Acidente Alfa 147 jtd :(:(

[s)] Ai hoje foi a minha vez, e logo num sitio em que tomo sempre precauções extra e conheço super bem, uma rotunda :s!!!
Desculpem o tamanho das fotos mas não sei por isso pequeno.[8b]
Resumindo o que aconteceu como podem ver no desenho no fim, eu vinha atrás, do Seat quando entrei na rotunda, ela sem pisca começa a contornar a rotunda pela direita ou seja por fora, pensei que ela iria sair na primeira a direita, eu como ia sair na segunda saída contornei por dentro, fiz pisca para a direita, olhei mas ela as tantas estava num ângulo morto, e sai, quando vou a sair ela aparece-me a frente nem tive tempo de reagir e bati com o lado direito na lateral traseira esquerda do seat logo na roda, o seat rodopiou e ficou em cima do passeio... Agora acho que vou me dar mal mas fogo,se ia contornar a rotunda ela tinha era de contornar por dentro como eu...ai tou mesmo em baixo....:sh)
gal.php

gal.php

Na minha opinião apesar de ela ter feito mal a rotunda, e de a considerar culpada, acho que tu também não a fizeste de um modo totalmente correcto. Deverias ter encostado à direita após teres passado a 1ª saida e antes de chegar à 2ª saida, onde ias sair. Assim atravessaste uma faixa.

Em vez de gastar tanto dinheiro em radares de velocidade, se calhar deviam investir um pouco em campanhas de sensibilização de como fazer rotundas, que é algo que em Portugal não é totalmente claro e cada um faz (bem ou mal) como aprendeu.

Na minha opinião apesar de ela ter feito mal a rotunda, e de a considerar culpada, acho que tu também não a fizeste de um modo totalmente correcto. Deverias ter encostado à direita após teres passado a 1ª saida e antes de chegar à 2ª saida, onde ias sair. Assim atravessaste uma faixa.

Em vez de gastar tanto dinheiro em radares de velocidade, se calhar deviam investir um pouco em campanhas de sensibilização de como fazer rotundas, que é algo que em Portugal não é totalmente claro e cada um faz (bem ou mal) como aprendeu.

Exactamente! Por causa disto, o caso do meu pai foi considerado ambíguo, e portanto cada um ficou responsável pelos seus danos (felizmente o nosso dano foi só uma óptica e guarda-lamas).

Na minha opinião, tu és o culpado.

Sempre que tenho de fazer uma rotunda por fora, tenho sempre o cuidado de fazer pisca para a esquerda e ter muito cuidado com o pessoal que sai de dentro da rotunda.

Também é verdade que há muitas encomendas que saem disparadas do meio da rotunda, directo para a saída, sem olhar nem se preocuparem se algum carro vai a fazer a rotunda por fora.

Ainda hoje me aconteceu isso e por pouco não me bateu [8b]

Mesmo assim ainda foi uma fruta jeitosa...

Anda ali um PSP por isso não deve ter havido DAAA assinada por ambos, se assim é:
Preenche tu uma DAAA e assina, entrega uma cópia no teu Segurador e reclama na companhia do outro para peritagem, etc.
Quando o Auto estiver pronto vai buscá-lo (convém pagar) e envia cópia para ambas.
Depois espera para ver o que dizem.

Se houver DAAA assinada por ambos ou fores activar os Danos Próprios é um pouco diferente.

Quanto a resolução provavelmente a companhia da senhora vai alegar mudança de via, atribuindo totalmente a responsabilidade a ti.
Se ficar em 50% já não será mau de todo...

A culpa é claramente tua tendo em conta o desfecho "normal" destes casos!
Todos os casos parecidos com este que tenho conhecimento, o culpado é sempre que vai sair da rotundo e bate em quem vai a contornar...
Se houver aqui alguém que tenha tido um acidente deste caso e a culpa tenha sido de quem está por fora que se pronuncie.

...

No entanto, como existe ambiguidade pois ambos os lados teem as suas razoes, acho que isso vai ficar cada um com os seus custos. Foi assim que foi decidido no caso do meu pai.

...

Aho isso pouco provavel.
Ou declinaram a ambos (e nenhum decidiu avançar) ou a proposta foi de 50% (o que é mais provavel), ai cada um recebe 50% do danos sofridos da companhia contrária.

Essa teoria é a mesma do Código da Estrada? Parece-me que não...[:D] Pelo menos, até entrar em vigor aquilo que circula aí por mail...[;)]
Epah, fiquei mesmo a pensar que a última info acerca da circulação nas rotundas, saiu "pela mão" da DGV aka IMTT.
Estou errado? Ainda não existe nenhum decreto lei sobre o tema?

Aho isso pouco provavel.
Ou declinaram a ambos (e nenhum decidiu avançar) ou a proposta foi de 50% (o que é mais provavel), ai cada um recebe 50% do danos sofridos da companhia contrária.

Lembro-me perfeitamente que foi decidido cada um ficar com os seus custos. Se e' normal ou não, não sei, ate' porque não segui o caso em pormenor, mas a decisão final foi essa, sem duvida!

Só reparei agora que estavas na faixa de dentro quando querias sair na primeira à direita...

Assim, a manobra não foi feita correctamente, mas isto das seguradores ninguém sabe o que irá sair dali...

Boa sorte para o Alfa.

Um abraço, by Filas

Epah, fiquei mesmo a pensar que a última info acerca da circulação nas rotundas, saiu "pela mão" da DGV aka IMTT.
Estou errado? Ainda não existe nenhum decreto lei sobre o tema?

Tens essa discussão no "tópico" ao lado... [;)][:D]

Essa info que referes é a interpretação da Ex-DGV mediante as alteraçõe ao Código da Estrada em 2005, em termos legislativos não houve qualquer alteração posterior.

Culpa tua acho que nao vai haver muitas duvidas. Isto chama se cortar rotundas nao e para faze las em frente mas para contornalas..

Lembro-me perfeitamente que foi decidido cada um ficar com os seus custos. Se e' normal ou não, não sei, ate' porque não segui o caso em pormenor, mas a decisão final foi essa, sem duvida!

A companhia do teu pai terá dito que não pagava nada ao outro.
A companhia do outro terá dito que não pagava nada ao teu pai.

E cada um conformou-se com esta decisão.

A companhia do teu pai terá dito que não pagava nada ao outro.
A companhia do outro terá dito que não pagava nada ao teu pai.

E cada um conformou-se com esta decisão.

Talvez. Não discuto mais. Sei que cada um pagou os seus estragos, ate' porque o outro estava bastante pior e comentamos isso (se fosse 50/50, a despesa do meu pai seria maior).

Talvez. Não discuto mais. Sei que cada um pagou os seus estragos, ate' porque o outro estava bastante pior e comentamos isso (se fosse 50/50, a despesa do meu pai seria maior).

A despesa do teu pai sería sempre igual.
Quando se fala em 50% para cada, quer dizer que as companhia apenas pagam 50% dos danos a cada um, ficando o restante por conta de cada um dos intervenientes.
Ou seja o teu pai só teria que pagar o restante da reparação do seu próprio carro e a companhia do outro pagava metade.
(a mesma coisa se passaria entre a comp. do teu pai com o outro).

Ps- não estou a discutir, apenas a tentar esclarecer pois vejo que muitas pessoas fazem confusão nestas situações.[;)]

Oh Maven ganda manobra...então sais de trás dela, indo tu muito bem pela direita para cortares a rotunda a direito. :confused:

A culpa é mesmo tua.

Boa sorte

Eu digo e repito: fazer rotundas por fora é condução defensiva. Não é a forma ideal para as fazer, mas é completamente legal. A culpa é claramente tua, que cortaste a rotunda mesmo em frente.

Espanta-me é que há quem pense que a culpa é da outra condutora. De facto umas revisões do código não faziam mal nenhum. Uma rotunda é como uma avenida infinita. Quem muda de faixa perde prioridade.

Btw, força com o Alfa. Ficou danificado no compartimento do motor? Senão é só chapa e arranja-se bem [;)]

Bem, a informação que tenho (colega que teve um acidente idêntico), é que a senhora em quem bateste se apresentava à tua direita, e segundo o CE, tem prioridade que se apresenta pela direita.
Mesmo que tenha contornado mal a rotunda...

Mas há rotundas ai tão mal feitas e tão pequenas, que para sairmos na 3ª saída por exemplo, entramos para a faixa mais interior, mas mal temos espaço e tempo para sair para a mais à direita antes da saida que queremos. Estas regras são para as rotundas grandes ou com pouco transito porque para as outras é uma confusão e uma carga de trabalhos.

Concordo com o que vocês dizem, porque também tenho esse cuidado, já sei que na rotunda já estou a defesa, mas há muitas "rotundinhas", que é uma chatice.

Como bateste já na parte traseira do ibiza, também não te ajuda em nada :(

melhores dias virão

Voltar
Superior