geral, e não é a falta de dinheiro em termos gerais mas sim em termos relativos!

Nós gostamos de nos rebaixar para nos queixarmos, pois no fundo gostamos de pensar que o nosso país é uma cena do camandro [:D] cheia de gente bonita, com bom gosto e que se veste bem!

o PROBLEMA de portugal é cultural.............não é estatistico.........![:D]

Mas o problema do nosso país está longe de ser um problema puramente de desenvolvimento economico [;)]

Por isso mesmo é que eu fui buscar o Indíce de Desenvolvimento Humano, e não me fiquei pelo PIB.

Nós gostamos de nos rebaixar para nos queixarmos, pois no fundo gostamos de pensar que o nosso país é uma cena do camandro [:D] cheia de gente bonita, com bom gosto e que se veste bem!

As investigações sociológicas que têm sido feitas não apontam para aí. Dizem que realmente somos um povo socialmente depressivo.

o PROBLEMA de portugal é cultural.............não é estatistico.........![:D]

Não se pode contrapôr a questão cultural com a estatística. Não faz sentido.
A estatística nunca é o problema, nem é a solução. É uma representação simplificada da realidade, chamando a atenção para pontos específicos, e por isso mesmo constitui uma excelente ferramenta de análise. Antes de mais porque ao considerar agregados numerosos elimina a perspectiva enviesada que cada um de nós tem das coisas, porque cada um de nós valoriza mais a realidade que lhe fica mais próxima, esquecendo por vezes a "big picture".

Mas concordo contigo quando apontas a cultura portuguesa como um problema. Realmente, também penso o mesmo. Sou, no entanto, moderadamente optimista, porque acredito na capacidade das pessoas em mudar as coisas. As novas gerações, apesar de terem sido barbaramente traídas por um sistema educativo oco, já têm uma mentalidade menos atávica do que as da minha geração e das que me precederam. É preciso ter auto-confiança, empenho e trabalho, que a gente vai lá.

Não é não. Eu compreendo e até acho muito saudável e desejável a vossa insatisfação, porque é a insatisfação permanente que nos leva a andar para a frente, mas também não convém pintar a realidade mais negra do que já é.
Se olharmos para o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é composto por dados claros e concretos tais como o PIB per Capita, taxa de alfabetização e esperança média de vida, Portugal está em 28º lugar em 177 países, claramente no Clube dos países com elevado IDH (que abarca os primeiros 50). Para veres as coisas em números, o nosso índice de 2006 era de 0,904 (de 0 a 1). A Noruega, que é o 1º, tem um índice de 0,965 e a India que está em 126% lugar tem um índice de 0,611.
Ok, o país está agora um bocado estagnado, mas a verdade é que cresceu brutalmente desde a revolução de Abril. Actualmente são países muito mais atrasados em termos de bem-estar humano, como a Índia e a China, que crescem a olhos vistos. É a vez deles!
E podem chamar-me incauto, mas duvido muito que esses países nos apanhem nos próximos 50 a 100 anos, porque é simplesmente impossível manter aqueles ritmos de crescimento. Além disso a história tem-nos mostrado que a dimensão económica de um país como um todo não se traduz automaticamente em bem estar para as suas pessoas. A China é exemplo disso. E veja-se o caso do Brasil, apontado vezes sem conta desde o séc. XIX como a próxima grande potência e continua com taxas de pobreza e criminalidade assustadoras.

Desculpem-me o testamento off-topic, mas convivo muito mal com a mania que nós portugueses temos de nos rebaixarmosl. Nós não somos 3º mundo, nem somos coitadinhos. Gostávamos é de ser mais ricos, e por isso temos que trabalhar para lá chegar.

Desculpa la mas onde é que arranjas esses numeros? podes me indicar o site sff?

Para quem não sabe actualmente a TATA faz parte do Grupo TOYOTA pelo que não só será bem-vinda a produção de novos veículos no nosso pais de modo a criar mais postos de trabalho.

E a concorrência nunca fez mal a ninguém.

Para quem não sabe actualmente a TATA faz parte do Grupo TOYOTA pelo que não só será bem-vinda a produção de novos veículos no nosso pais de modo a criar mais postos de trabalho.

:confused: Não te estás a confundir com outra marca? Daihatsu, por exemplo?

Como é que é???

Por isso mesmo é que eu fui buscar o Indíce de Desenvolvimento Humano, e não me fiquei pelo PIB..

SIm, eu reparei nisso.......[;)]

As investigações sociológicas que têm sido feitas não apontam para aí. Dizem que realmente somos um povo socialmente depressivo. .

eu sou sociologo [:p] e já me debrucei imensamente sobre o tema.....e não creio que possamos analisar a nossa sociedade em especifico (e outra mais que não interessam para o caso) apenas com dados estatisticos.....quem já fez estudos extensivos e quem já fez estudos intensivos em portugal percebeu que existe uma diferença abismal cá entre o que se diz, faz e pensa![;)]

os tugas têm uma forte capacidade de extraviar a verdade de forma a aparentar qualquer coisa....por isso é que muitos inquéritos por questionário têm muitas perguntas quase iguais mas feitas de formas diferentes, para se perceber a veracidade da resposta correlacionando-as!

Os portugueses são sim aparentemente depressivos, e compram sim muitos anti-depressivos fruto de uma cultura de auto-medicação :sh) em que por tudo e por nada se toma um xanax, e por tudo e por nada se toma um anti gripe ou um nimed!

Não se pode contrapôr a questão cultural com a estatística. Não faz sentido.
A estatística nunca é o problema, nem é a solução. É uma representação simplificada da realidade, chamando a atenção para pontos específicos, e por isso mesmo constitui uma excelente ferramenta de análise. Antes de mais porque ao considerar agregados numerosos elimina a perspectiva enviesada que cada um de nós tem das coisas, porque cada um de nós valoriza mais a realidade que lhe fica mais próxima, esquecendo por vezes a "big picture".

Mas concordo contigo quando apontas a cultura portuguesa como um problema. Realmente, também penso o mesmo. Sou, no entanto, moderadamente optimista, porque acredito na capacidade das pessoas em mudar as coisas. As novas gerações, apesar de terem sido barbaramente traídas por um sistema educativo oco, já têm uma mentalidade menos atávica do que as da minha geração e das que me precederam. É preciso ter auto-confiança, empenho e trabalho, que a gente vai lá.

sim é verdade, a estatistica é uma ferramente de extrema utilidade, mas também pode ser francamente enviesadora de resultados e interpretações quando é tida como algo por si só![;)]

É claro que não nos podemos basear em premissas do senso comum tidas como verdades empiricas quando de facto não o são.........., e ai é que nos baseados nas estatisticas de forma a "cientificar" a nossa hipotese!

de qualquer forma, é notório que neste país é complicado de extrair um elevado grau de veracidade nos estudos que têm por base questões pessoais , sejam lá elas quais forem!

[;)]

Pode ser que se vierem a produzir os carros em Portugal, desenvolvam coisas melhores que aqueles abortos que estiverem na origem do celebre video "TATAMOS", que estavam expostos no ultimo salão automovel. [:D]

Pode ser que se vierem a produzir os carros em Portugal, desenvolvam coisas melhores que aqueles abortos que estiverem na origem do celebre video "TATAMOS", que estavam expostos no ultimo salão automovel. [:D]

[:D] [:D] até uma porca faltava [:)] no carro de exposição

desde que o pessoal não trabalhasse ao domingo [:D] [:D]

tou a brincar [;)]

Olha que dizem as más linguas, que os problemas de qualidade dos carros italianos é o futebol.
Os carros com mais defeitos são os produzidos á 2ª feira [:D]

Os carros com mais defeitos são os produzidos á 2ª feira [:D]

E à Sexta-feira e véspera de feriados porque o pessoal está com o fogo no kú para se pirar dali para fora.

Os dias a seguir aos feriados e após as férias também são maus porque é tipo Segunda-feira e ainda vem tudo a dormir e cheio de vontade de vergar a mola.

Portanto aquelas semanas com um feriado à Quarta-feira são para esquecer... [:blush:]

SIm, eu reparei nisso.......[;)]

eu sou sociologo [:p] e já me debrucei imensamente sobre o tema.....e não creio que possamos analisar a nossa sociedade em especifico (e outra mais que não interessam para o caso) apenas com dados estatisticos.....quem já fez estudos extensivos e quem já fez estudos intensivos em portugal percebeu que existe uma diferença abismal cá entre o que se diz, faz e pensa![;)]

Essa diferença entre o que se diz, faz e pensa, é tão problemática para a investigação estatística/quantitativa quanto é para a investigação empírica qualitativa. Julgo que não é por aí.
Olha, eu sou economista e acho que as ciências sociais em geral teriam muito a ganhar se usassem mais intensamente os métodos quantitativos, mas isso são contas de outro rosário!

Epá, mas o PNR não tem cartazes com "Não precisamos de mas imigrantes" e "Façam boa viagem"...

E muitos concordaram...

Agora já vêm dizer que é bom?

O proteccionismo é bom?

Epá, mas o PNR não tem cartazes com "Não precisamos de mas imigrantes" e "Façam boa viagem"...

E muitos concordaram...

Agora já vêm dizer que é bom?

O proteccionismo é bom?

Tem tudo a ver. Se a notícia fosse "Tata investe em Portugal e traz consigo 5000 indianos para trabalhar na fábrica" certamente encontrarias reacções adversas.

Eles vêm para cá dar trabalho aos Portugueses, e isso é que interessa.

Back