Aborto.. Sim ou Não? REFERENDO DIA 11/02/2007

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Em portugal actualmente é legal fazer aborto por 3 razões:
1- mal formação do feto.
2- gravidez em que a mãe pode morrer.
3- por violação

como tal o que disseste é permitido por lei;)

[8)][8)][8)][8)]

Não sabia...pensava que o aborto nao era permitido sem excepções...nesse caso...da forma que está, está muito bem;)

cinco razões para que os portugueses votem "não" no referendo sobre o aborto, a primeira das quais ligado ao facto de o ser humano estar "presente desde o início da vida, quando ela é ainda apenas embrião e que o aborto provocado é sempre uma violência injusta contra um ser humano, que nenhuma razão justifica eticamente".

Em segundo, a legalização não é o caminho para resolver o drama do aborto clandestino. A luta contra este drama social deve empenhar todos e passa por um apoio decisivo às mulheres em condições difíceis e pela dissuasão de todos os que intervêm lateralmente no processo, muitas vezes,com meros fins lucrativos.

Em terceiro lugar, não se está perante uma mera "despenalização", mas sim de uma "liberalização legalizada", porque considera estar a criar-se um direito cívico, de recurso às instituições públicas de saúde, preparadas para defender a vida e pagas com dinheiro de todos os cidadãos.

"Penalizar" ou "despenalizar" é uma questão de direito penal e as mulheres que passam por um aborto precisam mais de um tratamento social do que penal, frisa.

A quarta razão- o aborto não é um direito da mulher. A mulher tem o direito de decidir se concebe ou não e, a partir do momento em que gera uma vida, tem obrigação de a proteger e defender.

Por fim,o aborto não é uma questão política, mas de direitos fundamentais, sendo o respeito pela vida o principal fundamento da ética.

a lei sobre a qual os portugueses vão ser consultados em referendo, a ser aprovada, seria mais um caso em que aquilo que é legal não é moral.

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

Para mim um caso extremo é uma violação, por exemplo...;)[:o)]
Seria a única maneira de eu concordar com o aborto;)
Ah, tomar a pílula do dia seguinte também pode ser um aborto...[xx(];)

Por essa lógica de ideias interromper o coito também é um aborto...;)

Sou da opinião que cada um deve ser livre para tomar este tipo de decisões. A questão da liberalização ou não é até bastante hipócrita, quem tem dinheiro e necessidade vai ali a Espanha num saltinho.

EDIT: Antes um filho esperado pelos pais do que um filho nascido no seio de uma família que não o desejava. E não me venham dizer que todos são desejados e diabo a 4 porque isso não é bem assim.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Sou da opinião que cada um deve ser livre para tomar este tipo de decisões. A questão da liberalização ou não é até bastante hipócrita, quem tem dinheiro e necessidade vai ali a Espanha num saltinho.

Cada um é livre para tomar decisões sobre a própria vida,
não sobre a vida de outra pessoa.

citação:Originalmente colocada por pensante

citação:Originalmente colocada por mcabral

Por essa lógica de ideias interromper o coito também é um aborto...;)

Que eu saiba só surge uma nova vida quando
um espermatozóide entra num óvulo...
Não surge!!!
Que eu saiba os espermatozoides tambem são seres vivos, tem vida;)

Por esta forma de pensar , será que matar os espermatozóides tambem é um atentado á moral e bons costumes como o aborto?

Sou a favor desde que se preeencham determinados requesitos e esses não incluem:

Usar o aborto como meio anticoncepcional -PORQUE SE DEU A QUECA SEM PROTECÇÃO , NÃO SE TOMOU A PILULA, estavam ébrios e não tiveram tempo ou não pensaram, e outras variantes deste genero de irresponsabilidade.

Por estes essêncialmente sou a favor.

Por motivos de saude, por violação, por um azar fortuito, por manifesta incapacidade para ter outro filho - pobreza ou carências do agregado familiar - por defeciencia ou má formação congenita, por suspeição de dependencia de drogas.

citação:Originalmente colocada por pensante

Cada um é livre para tomar decisões sobre a própria vida,
não sobre a vida de outra pessoa.

Cada um é livre de entender a partir de que altura um amontoado de células é considerado uma pessoa.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Pá eu acho que fazer um aborto até ás 1as semanas de gravidês , é aceitável..agora fazer abortos com 5 meses.. isso nem pensar..

O projecto de lei é para 10 semanas (2 meses e meio).
Isso já não será tempo demais ??

É um prazo limite, nem todos os abortos vão ser feitos na 10ª semana. Mesmo assim há países em que o limite vai até às 12 semanas.

Eu tenho uma dúvida que ainda ninguém falou.

Houve um referendo em que a opção "não" ganhou. Depois deste novo referendo, teremos outro daqui a mais uns anos novamente?

Se já foi feito um referendo não tem lógica fazer-se um novo.

O que eu sei é que agora que se devia estar a falar de como o governo pretende gastar mais dinheiro (não se sabem bem onde) com o próximo orçamento de estado e isto depois de andar a dizer que tinhamos de apertar o cinto, levanta-se de novo esta lebre (assunto particular diga-se) para os pobres de espírito irem atrás.

Cá para a minha ideia este será o ultimo referendo para muitos anos... Porque com a adesão que há em Portugal, os referendos são uma treta..

Por exemplo, no 1º referendo sobre o aborto em 98, apenas 32% da população votou. E o Não ganhou com 50,07%..

No fundo, sabes o que isto significa? Significa que porque 70% da população resolveu não votar, foi apenas 16% da população que acabou por impor a sua opinião..

Enfim.. Sinceramente, resultados com estes niveis de participação, além de não serem vinculativos, têm uma legitimidade politica duvidosa, por isso sinceramente, para este tipo de participação, que se lixem os referendos, se as pessoas não se dão ao trabalho de sair de casa para participarem, porque raio insistir? Decide-se, impõe-se e acabou... Se não gostarem nas proximas legislativas escolham outros..

E este referendo vai voltar, cá para mim a ter uma abstenção enorme.. E vai ser outro resultado de legitimidade duvidosa... MAs provavelmente (espero) vai ganhar o Sim, e vão ficar todos +/- contentes excepto o o CDS e pronto.. O assunto morre por ai..

Não sei se vai ganhar o "sim" ou o "não" mas pouca diferença irá fazer visto que fazer um aborto será sempre pago.

Agora grave é perde tempo que se devia estar a debate assuntos importante do país e estar-se a falar disto no parlamento e vai-se gastar uma fortuna nesta palhaçada.

Eu acho que a abstenção devia ser era de 100%a ver se o governo ganha juízo.

Já agora alguem ouviu falarem mais dos referendos europeus que foram interrompidos ardilosamente por estavam a por em risco toda a comunidade europeia...:D desses ninguem falou mais:)

O governo devia era fazer referendos quando aumenta os impostos...esses eu ia votar;)

Como isto vai descambar mais tarde ou mais cedo nem vou votar na pole, aliás estou para esta pole como para a questão do Aborto em sí, é-me completamente indiferente, a partir de um primeiro referendo em que as mulheres tinham na sua mão a capacidade de se despenalizarem e não o fizeram por mim tanto me faz que as despenalizem como as condenem á morte.

Ah e para juntar á indiferença, se um dia tiver perante uma situação de Aborto farei o mesmo que os cinicos e hipocvritas todos fazem, vou lá fora porque me posso dar a esse luxo, os outros paciencia, aguentem-se á propria bojarda que alimentam.

Voltar
Superior