Abrir actividade de compra e venda de automóveis - ENI - CAE 45110

carregalhe

New member
Bom dia a todos. :)

Fiquei na dúvida em abrir este tópico no Geral ou aqui no Offtopic, mas como trata mais de assuntos relacionados com legislação e contabilidade, optei pela segunda opção.

Estou em vias de abrir actividade como ENI para a compra e venda de viaturas, tanto nacionais como importadas. Antes de passar por um contabilista e por um balcão de empresa, pensei em deixar aqui algumas dúvidas, e até pode ser que mais coisas surjam nas quais ainda não havia pensado.

1- Enquanto profissional, há um número limite de viaturas que a Alfândega me permita importar para Portugal?

2- Se quiser ser eu a fazer parte do recondicionamento (isto é, lavagem, polimento, higienização de interiores, etc), este CAE serve? Preciso de algum tipo de licença ou de cumprir algum regulamento em relação ao local?

3- Sendo ENI, não preciso de ter horário definido de trabalho, certo? Mas se quiser aproveitar uma divisão no piso térreo da minha casa para escritório, a rampa ao lado da casa para ter os carros e estar por lá a maior parte do tempo, há algum problema? Os carros não estariam exactamente em exposição, virados para a estrada, e estou a considerar que a minha morada nas facturas seria a mesma, pois iria viver nessa casa;

4- Em relação à contabilidade, pelas minhas contas não haverá necessidade de ser organizada, visto que não tenho assim tantas despesas a deduzir (corrijam-me se estiver enganado e não funcionar assim): não irei pagar renda, pois estou a utilizar o terreno da casa, por exemplo. Ouvi também falar num regime especial que é o da margem, em bens usados. Seria o caso? E como seriam feitas/comprovadas as contas se comprar um ou outro carro a um particular, seja aqui seja no estrangeiro, i.e., sem factura?

5- Irei optar pelas formas mais básicas e económicas de publicidade, mas fica a curiosidade...sendo ENI e estando a utilizar o espaço da minha casa numa zona residencial, que tipo de publicidade física (outdoors, banners, sei lá) poderia fazer?

6- Sei que terei de dar garantia, mas de que forma é que essa responsabilidade me é imputada a nível legal? Isto é, no caso de uma empresa parece mais concreto, ainda que eu fosse ter o dito escritório, um lugar físico onde as pessoas podem ir bater-me à porta...

Se alguém souber responder a uma das coisas mas não a todas, força! Qualquer input é apreciado e quero começar logo em condições e fazer algo credível.

Obrigado. [;)]

Last edited:
Bom, por partes que isso não está fácil:

1- que eu saiba, e a não ser que a lei tenha mudado nos últimos 2/3 anos, não existe limite.
2- Não, esse CAE não serve para cobrares esses serviços, o que não quer dizer que não os possas fazer nos carros que compras para depois os venderes.
3- O facto de seres ENI ou de abrires uma Lda nada tem a ver com o Alvará do espaço. Sem alvará não podes ter exposição.
4- Contabilidade não é o meu forte, mas, segundo o que me lembro, a organizada permite-te deduzir á colecta ao passo que a simplificada assume uma percentagem das tuas vendas como lucro. Penso que não seja benéfica na situação de carros já que as margens são, normalmente, baixas em relação ao valor total facturado. Penso que é isso, mas quem perceba mais que eu que me corrija.
5- De novo, podes ter a publicidade que quiseres, o que não podes é ter exposição sem alvará.
6- A garantia tens de a dar sempre. Agora, dependendo da idade do carro podes é comprar uma garantia à pessoa e venderes o carro com essa garantia (sei que a mapfre tinha esse serviço).

Obrigado, Spinnaker. [;)]

Tirando um ou outro pormenor que não é impeditivo, a tua resposta vai de encontro àquilo que esperava. Só fica por deslindar a questão do escritório, mas também sei que estou a tentar encontrar problemas onde (muito provavelmente) eles não existem.

Já vi entretanto que o CAE para poder cobrar serviços de limpeza/polimento é o 45200.

Em relação ao alvará para exposição, estamos a falar de uma zona residencial, pelo que isso possivelmente está fora de questão, mas também sei que só a câmara está em condições de o dizer.

Obrigado, Spinnaker. [;)]

Tirando um ou outro pormenor que não é impeditivo, a tua resposta vai de encontro àquilo que esperava. Só fica por deslindar a questão do escritório, mas também sei que estou a tentar encontrar problemas onde (muito provavelmente) eles não existem.

Já vi entretanto que o CAE para poder cobrar serviços de limpeza/polimento é o 45200.

Em relação ao alvará para exposição, estamos a falar de uma zona residencial, pelo que isso possivelmente está fora de questão, mas também sei que só a câmara está em condições de o dizer.

Já agora, no ponto 4, deve-se ler: "...penso que o regime simplificado não seja benéfico na venda de carros..."

Nessas questões não te posso ajudar mas posso te dar um conselho, nesse tipo de negócio é preferivel separares o teu lado pessoal do lado da empresa. Mais vale alugares uma pequena loja ou escritório para fazeres a tua "sede".
Ao dares a tua morada e atenderes pessoas na tua casa podes vir ter problemas no futuro com clientes insatisfeitos e clientes que te queiram tentar enganar e burlar e que arranjam grandes filmes.
Um amigo meu começou assim e viu a coisa muito complicada e "tirou" o negócio de casa em 3 tempos, agora tem um género de stand, alugou um pequeno terreno e tem lá um contentor de escritório e especializou-se em vender apenas carros comerciais, mas volta e meia diz que vai desistir do negócio pois as margens se quiseres fazer as coisas de forma legal e bem feitas, são pequenas.

Boa sorte com o negócio!

Ainda tens o Alfa 33?

Já agora, no ponto 4, deve-se ler: "...penso que o regime simplificado não seja benéfico na venda de carros..."

Hmm, ok, pensava que seria ao contrário, uma vez que fiz as contas e como o overhead seria baixo (pequena % de despesas a apresentar face ao lucro) aquilo que o estado assume como taxável e não taxável no regime simplificado enquadrar-se-ia. De qualquer forma, já tenho o contacto de uma contabilista de confiança para esclarecer essa parte.

msantos, percebo o potencial problema e é algo que irei ponderar mais uma vez, apesar de estar muito inclinado para essa opção (de aproveitar a habitação) - do ponto de vista económico era mais um aspecto que facilitava iniciar e manter um negócio de margens apertadas. A minha ideia é muito a de ter o meu canto e desenvolver o negócio como achar melhor e ser o meu próprio patrão; trabalhei recentemente no comércio de semi-novos e se chegar a ganhar o mesmo que ganhei nos meus melhores meses com o meu pequeno negócio já fico satisfeito, por isso as expectativas não são muito elevadas e as contas estão feitas.

Ainda tenho o Alfa! Já vai nos 210 000 kms. :)

Last edited:
Back