Acidente buraco na estrada

sfarfals2

New member
Boas,

No fim do ano tive um acidente, passei por cima de um buraco numa estrada municipal e furei um pneu. Chamei a GNR, disseram-me para ir a uma oficina e depois fazer a reclamação na Câmara.

Ao colocar os pneus novos ao sitio e proceder ao alinhamento, disseram que não dava para alinhar pois estava com folga na caixa de direção :|

Tive a ver preços e ainda são caras. Será que a câmara assume a reparação?

Passados 12 dias vai ser difícil a entidade responsável pela via assumir esses custos..

Foi feita participação pela GNR?
Apresentou reclamação na entidade que regula ess via? Cm?

Na participação da GNR diz que tenho 3 anos para fazer o pedido de indemnização, que deverá ser feito na camara municipal. A questão é que tenho medo que eles digam que o problema da caixa nao tem nada a ver com o buraco, visto que nao tenho como provar que foi.

Do que li na internet, normalmente é só os pneus que sao trocados :|

e já para te pagarem os pneus vai ser um filme do caraças! ao meu tio num carro normal há muitos anos trocaram os 4 pneus, ele disse que foram os dois do mesmo lado. ao meu pai, numa estrada de paralelos, saltou um paralelo, bateu-lhe no cárter, andou mais uns 400mts sem suspeitar que tinha furado, o óleo ficou todo no chão. na altura fez-se a participação à GNR, o carro foi de reboque para a volvo e foi um 31 para a câmara assumir alguma coisa, isto quando os telemóveis quase que nem tinham câmara VGA e o do meu pai era simples. só com um primo dele advogado que tinha processos nessa câmara e que conseguiram que pagassem 400 contos (o euro tinha entrado há pouco mais de ano ou ano e meio) e mesmo assim foi o cabo dos trabalhos para receber. isto em duas câmaras diferentes.

pede uma peritagem e o documento comprovativo e faz a queixa na GNR ou junta à queixa, pois foi uma situação que não podias descobrir juntamente com os pneus, mas sim só ao trocar. e mesmo assim para "facilitar" o teu lado, o pedido indemnizatório até devia vir logo de um advogado, pois primeiro vão dar-te uma tanga ou uma nega valente.

Que trabalheira...
Uma peritagem é barato?
Estava a pensar pedir a um advogado para fazer o pedido de indemnização com o orçamento de reparação da caixa e pneus.

Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

Isso chama-se RC Exploração, e o município terá uma apólice para isso. Uma vez que, felizmente, desse evento não resultaram feridos graves ou mortos, tens 3 anos para reclamar. No entanto quanto mais rápido o fizeres, melhor.

Isso chama-se RC Exploração, e o município terá uma apólice para isso. Uma vez que, felizmente, desse evento não resultaram feridos graves ou mortos, tens 3 anos para reclamar. No entanto quanto mais rápido o fizeres, melhor.

Até que enfim que chegou alguém pouco dado a cinema!!! [:D]

1 - Obtens orçamento de reparação dos danos, sejam eles quais fores (desde que sejam...)
2 - Diriges-te ao município que jurisdiciona a estrada, e questionas de que forma será melhor efetuar a reclamação (impresso próprio, email, etc...)
3 - Fazes a reclamação, descrevendo pormenorizadamente a ocorrência, data, hora, local, intervenção de autoridades e danos sofridos, anexando o respetivo orçamento de reparação

Se tudo correr como é normal em boa parte dos municípios, será efetuada participação á seguradora de RC Exploração e serás contactado por esta.

Só para dar feedback.
Fui ao município fazer a reclamação, anexei orçamento reparação da caixa de direção, mais uma fatura da Norauto relativo aos pneus novos.

Em abril ligaram-me da seguradora a agendar uma peritagem, marquei peritagem. Resultado:
- caixa de direcção é desgaste do carro
- os pneus não estavam na oficina logo não teria direito a pagamento.

Não pagaram nada, segui o caso para um advogado

Sent from my Mi 9T using Tapatalk

Só para dar feedback.
Fui ao município fazer a reclamação, anexei orçamento reparação da caixa de direção, mais uma fatura da Norauto relativo aos pneus novos.

Em abril ligaram-me da seguradora a agendar uma peritagem, marquei peritagem. Resultado:
- caixa de direcção é desgaste do carro
- os pneus não estavam na oficina logo não teria direito a pagamento.

Não pagaram nada, segui o caso para um advogado

Que é isso de os pneus não estarem na oficina?

Devo dizer que faz algum sentido...

Ainda assim, sugeria que reclamasses e apresentasses testemunhas comprovando o dano. Mas pode ser mais difícil.

Fiz o que a GNR indicou, fui á Norauto trocar os oneus e apresentei a fatura na câmara junto com o documento da GNR.

Agora vou ter que ir para tribunal com a câmera ou seguradora

O meu pai já teve algo semelhante, a Policia a desviar o transito para outra estrada, e nesse novo trajeto caiu num buraco com um dos pneus (cedeu pavimento), furou e ainda lixou não sei o quê. Nem foi preciso chamar a policia, estava ali ao lado.

Fez o auto da ocorrência, recolheu oçamentos e depois de algumas visitas nada se passou, simplesmente se descartaram...

Arranjou o carro do bolso dele, voltou-se a "carregar" mas o resultado foi o mesmo...

Última edição:
Compreendo a parte da necessidade de verificar os pneus, pois nenhuma seguradora paga uns pneus sem antes analisar os anteriores, até para verificar o estado dos mesmos e compatibilidade dos danos com o embate no buraco.

Caso os pneus já apresentassem desgaste elevado, a seguradora nunca iria pagar uns pneus novos, mas sim uma percentagem do valor atendendo a esse desgaste.

Nestas situações em que se pretende reclamar algo a seguradoras é sempre recomendável guardar o máximo de elementos possíveis (fotos, objetos, peças, etc) até que os valores sejam pagos e o processo concluído.

Sem ver os pneus anteriores, a seguradora não sabe se os pneus que la tinhas eram uns ling long nos arames, a aproveitaste para colocar uns Michelin novinhos topo de gama.

E o ditado, quem estraga velho paga novo? :D

Não faltam casos de carros novos (meia dúzia de dias) que levam pancadas e vão para reparação... Nesses casos já serve "emendar" a coisa [:cool:]

E o ditado, quem estraga velho paga novo? :D

Não faltam casos de carros novos (meia dúzia de dias) que levam pancadas e vão para reparação... Nesses casos já serve "emendar" a coisa [:cool:]

Não confundir ditados com a lei portuguesa... obrigado!

Pensa lá então... um carro novo tem um acidente cuja reparação custa 3000€. Devíamos deitar o carro fora e trazer um novo? Um carro usado de 2015 tem um acidente cuja reparação custa 3000€. Devíamos deitar o carro fora e dar outro novo ou então ir ao mercado procurar outro com a mesma idade e kilometragem?

A lei faz todo o sentido. Deve ser ressarcido do valor dos danos. Se os danos foram nuns pneus ling long com 50000km em cima é diferente de serem nuns michelin novos. Se os danos forem num ferrari é diferente de num opel corsa. Não é menos justo por causa disso.

Voltar
Superior