Abrir Negócio... Viável?

NTVSOPORTO

New member
Ola amigos :)
É o seguinte, gostaria de receber as vossas opiniões em relação à viabilidade na abertura de uma loja comercial tipo "candy shop" (não estou a falar de casa de meninas :) ).
No fundo a minha ideia seria abrir uma loja de venda de doces, guloseimas, chocolates, bebidas e talvez uns panikes ou bolos...

A minha ideia seria:
- loja pequena (renda baixa)
- junto a escola básica ou secundária
- talvez vender ao peso
...
Pergunto vos o que acham e como prespectivam o futuro de um negócio destes? Acham que vale a pena arriscar? Por um lado penso que sim ( lembro me de um quisoque junto a escola onde estudei há uns valentes anos e o homem vendia que se fartava), mas por outro lado penso .. Será vender gomas e pastilhas elásticas suficiente para pagar renda (+/- 200€/mês) + ordenado?

Agradeço as vossas respostas,
Bem hajam.
Cumprimentos

Quando era puto, lembro-me de abrir uma dessas junto à minha escola, quando entrei para o 5º ano. Quando a loja começou, o tipo tinha um carro muito velho e a loja começou com decoração e equipamentos básicos (balcão e pouco mais). Quando saí dessa escola, no 9º ano, a loja já estava toda bonitinha, ampliada, tinha outros serviços como café e afins e o dono já aparecia num Audi novo (isto num tempo em que não havia tantos Audis, BMWs, etc.).
Sucesso deverá ter, mas depende do valor de renda que arranjas, quantidade de miúdos que a escola tem, se há outras lojas/cafés semelhantes na zona, etc.

sinceramente a tua ideia não é má, mas esse modelo de negócio nos dias que correm pouco rende, e tens muita concorrência, a preços que não consegues competir, logo o ideal será pensares noutra coisa...

depende de quanto é o investimento... se é pouco e se é dinheiro que possas perder sem grande drama, manda-te de cabeça. Se não, é preferível perder algum tempo a fazer um plano de negócio, estudos de mercado na área, etc

Nas escolas do meu concelho os alunos estão proibidos de sair da escola a não ser que haja uma autorização dos pais, pelo que não seria rentável

Os miúdos da escola já não teem a liberdade que tinha-mos à 20 anos.
Já não se pode sair e entrar à vontade e muitos chegam e voltam de transportes. Pelo menos por aqui, fora das férias não se vê alunos a vaguear como antes.

Não me parece que nos dias de hoje seja uma boa ideia, excepto se a zona em questão for realmente propícia

Quando andava no ciclo (há 25 anos atrás), também abriram duas lojas do género junto à escola.
As lojas estavam sempre cheias de putos e deviam ter uma grande rentabilidade.
Entretanto abriu o CoimbraShopping c/ Continente...as lojas morreram.

Será que com tanta oferta nas grandes superfícies, este tipo de loja tem algum sucesso? Parece-me que será muito complicado.

Ola amigos :)
É o seguinte, gostaria de receber as vossas opiniões em relação à viabilidade na abertura de uma loja comercial tipo "candy shop" (não estou a falar de casa de meninas :) ).
No fundo a minha ideia seria abrir uma loja de venda de doces, guloseimas, chocolates, bebidas e talvez uns panikes ou bolos...

A minha ideia seria:
- loja pequena (renda baixa)
- junto a escola básica ou secundária
- talvez vender ao peso
...
Pergunto vos o que acham e como prespectivam o futuro de um negócio destes? Acham que vale a pena arriscar? Por um lado penso que sim ( lembro me de um quisoque junto a escola onde estudei há uns valentes anos e o homem vendia que se fartava), mas por outro lado penso .. Será vender gomas e pastilhas elásticas suficiente para pagar renda (+/- 200€/mês) + ordenado?

Agradeço as vossas respostas,
Bem hajam.
Cumprimentos

Acho que nos dias que correm seria mais rentável e tinhas sempre a vantagem de fazer o test-drive antes de colocar no mercado.....

O ano letivo tem uma duração de 35 semanas, os alunos frequentam a escola 5 dias por semana.

35*5= 175 dias

Tens despesas 365 dias por ano e tens 175 dias para fazer negócio, pensa melhor nisso ;)

O ano letivo tem uma duração de 35 semanas, os alunos frequentam a escola 5 dias por semana.

35*5= 175 dias

Tens despesas 365 dias por ano e tens 175 dias para fazer negócio, pensa melhor nisso ;)
E há sempre a questão bem lembrada de os putos não poderem sair durante o dia. Além disso chegam de carro e saem de carro sem por os pés na rua. Convém saber esses detalhes antes de abrir a loja.

Nada melhor que começares por ver umas coisas:
- O custo das mercadorias
- Os activos a comprar
- As despesas
- Quanto tens que vender, os preços e as quantidades para cobrir as despesas
- A concorrência na zona
- Qual o movimento da Zona
- Lista de oportunidades e riscos
E tendo isto faz um plano de negócios, faz mesmo à mão para rabiscares e emendares à vontade, basicamente pores por escrito o que vais fazer e como, como vais gerar vendas, como vais obter o financiamento para os investimentos, não precisas para já de rácios e índice e estatísticas, basicamente precisas é de provar a ti mesmo que a ideia de negócios tem pés, cabeça e dinheiro suficiente.

Firma ou individual? se vais trabalhar com muitas responsabilidades, créditos, empregados, contractos, etc... quanto mais responsabilidades mais convém ter uma empresa, a empresa tem os seus custos, mas dá protecção limitada caso o negócio corra mal, e digo limitada porque as dividas ao estado podem ser revertidas, as dividas aos bancos, pelo menos por grandes empréstimos são pedidos avais dos gerentes...

E há sempre a questão bem lembrada de os putos não poderem sair durante o dia. Além disso chegam de carro e saem de carro sem por os pés na rua. Convém saber esses detalhes antes de abrir a loja.

Muito bem lembrado, os putos só podem sair da escola na hora de almoço (se tiverem autorização do EE) e no final das aulas.

Pessoal,

ok que os putos ficam de férias mas a zona onde a loja é, eventualmente, para ficar é habitada na mesma, certo?

Penso que deve ser um bom negócio, mas os putos são clientes muito difíceis de agradar e muito infiéis. A maioria vai ao sítio mais barato e não liga ao atendimento nem a decorações.

Pessoal,

ok que os putos ficam de férias mas a zona onde a loja é, eventualmente, para ficar é habituada na mesma, certo?

Penso que deve ser um bom negócio, mas os putos são clientes muito difíceis de agradar e muito infiéis. A maioria vai ao sítio mais barato e não liga ao atendimento nem a decorações.

habituada ou habitada???

perto de uma escola havia uma casa de sandes que só abria perto da hora do almoço e depois por volta das 15h voltava a fechar. sandes a 2€ e 2.5€ e estava sempre cheia. o pior era no resto do tempo e durante as férias (de natal, de páscoa e principalmente nas férias grandes). é sempre um risco, mesmo que seja de gomas, que geralmente vendem ao peso ou a 5 cêntimos cada uma.

habituada ou habitada???

perto de uma escola havia uma casa de sandes que só abria perto da hora do almoço e depois por volta das 15h voltava a fechar. sandes a 2€ e 2.5€ e estava sempre cheia. o pior era no resto do tempo e durante as férias (de natal, de páscoa e principalmente nas férias grandes). é sempre um risco, mesmo que seja de gomas, que geralmente vendem ao peso ou a 5 cêntimos cada uma.

Tens razão, foi o maldito do corrector ortográfico :sh) ...

Voltar
Superior