A vossa TV principal é 16:9 ou 4:3?

A vossa TV principal é 16:9 ou 4:3?

• 16:9

Votes: 80 88.9%
  • 4:3

Votes: 9 10.0%
  • Outro (21:9, etc.)

Votes: 1 1.1%

• Total voters
    90

AstonM

Well-known member
Agora que estamos em 2015, os nossos canais privados (SIC/TVI) continuam a emitir em 4:3 e a RTP emite parcialmente em 16:9 (apesar de programação importante como a informação ainda ser em 4:3).
Recentemente alguém me disse que na Europa, apenas Portugal e a Roménia tinham emissões de televisão regulares em 4:3.

De há uns anos para cá apenas se vendem televisores 16:9, a TVI fez as primeiras emissões experimentais em Pal Plus em 1996, quase há 20 anos atrás. A TVI, em programas desportivos (p.ex. futebol) emite num formato ainda mais estranho: 14:9.

Gostava então de saber se o vosso televisor principal é 16:9 ou 4:3?
Será o parque de televisores 4:3 ainda tão relevante para as emissões serem principalmente neste formato?
Não vos aborrece ver as pessoas esticadas ou as emissões com barras?
Será o público português pouco exigente comparativamente com os restantes europeus?

As minhas TV's são todas 16:9

É uma coisa que eu não percebo. Se a massificação das tv's 16:9 é evidente, porque é que os canas não emitem neste formato..?

16:9 aqui.
É uma vergonha os canais dos 760 ainda emitirem em 4:3!

Last edited:
sim, acho que o formato 16:9 , irão massificarse , no entanto quando um programa dá em formato 4:3 numa tv 16:9 , em vez de se ver alargado , não será mas bem achatado ? ou estou a fazer confusão ?

Não tenho TV :sh).

Mas realmente a TV dos meus pais e familiares já é tudo 16:9 ou algo que parece 16:9.Tinha ideia que a emissão já eram 16:9 pois a imagem ocupa a area toda.

Mais alguns dados que me fazem confusão:
Os dados mais recentes da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) indicam que no primeiro semestre de 2014 foram gastos cerca de 123 milhões e 261 mil euros em smartphones. Quase tanto como o montante que foi dispendido para comprar televisores (123 milhões e 456 mil euros).
Metade da população portuguesa já utiliza smartphones - JN

Segundo a APED venderam-se no primeiro semestre do ano passado 123 milhões e meio de euros em televisores novos (todos eles 16:9).
Se assumirmos um preço médio de 500 euros por televisor estamos a falar de perto de um quarto de milhão de televisores vendidos por semestre, ou seja, meio milhão de televisores por ano. Isto pode ser indicativo que o parque de televisores em Portugal nos últimos 10 anos (desde 2005) foi renovado (5 milhões de televisores, ou seja, um televisor por cada dois habitantes). Isto terá constituído uma tendência provavelmente ainda mais forte nas alturas do Euro 2004 ou do Mundial.

Outra notícia que me intriga é esta:
No decorrer do debate «Encontro Notícias TV – Pensar a Televisão», José Alberto Carvalho, um dos convidados, lançou algumas críticas face ao formato 4:3 que ainda predomina na TVI e também na SIC. O jornalista que foi um dos responsáveis pelo refresh que a TVI24 sofreu em 2010, revelou que se sentia «embaraçado em grandes eventos» por Portugal ser quase o único país na Europa que ainda produz televisão em 4:3. Para José Alberto Carvalho o simples facto de não haver um «plano de migração do 4:3 para o 16:9» na TVI por exemplo, é um «problema».

José Alberto Carvalho critica TVI por não transmitir em 16:9

Segundo o José Alberto Carvalho a TVI nem sequer um plano de migração tem. Qual é a lógica disto?
Em termos técnicos estou convencido que todos os equipamentos suportam formatos widescreen, os CRTs e as câmaras de filmar com modo panorâmico existem desde a década de 90, portanto não quero acreditar que os equipamentos profissionais usado pelos canais de televisão não suportem modo panorâmico.

Last edited:
3 televisões em casa. E até à bem menos de um mês eram todas 4:3 CRT.[:D]
Avariou-se a da cozinha que foi trocada por uma TFT LED a 16:9.
Estranho um bocado as emissões que não são a 16:9, aquilo fica um bocado esquisito (os telejornais das tvs generalistas penso que ainda emitem em 4:3).

Tudo 16:9.

O que vale é que pouco vejo canais nacionais, quando por lá passo mete dó só ver gente "gordinha".

De facto é incompreensível ainda não terem mudado o formato de emissão.

As duas de casa são todas 4:3 e a da sala ainda é uma CRT Sony trinitron de 72 cm de diagonal (KV 29 qualquer coisa).

Tipo esta:

Sony%20KV-25_29FX30E.JPG

Enquanto os garotos forem pequenos, a televisão não cai para cima deles nem tão pouco parte com alguma batida de algum brinquedo.

A outra é um LCD pequeno comprado há 10 anos atrás (ou mais) samsung.

Last edited:
Todas 16:9 e realmente nunca tinha pensado nessa questão... o hábito de ver as pessoas achatadas já é tanto, que nem estranho....

Cá em casa só existe um CRT 4:3 que chega a passar semanas sem ser ligado.

Em casa dos meus pais há um LCD com "aspecto" wide embora na realidade seja 4:3, na cozinha, e um 16:9, na sala, que normalmente sou eu quem usa para ver uns filmes quando lá vou. [:D]

Nas casas de familiares e amigos, por onde tenho passado nos últimos anos, não me lembro de ter visto outros aparelhos que não sejam 16:9.

Lá casa são 3 16:9.

Também me faz confusão, já nem falo em HD, mas hoje em dia emitir em 4:3 é lamentável.

Por essa razão e por outras, fujo dos 4 canais generalistas a sete pés...

Em minha casa há 3 no formato 16x9 e 2 no formato 4x3.

Mas vejo tudo no formato original, detesto ver as pessoas mais gordas

Todas 16:9. Mas opto por forçar a box a esticar a imagem nos canais 4:3 por me fazer um bocado de confusão ver barras verticais. Mais ainda do que ver as pessoas achatadas, na verdade.

Tudo 4:3 (3 aparelhos).

A verdade é que não ligo puto à televisão, mas sim, desagrada-me a desproporção (horizontal/vertical) de muitos programas.

Back