[Economia] Acabar com o dinheiro moeda

Os meus sogros costumam guardar uns 1000€ em dinheiro físico em casa. Quem passou pelo 25 de abril tem sempre medo que haja qualquer coisa do género e os bancos e pagamentos eletrónicos fiquem indisponíveis por algum tempo.[;)]

O grande problema do cartão é que é muito mais difícil receber e não declarar, daí a resistência dos pequenos e médios comerciantes.

Já pensaram na quantidade de impostos que alguns passariam a pagar.

O mais certo era o negócio deixar de ser rentável.

O grande problema do cartão é que é muito mais difícil receber e não declarar, daí a resistência dos pequenos e médios comerciantes.

Já pensaram na quantidade de impostos que alguns passariam a pagar.

O mais certo era o negócio deixar de ser rentável.

ora aí está a verdadeira razão, não tem nada a ver com as taxas.

o problema é a economia paralela, eles sabem bem que as pequenas transações são as mais fáceis de esconder do fisco.

para terem um exemplo, há um café em Dublin que acabou completamente com o dinheiro físico e só aceitam pagamentos electrónicos.

como tinham muitos clientes em hora de ponta, a caixa era o grande bottleneck, os clientes tinham de contar os trocos, os empregados tinham de contar os trocos, na abertura da caixa tinham de colocar as moedas (que tinham de ir buscar ao banco), no fecho do dia, tinham de contar a caixa, se faltava dinheiro o funcionário tinha de meter, etc etc etc

agora é sempre a aviar, como toda a gente usa contactless, nem o PIN é preciso meter. A caixa bate sempre certo, ninguém conta dinheiro, não é preciso ir ao banco buscar moedas / depositar dinheiro, atendem mais clientes, mais rápido, a facturação é maior, a satisfação dos clientes também.

como servem sobretudo cafés, a grande maioria das transacções são abaixo dos 5 euros. Acham que eles se preocupam sequer com as taxas? Acham que não são muito mais rentáveis neste modelo?
A parte de perder dinheiro com pagamentos em numerário aplica-se a negócios de grande volume de clientes. Para negócios corriqueiro que não recebem assim tanta gente por hora, perdem mais com o pagamento eletrónico. Não se pode generalizar...

[:p]

quanto, se não é indiscrição?

e porquê?
Vários milhares de euros e dólares norte americanos.

E a razão (uma delas) é a mesma de ter aplicações financeiras em cinco instituições: diversificação.

Apesar de ser dinheiro parado é dinheiro imediatamente disponível especialmente para viajar. Até porque muitas vezes para levantar dinheiro rápido é preciso avisar o banco.

Se acabarem com o euro papel, simplesmente reforço a quantidade de dólares.

Ao ser extinta uma moeda papel, simplesmente é dar mais espaço para outras moedas circularem.

Não concordo, quero poder comprar o que quiser sem que alguém saiba que comprei, e para já, isto só é possível com cash. Não quero que o estado me controle ainda mais. Tenho uma famíliar que tem sempre 20 notas daquelas que querem extinguir em casa!

O que eu concordo é com a maior disponibilização de terminais TPA em mais zonas, e aí o utilizador pode escolher, ou seja, a tendência para acabar com o dinheiro físico não deve ser imposta ao comerciante mas sim espoletada pelo consumidor. É lógico que quando viajo tento nunca levantar dinheiro, e consoante o país, isto é bastante possível. Se for ao tasco lá da aldeia comer a posta de carne a 10€, tento não pagar com o cartão, já sei que para o velhote conseguir fazer aquele preço, tem que abdicar de alguma coisa.
Quando arranjo a bike na oficina, também tento pagar em dinheiro, e não peço fatura, e sei perfeitamente o que acontece. Quem acha que os impostos iam reduzir se também diminuísse a economia paralela, no meu ponto de vista, é só crente. Em Portugal os impostos são altos porque sustentamos a família daquilo tudo. Às vezes penso se uma monarquia não saíria mais barata.

A verdade é que todos nós, mesmo que digamos que não, vamos consentido com a economia paralela, se eu tenho um problema em casa no cano X, eu vou preocupar-me em arranjar o bom picheleiro à melhor qualidade preço, e em grande parte dos casos, dispenso a fatura. Se for num imóvel a render, já penso de forma diferente.

Se for comprar umas caixas de Alvarinho ao Sr José dos Vacas, eu já sei que não me vai passar fatura, o que é certo é que o vinho dele é melhor que aqueles que vejo nos super, mais saudável, e mais em conta. Escusado será dizer que se ele começar a legalizar o negócio, já não consigo encontrar o que quero.

Isto de só usar cartões só funciona em grandes cidades, esqueçam isso em Portugal, nem tudo é Lisboa!

Hoje em dia já é possível ter um cartão pré carregado, que não identifica o utilizador diretamente.
Ao se pagar em dinheiro, só se está a favorecer a fuga aos impostos, a criminalidade e até o terrorismo.

O custo do próprio dinheiro (fazer notas e moedas), daria para subsidiar os TPAs, e mesmo assim, despensáveis já hoje em dia, onde é possível pagar por APPs e contactless pelos smartphones.
O estrangeiro podia, se não tivesse cartão, por ex, alguém da República Centro Africana que chegasse com uma mala cheia de dinheiro, tinha que adquirir um cartão numa cada de cambio.

Agora essas histórias de querer manter o anonimato e não querer o que se compra ou se deixa de comprar e a quem, que o "governo" vai ter acesso a tudo, não fazem parte de um pensamento de uma sociedade mais justa e civilizada.

Um gajo chega ao carro e tem o carro em 4 tijolos, não foi certamente porque as jantes eram fixes, foi para alguém conseguir ali 20€ fáceis. Quando alguém deixa de pagar o condomínio, e vai-se a ver, o tipo não tem rendimentos, não tem carro nem nada que se possa penhorar, ficando os restantes vizinhos a arder, embora saia todos os dias de casa num carro para ir trabalhar (que não está em nome dele).
Quando os idosos são burlados e entregam o dinheiro amealhado que tem em casa.
As familias que recebem RSI e depois tem rendimentos que ninguem imagina...

Muitos problemas desapareciam porque não haveria dinheiro fisico.

Dinheiro sempre, principalmente em géneros, isso é top!

TPAs é para caloteiros....e esta não é brincadeira, foi o único motivo porque adquiri um[:cool:]

e todo o negócio das oficinas, cabeleireiros, electricistas, canalizadores, empregadas domésticas, etc

que obviamente ficariam substancialmente mais caros, teriamos menos pessoas a exercer essas profissões e essas pessoas pagariam mais impostos

a grande fuga está nas grandes empresas, num sistema legal que lhes permite fazer não a fraude fiscal, mas sim a evasão fiscal
quando se vê que os gigantes da net conseguem sediar-se em paraísos fiscais para onde canalizam todos os seus rendimentos e aí pagam uma fração irrisória daquilo que lucram

acaba por pagar menos impostos, em percentagem, um bilionário que a empregada doméstica que declare todos os seus rendimentos

bem, outro beneficio seria asfixiar imenso as profissionais do sexo, prostitutas, como a privacidade seria sempre muito duvidosa os clientes teriam receio de virem a ser expostos ou chantageados se recorressem à prostituição

A fuga aos impostos é uma realidade generalizada....ainda hoje comprei cerejas na estrada, sem FT/RC.

Tal como é a carga absurda de impostos

Tal como é o uso, completamente estapafúrdio, corrupto ou incompetente, dos mesmos.

Voltar
Superior