Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Hoje, em AE, um com os faróis desligados.

Quando o vejo, fico a pensar... Este aqui é um perigo... Deixa-me chamá-lo a atenção...

Faço sinal com as luzes de nevoeiro traseiras e com os 4 piscas várias vezes e nada... Deixo-o passa para a frente... Faço sinal de máximos e nada. Até que me lembrei de manter os máximos ligados e acho que aí percebeu e ligou as luzes. Mas no fim lá fez o gestinho com o dedo! [:vm)]

E vamos nós lá perceber esta gente... :sh)

E onde anda a polícia? Esses estão atrás dos arbustos parados a controlar a velocidade com os radares! [8b] Isso sim é que é contribuir para a segurança rodoviária!

Também apanhei uma senhora assim hoje na A25. Só me apercebi dela quando já estava mesmo em cima dela, tal era a chuva que caia no momento(mais a porcaria de piso da AE até albergaria), mesmo dando sinal de luzes e 4 piscas ligados ela lá continuou no seu smart com as luzes desligadas:sh) :sh) O que me mete bastante confusão é que era uma rapariga nova, ou seja com carta tirada há pouco tempo...

Hoje chover a cântaros e, novidade, arriscaria a dizer que um em cada vinte condutores acendeu (correctamente) os seus faróis, numa atitude consciente de respeito por si próprio e pelos demais utentes da via!... Assim nunca iremos lá...[8b]

E desses 20 quantos é que levavam mínimos acessos que não servem para nada?

Quando é que o pessoal aprende que se ligar os médios não paga mais à EDP no fim do mês!:sh)

Hoje chover a cântaros e, novidade, arriscaria a dizer que um em cada vinte condutores acendeu (correctamente) os seus faróis, numa atitude consciente de respeito por si próprio e pelos demais utentes da via!... Assim nunca iremos lá...[8b]

É um perigo mesmo.. então carros cinzentos quase não os vejo pelo retrovisor :\

Nos últimos anos da antiga IP5 também era obrigatório o uso dos médios de dia.

Creio que foi por volta do ano 2000, em conjunto com as políticas "tolerância zero".

Eu por mim gosto que os outros me vejam mais depressa de dia em estradas nacionais

A minha questão era até em relação à IP3, porque passo lá algumas vezes e talvez ande pitosga.

E concordo contigo, alguns anos depois de tirar a carta e depois de me aperceber da realidade da condução (que não se aprende nas escolas, lógicamente, mas sim com o calo), passei a usar sempre os faróis acesos, de verão e inverno. É comum depois aparecerem uns samaritanos a avisar-me dos faróis, mas eu agradeço e deixo passar. Só não o fiz quando tinha um problema eléctrico, mas aí tinha que poupar bateria, senão andava a pé.

Não é bem assim... em alguns IP (IP3, IP4) creio que é obrigatório o uso de médios de dia.

Só no IP4, no IP3 não é obrigatório.

Em relação ao que o Pé Leve disse de hoje com chuva irem de faróis desligados, não é de admirar, eu no Sábado por volta das 10 da noite fiz o Eixo N/S todo da ponte até Sacavém atrás de um Twingo completamente ás escuras, por muitos sinais de luzes que lhe fizesse o tipo nunca acendeu os faróis. Mas este pessoal de noite não estranha estar tão escuro dentro do carro (painel, rádio, botões diversos), juro que não entendo.:confused:

É um perigo mesmo.. então carros cinzentos quase não os vejo pelo retrovisor :\
Hoje de manha chovia imenso e contava pelos dedos os carros com os médios ligados [8b] Estes condutores, desde que consigam ver para frente está tudo bem [8b] Não pensam é que devem ser vistos pelos outros condutores!!!

Também apanhei uma senhora assim hoje na A25. Só me apercebi dela quando já estava mesmo em cima dela, tal era a chuva que caia no momento(mais a porcaria de piso da AE até albergaria), mesmo dando sinal de luzes e 4 piscas ligados ela lá continuou no seu smart com as luzes desligadas:sh) :sh) O que me mete bastante confusão é que era uma rapariga nova, ou seja com carta tirada há pouco tempo...

Nas escolas de condução muitas vezes não lhes "ensinam" que as luzes devem ser ligadas!

São raras as vezes que vejo um carro duma escola com as luzes ligadas e a chover..

Nas escolas de condução muitas vezes não lhes "ensinam" que as luzes devem ser ligadas!

São raras as vezes que vejo um carro duma escola com as luzes ligadas e a chover..

"Ensinar"? As minhas aulas de codigo devem ser sido muito estupidas, porque era apenas auto estudo, ainda assim na 1ª aula de condução estava a chover e bem e o instrutor disse, "Ah e tal ligue os minimos" ao que eu respondi, "mas entao não é suposto serem os medios?" e ele "fogo, ja aprendem isso?"

Eu acho que se alguem passa no exame de código tem obrigação de saber minimamente o código, acho que tambem ninguem ensina a ligar o limpa para brisas. Muito menos ensinam aqueles que tem a mania de andar de farois de nevoeiro com tempo normal.

"Ensinar"? As minhas aulas de codigo devem ser sido muito estupidas, porque era apenas auto estudo, ainda assim na 1ª aula de condução estava a chover e bem e o instrutor disse, "Ah e tal ligue os minimos" ao que eu respondi, "mas entao não é suposto serem os medios?" e ele "fogo, ja aprendem isso?"

Eu acho que se alguem passa no exame de código tem obrigação de saber minimamente o código, acho que tambem ninguem ensina a ligar o limpa para brisas. Muito menos ensinam aqueles que tem a mania de andar de farois de nevoeiro com tempo normal.

É por caramelos desse gabarito que anda para aí muita gente na estrada que é um autentico desastre a conduzir!!![8b] [8b] [8b] [8b] [8b] [8b] [8b]

sim mas existe malta que atrofia com as pesssoas que usam farois de nevoeiro a torto e a direito.Eu por exemplo durante o dia em autoestrada perfiro levar os minimos e farois de nevoeiro acessos do que os minimos e os medios.Porque? Porque quando necessário fazer algum sinal de luz com os maximos com os medios de dia nao é tao visivel! E como é claro cá em protugal tem-se de passar o tempo todo a fazer sinais de luz na autoestrada porque ha muitos carros que nao trazem espelhos nem retrovisores de serie :p

Há tu és desses q tem por hábito fazer sinais de luzes a quem n se desvia da tua frente... devo dizer-te q isso é uma total falta de respeito pelas pessoas q circulam na estrada q têm tanto ou mais direito que tu a usufruir da mesma. Só para dar um exemplo, se eu circulo em auto-estrada a 120km/h (velocidade máxima permitida), na faixa da esquerda, e tenho carros nas faixas ao meu lado a circular a menos velocidade, (note-se que eu não tenho como mudar de faixa porque tenho carros ao meu lado) e me aparece um atrasado mental qualquer a fazer sinais de luzes devo dizer-te que o vejo bem porque tenho bons espelhos retrovisores e por regra ando sempre atento a eles, mas o meu desprezo por esse gesto é total! Podes até gastar as luzes de máximos, porque enquanto eu não tiver espaço para mudar de faixa vou-te mesmo ignorar até ao fim...

Quanto a usar mínimos e faróis de nevoeiro sem que esteja realmente nevoeiro, parece-me uma perfeita estupidez, afinal de contas qual é o problema dos médios? Alguém me sabe esplicar?

essa malta faz-me rir.. deve ser para mostrarem que têm um 'extra' [:D]

Então que desçam e subam os vidros para mostrar que são eléctricos, que subam o volume do rádio para mostrar que têm bom som, que liguem e desliguem todas as luzes para mostrar que as têm, que liguem os sistemas de Dvd para os bancos de trás mesmo sem estarem a ser usados, tudo coisas na moda...LOOOOOOOL
Ai ai, há pessoas tão pequenas...

Há tu és desses q tem por hábito fazer sinais de luzes a quem n se desvia da tua frente...

falando nesse aspecto mas em cidade...ha ai umas amelias que mereciam sinais de maximos ate acordarem para a vida..por amor de deus..andarem a 20km/h?? mete-me mais impressao aqueles que nao saem do sitio do que os que andam depressa digo ja...sao os que mais irritam uma pessoa e aqueles que mais fazem perder a paciencia e tambem os mais perigosos...depois é irmos a ultrapassa-los e eles lembrarem-se de virar sem pisca ou fazerem uma anormalidade qualquer...prefiro encontrar a minha frente condutores que andem em "passo acelerado" do que esses molengoes que parece que tem tempo para tudo..principalmente idosos é ve-los a ir devagar devagarinho a atrapalhar quem tem que correr para trabalhar

falando nesse aspecto mas em cidade...ha ai umas amelias que mereciam sinais de maximos ate acordarem para a vida..por amor de deus..andarem a 20km/h?? mete-me mais impressao aqueles que nao saem do sitio do que os que andam depressa digo ja...sao os que mais irritam uma pessoa e aqueles que mais fazem perder a paciencia e tambem os mais perigosos...depois é irmos a ultrapassa-los e eles lembrarem-se de virar sem pisca ou fazerem uma anormalidade qualquer...prefiro encontrar a minha frente condutores que andem em "passo acelerado" do que esses molengoes que parece que tem tempo para tudo..principalmente idosos é ve-los a ir devagar devagarinho a atrapalhar quem tem que correr para trabalhar

Pois é...eu também já fui como tu, sempre com a mania das pressas, até ter apanhado uma multa por ir a 57 km/h, e ter que pagar 60€ na hora.
Agora ando a divertir-me a tentar conduzir perfeitamente, ou seja, tipos "acelerados" atrás de mim porque o sinal diz 40 e eu vou a reduzir para 40.

Cumprimentos...

@Topic:

Se há coisa que me irrita é isto...gente com os faróis desligados.
Para quem não sabe cá em Braga está a chover a potes mesmo, teve assim ontem a tarde toda e hoje, mas com vento e chuva forte a reduzir bastante a visibilidade.
Não é que 4 em cada 5 carros vem de luzes desligadas? Às 7 da noite! Ora eu com o carro embaciado porque tenho de ter as janelas fechadas e a sofagem não dá já me vejo aflito para os ver com eles ligados, imaginem carros cinzentos no meio daquela chuva toda de luzes apagadas.

E há mais! Então imaginem que já perdi a conta daqueles que acham que os médios são muito fortes para o dia (embora já não se veja a ponta de um corno) e então circulam de mínimos ligados. Uma maravilha.
E depois claro, há acidentes. Haja pachorra para esta gente!

Voltar
Superior