Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Boas malta

Sabendo que andar sempre de médios (ou luzes diurnas similares) torna-nos mais visíveis em TODAS as circunstâncias de luminosidade, e portanto evitando acidentes...
... existe alguma razão para NÃO circular de luzes acesas sempre?

Nota: a única resposta válida seria "porque gasta energia e portanto, combustível", mas esta é incoerente porque de certeza que quem diz isso nunca vai usar essa desculpa para prescindir do rádio, vidros eléctricos, ar condicionado, desembaciador traseiro ou espelhos eléctricos... [;)]

Uma coisa que eu tenho reparado é que há muito boa gente a desligar as chamadas luzes diurnas . . .

Bem, voltou a chuva, copiosa em alguns pontos do país e, para "variar", de novo os azelhas que teimam em andar de faróis apagados...

Será preciso um desenho para explicar que quando chove o dia fica mais escuro, facto que a juntar à chuva diminui consideravelmente as condições de visibilidade?...

Bem, voltou a chuva, copiosa em alguns pontos do país e, para "variar", de novo os azelhas que teimam em andar de faróis apagados...

Será preciso um desenho para explicar que quando chove o dia fica mais escuro, facto que a juntar à chuva diminui consideravelmente as condições de visibilidade?...

Estamos em Portugal, país do facilitismo e da ignorancia...[8b]
E não é só o facto de nós vermos melhor...é o facto de durante a chuva, com os faróis ficamos bem mais visiveis para os outros...

Venho desenterrar este tópico pois parece que a praga dos mínimos e faróis de nevoeiro parece estar a aumentar cada vez mais [8b][8b][8b]

Este pessoal não percebe que aquilo só afecta os outros condutores que circulam em sentido contrário??

É impressionante o numero de carros que durante o dia circula nestas condições, apesar de também já ter visto um ou dois à noite a fazerem o mesmo :sh) :sh)

As autoridades deveriam estar mais atentas a estas situações pois começa a ser um absurdo o numero de pessoas que usa os farois de nevoeiro em deterimento dos médios [8b]

Venho desenterrar este tópico pois parece que a praga dos mínimos e faróis de nevoeiro parece estar a aumentar cada vez mais [8b][8b][8b]

Este pessoal não percebe que aquilo só afecta os outros condutores que circulam em sentido contrário??

É impressionante o numero de carros que durante o dia circula nestas condições, apesar de também já ter visto um ou dois à noite a fazerem o mesmo :sh) :sh)

As autoridades deveriam estar mais atentas a estas situações pois começa a ser um absurdo o numero de pessoas que usa os farois de nevoeiro em deterimento dos médios [8b]
O problema é que não se vêem autoridades rodoviárias a indicar aos condutores o procedimento correcto. Parece que deixaram de ter, ou saber ter, uma atitude profiláctica nesta e noutras matérias. Fazem muitas vezes o que não deviam, mas o que deviam ... népias...

Minimos e farois de nevoeiro nunca me incomodou quando me cruzo com eles. Assumo que é falta de jeito ou toque chuning e nao há impacto.

Pior que isso é em dias como hoje, primeiras chuvas, piso barrado a manteiga, tudo a espetar-se e ainda por cima nos momentos mais intensos haver alguns que nem os médios acendem. Alias, hoje de manha pelas zonas de oeiras havia um nevoeiro intenso e muitos nem minimos, quanto mais faróis de nevoeiro. [:D]

O problema é que não se vêem autoridades rodoviárias a indicar aos condutores o procedimento correcto. Parece que deixaram de ter, ou saber ter, uma atitude profiláctica nesta e noutras matérias. Fazem muitas vezes o que não deviam, mas o que deviam ... népias...

Caro Pé Leve,

já conheces o discurso oficial "excesso de velocidade ou velocidade

excessiva matam" ou não? Tudo o resto como por exemplo circular de faróis

apagados em condições de visibilidade reduzida ou quando chove - já nem

digo de dia e com sol - não tem mal nenhum. É só para pitosgas ou para

o estilo[8b]:sh).

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Caro Pé Leve,

já conheces o discurso oficial "excesso de velocidade ou velocidade

excessiva matam" ou não? Tudo o resto como por exemplo circular de faróis

apagados em condições de visibilidade reduzida ou quando chove - já nem

digo de dia e com sol - não tem mal nenhum. É só para pitosgas ou para

o estilo[8b]:sh).

Cpts e Viagens Seguras[;)].
Infelizmente é verdade, caro amigo. Parece que vivemos numa sociedade cada vez mais dormente... E nem as autoridades, com especiais deveres de fazer, de trabalhar arduamente no sentido da incrementação da segurança rodoviária, parecem estar verdadeiramente preocupadas com isso... Interessa é a conveniente câmara atrás da moita ou instalada na "bomba" muito agradável de conduzir e "espremer", por assim dizer, mas dá muito trabalho verificar faróis apagados, piscas mal feitos, faróis mal calibrados, lâmpadas fundidas...

Já me faz lembrar esta coisa dos gato fedorento... [8b]

É, parece que há pessoas, a quem circular nas rotundas, continua a fazer imensa confusão. E é desses que tenho medo :sh)

Não tem nada a ver com medo!
Tem a ver com respeito, ou melhor com a falta dele...
Estamos à entrada duma rotunda e vem um ordinário qualquer que vai sair na entrada em que nós estamos preparados para entrar na rotunda. Ele para sair da rotunda tem obrigatóriamente que ligar o pisca da direita para indicar esse movimento, só que nem 10% dos condutores os fazem.
Por dois motivos, porque não cumprem as regras (nem tão pouco as sabem) e porque se estão positivamente cagando para os outros!

Mas andam de luzes acesas e até com as nevoeiro se for preciso...

Acendam os faróis também quando passam em tuneis... porra! [:D]

Hoje podia ter tido um acidente no túnel do marquês por causa de um tipo que vinha a uma velocidade louca a ultrapassar e completamente sem luzes.

Provavelmente se algo de pior acontecesse até seria eu o culpado... ia na direita a subir, para fazer uma ultrapassagem olho pelos espelhos, não vejo ninguém, meto pisca e inicio a manobra, nessa altura levo uma flashada de máximos...

Ao menos pediu desculpa e ligou as luzes.

Saí hoje do tranaçho decidido a criar um tópico sobre este assunto, não sabia eu que ele já exisitia e já era bem longo!

De manhã às 7:40h eu diria que 80% das pessoas andam com os faróis desligados! à noite ao voltar do trabalho a mesma história!!! chuva? igual...

mas o que irrita mesmo mas MESMO é com nevoeiro! É dificil acreditar mas há parolos que com nevoeiro ligam OS MÍNIMOS!!!!!! Outros há ainda que ligam os mínimos+faróis de nevoeiro!

Em relação aos piscas, nas rotundas, apesar de me chatear, já me vou habituando, agora ir atrás dum animal destes e ele de repente abrandar e cortar SEM PISCA?!?!?!?! Pelo amor de Deus!!!! ou estar à espera para entrar num estrada principal e os otários cortarem e não fazerem pisca e eu fico a pensar "se este anormal tivesse feito pisca eu tinha passado...agora tenho que voltar a esperar 10min para que possa entrar"

Eu digo-vos do fundo do coração, se havia coisa que me dava prazer imenso era montar-me num reboque estilo americano, bem pesado e potente montar-lhe um mata-vacas à frente e entrar em modo carmaggedon! [8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Não tem nada a ver com medo!
Tem a ver com respeito, ou melhor com a falta dele...
Estamos à entrada duma rotunda e vem um ordinário qualquer que vai sair na entrada em que nós estamos preparados para entrar na rotunda. Ele para sair da rotunda tem obrigatóriamente que ligar o pisca da direita para indicar esse movimento, só que nem 10% dos condutores os fazem.
Por dois motivos, porque não cumprem as regras (nem tão pouco as sabem) e porque se estão positivamente cagando para os outros!

Mas andam de luzes acesas e até com as nevoeiro se for preciso...

Subscrevo totalmente. Quantas e quantas vezes vou entrar numa rotunda e tenho que esperar que os condutores que a contornam saiam, não vá dar-se o caso infeliz de ter um acidente. Se dessem o pisca, já poderia entrar na rotunda confortavelmente.

Eu quando está chuva ligava sempre os faróis no corsa, agora no meu Leon é tudo feito de modo automatico ! Começa a escurecer, tipo 18:45H já acende os faróis e quando começa a chover, assim que o limpa para brisas liga automaticamente ao fim de X tempo ligado constantemente ele liga as luzes tudo de forma automatica !

Nos tuneis a mesma coisa, assim que se entra, Puff, faz-se luz ! Em relação aos que não os ligam , deviam ser multados severamente pois pode prejudicar o transito e muito !

Num dia que estava a vir para Lisboa no transido ia batendo pois o carro da frente além de não ir de luzes acesas não tinha qualquer tipo de luz no carro, nem de travão.. travei mesmo em cima, o que vale é que o Leon trava bem senão pumba :sh)

no outro dia, aquando das primeiras chuvas e dos primeiros acidentes, vi um energúmeno com os belos dos mínimos e faróis de nevoeiro. depois mais à frente cheguei a ver um SÓ com os faróis de nevoeiro. lá deve ter andado a inventar no carro, de certeza. mas o que mais se via era nevoeiro que só deixava ver a 50 ou 60 metros e o pessoal de luzes apagadas. isto às 8h da manhã, quando ainda está meio escuro. [8b]

Voltar
Superior