PauloFVF
New member
Não é não. Eu compreendo e até acho muito saudável e desejável a vossa insatisfação, porque é a insatisfação permanente que nos leva a andar para a frente, mas também não convém pintar a realidade mais negra do que já é.
Se olharmos para o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é composto por dados claros e concretos tais como o PIB per Capita, taxa de alfabetização e esperança média de vida, Portugal está em 28º lugar em 177 países, claramente no Clube dos países com elevado IDH (que abarca os primeiros 50). Para veres as coisas em números, o nosso índice de 2006 era de 0,904 (de 0 a 1). A Noruega, que é o 1º, tem um índice de 0,965 e a India que está em 126% lugar tem um índice de 0,611.
Ok, o país está agora um bocado estagnado, mas a verdade é que cresceu brutalmente desde a revolução de Abril. Actualmente são países muito mais atrasados em termos de bem-estar humano, como a Índia e a China, que crescem a olhos vistos. É a vez deles!
E podem chamar-me incauto, mas duvido muito que esses países nos apanhem nos próximos 50 a 100 anos, porque é simplesmente impossível manter aqueles ritmos de crescimento. Além disso a história tem-nos mostrado que a dimensão económica de um país como um todo não se traduz automaticamente em bem estar para as suas pessoas. A China é exemplo disso. E veja-se o caso do Brasil, apontado vezes sem conta desde o séc. XIX como a próxima grande potência e continua com taxas de pobreza e criminalidade assustadoras.
Desculpem-me o testamento off-topic, mas convivo muito mal com a mania que nós portugueses temos de nos rebaixarmosl. Nós não somos 3º mundo, nem somos coitadinhos. Gostávamos é de ser mais ricos, e por isso temos que trabalhar para lá chegar.
Mas o problema do nosso país está longe de ser um problema puramente de desenvolvimento economico [
existem de facto N factores que nos levam a este mau estar geral, e não é a falta de dinheiro em termos gerais mas sim em termos relativos!
Nós gostamos de nos rebaixar para nos queixarmos, pois no fundo gostamos de pensar que o nosso país é uma cena do camandro [
o PROBLEMA de portugal é cultural.............não é estatistico.........![