Acidente com 3 carros

Noutros paises não sei, mas compara os preços de carros cá e lá e compara os ordenados de cá e os de lá e depois diz-me qual é a diferença
Dou-te um exemplo de um carro que eu gosto e sonho, sonho vir a ter mas é daqueles sonhos complicados pois podes ver pelos links...

http://e-services.mercedes-benz.com...45208&ClassGroupId=1&BodyId=13&NationalId=000

http://www.dsc.mercedes-benz.com/customer/mb_portugal/config/index.cfm?DSP=YourModel&Model=814

Vê só a diferença entre estes 2 modelos, que eu até gosto e compara os ordenados de lá e os de cá....

Em relação a isto, gostaria só de dizer que as coisas não são tão lineares como parecem. Lá os carros podem te parecer mais baratos, mas é se os trouxeres logo para o nosso país, porque ter um carro lá fora não te fica barato... Posso falar em relação a Espanha.
Imposto de circulação pagas cerca de 10 vezes mais, e seguro também é uma diferença enorme! Posso te dizer que uma renault Kangoo de 2000 paga cerca de 1000euros num seguro contra terceiros+vidros. Não nos podemos acreditar em tudo o que ouvimos no telejornal! [;)]

Em relação ao tópico, lembrei-me agora que um dia reparei numa oficina num cartaz sobre seguros e já não me lembra bem o que dizia, mas penso que falava qualquer coisa que a companhia de seguros era sempre obrigada a reparar o carro se o dono do carro quisesse.
Mas não tenho a certeza. Espero ter ajudado. :)

O valor comercial do veículo penso que é aquele pelo qual a seguradora o segurou. De certeza que há uma cotação.

Para seguros de Responsabilidade Civil isso é irrelevante e ainda por cima as seguradoras não fazem seguros de danos prórpios a um carro com 19 anos!

É uma situação deveras chata, pois as pessoas ficam mesmo de mãos a abanar, na minha opinião deveria ser reposto o estrago, mas a lei não obriga a tal, parece-me!![8b]

Euy smp ouvi dizer que a pessoa pode obrigar o seguro a pagar o arranjo do carro de modo a ficar como estava antes mas para isso tem-se de lutar bastante. Agora se isso se alterou ou não já nao sei.

É smp muito chato estas situações :(

Já dei o meu parecer... mas pelos vistos ninguem tomou isso em conta... ou a minha resposta nem sequer apareceu...
O teu amigo que arranje um advogado, certamente só conseguirá ver algum dinheiro desta forma... inclusivé, se tiver recibos/facturas de todos os arranjos que fez pouco antes do acidente, talvez ajude para que a seguradora dê mais algum €€€...

Last edited:
Já dei o meu parecer... mas pelos vistos ninguem tomou isso em conta... ou a minha resposta nem sequer apareceu...

Sim, apareceu, e já vi e tomei em conta. Já falei com o meu amigo para falar com o mediador de seguros dele, mesmo não tendo culpa nenhuma e para se mexer juridicamente uma vez que o seguro contempla apoio jurídico...

Já viste as horas em que estávamos no forum!! nessa altura... já não lhe ia telefonar... ainda acordava o piqueno...
Obrigado pela informação...

R2MS

Last edited:
Tenho um amigo que tem um Fiat Coupé e aqui na Madeira só há 3. Em tempos teve um acidente e a seguradora também não queria arranjar o carro, queriam pagar-lhe o valor comercial do mesmo, que era um tudo ou nada inferior.

Lá teve com burocracias, advogados por fim sempre lhe arranjaram o carro, mas na Fiat também tiveram que lhe baixar o valor do arranjo.

O meu amigo não se fartava era de dizer, que há mais Porsches do que Fiat Coupés na Madeira. [:D]

Passou se algo parecido tb comigo..
Tava parado num sinal, veio um senhor por tras e parou.. veio um terceiro que bateu no que estava atras de mim e esse ainda deu um ligeiro encosto no meu(estalou somente o para choques), mas para teres uma ideia o senhor que me deu o encosto ficou com a traseira toda desfeita e teve o carro arranjado primeiro que o meu..[8b] [8b] [8b]
enfim, ha coisas que nao se precebem...
cumps,,,

pelo menos deve valer o valor de abate, para compra de novo

claro q nao.. o valor de abate é de 1250€.. nunca esse carro teria esse valor comercial..

carrros com mais de 15 anos perdem o valor, pras seguradoras é 0€ q valem..

Para seguros de Responsabilidade Civil isso é irrelevante e ainda por cima as seguradoras não fazem seguros de danos prórpios a um carro com 19 anos!

É uma situação deveras chata, pois as pessoas ficam mesmo de mãos a abanar, na minha opinião deveria ser reposto o estrago, mas a lei não obriga a tal, parece-me!![8b]

As seguradores fazem seguros contra danos próprios em qualquer carro com qualquer idade [;)] , tem é de se estabelecer um valor pelo qual o seguro estará a cobrir, (ex. tenho uma 320i touring, em perfeito estado de conservação, é de 1995 e podia-a cobrir com um seguro, digamos até 10.000 euros ou 15.000 euros, assim se sofresse algum acidente, o seguro cobria-me até os 10 ou 15.000 euros, conforme estava "coberto"), MAS como pago 150 euros anualmente de seguro contra terceiros, deixo-me estar.

Hã uns meses tive um acidente, com outro carro, assim que estava a ultrapassar um outro veículo, este mete-se de imediato na minha faixa(AE) e pimba...bato-lhe na traseira e de seguida uma moto bate-me na minha, mandando-me para os rail´s onde o carro ficou muito mal tratado, resultado: fui o culpado e nem mesmo a moto, que não guardou a distância de segurança, tendo-me batido forte, causando 90% dos danos no meu carro, devido ao "empurrão" contra os rail´s, tendo por sua vez destruido grande parte dos rails e grande parte do carro, a moto não me tem de pagar nadinha e fiquei com o meu carro comprado 2 meses antes que me foi caro, parcialmente destruido, sem tão cedo o poder arranjar.

Por isso seguradores [:vm)] é fugir delas...

Boas. O teu colega que fale com a companhia para lhe darem apoio juridico devido ao valor do carro e para pedir indemenização ao culpado devido há situação do filho (danos morais).
Convém falar com o condutor da viatura que ficou no meio e mais possiveis testemunhas do acidente. Pode levar tempo quanto há indemenização por danos morais mas quanto ao carro tem que ficar decidido em 30 dias com a nova lei.
Se for um bom advogado o teu colega consegue um acordo razoavel uma vez que nestes casos o valor dificilmente é justo.
Cumpts

Ele é o que ficou no meio!!!!

Tá sem carro e tem de andar a pé ou a pedir favores para ir a qualquer lugar...
País da Tanga este...
Se se paga um seguro é para algum motivo, caso contrário andaríamos por aí sem seguro...
ele agora tem de esperar que a companhia se digne a dar resposta se assume ou não a culpa (também só faltava não assumir se o próprio condutor assumiu - mas já vi casos destes) e depois mais isto e mais aquilo que eles resolvam por entraves quanto tempo terá de ficar a andar a pé sem direito a nada...

TOU A FALAR ISTO POIS PODE ACONTECER A QUALQUER UM E A MIM TAMBÉM...

por isso é que estou empenhado em saber e dizer algo sobre este assunto, pois nem todos podemos ter carros novos nem pagar seguros de danos próprios pois os nossos ordenados mal chegam para as despezas diárias obrigatórias....

R2MS

O teu amigo que arranje um advogado, certamente só conseguirá ver algum dinheiro desta forma... inclusivé, se tiver recibos/facturas de todos os arranjos que fez pouco antes do acidente, talvez ajude para que a seguradora dê mais algum €€€...

A tua opinião é válida e a única forma de repor a justiça. Mesmo com seguro contra terceiros, normalmente tem-se proteção jurídica, não sei se neste caso poderá ser accionada. Há alguns anos, a minha cunhada estava parada num semáforo atrás de outro carro e veio um auto-tanque dos bombeiros (parece que falharam os travões) e deu-lhe cabo do carro. A seguradora queria-lhe dar 300 contos mas o meu sogro chateou-os tanto que acabaram por dar 600 contos, uma vez que com o valor que queriam dar, nem arranjava o carro nem comprava outro idêntico. O teu amigo que se informe sobre o apoio jurídico por parte do Estado, de certeza que por esta via consegue mais dinheiro, tem todos os argumentos para isso. Boa sorte para ele e que o miúdo supere rápidamente o susto.

1º) Contactar seguradora onde o Audi está segurado, e perceber qual a posição deles. Ou seja, se em caso de litígio, há lugar a protecção jurídica suportada pela mesma. Não quererá o seu amigo custear um advogado (nem tem de o fazer). Para isso paga o prémio do seguro, que em teoria já deverá ter essa cláusula coberta;

2º) Essa "boa" prática de só ser pago o valor comercial do carro é relativa e contornável. Foi a seguradora informada de que o carro foi beneficiado? Ou seja, o valor comercial do mesmo terá aumentado em consequência do arranjo total? Há provas (fotos) desse melhoramento? Anexar ao processo;

3º) Contactar de imediato http://www.cimasa.pt/website/ e expôr o caso, corroborado por testemunhas e auto de ocorrência lavrado pelas autoridades competentes.

Já recorri a estes serviços, e estou 100% satisfeito. Recomendo vivamente para a situação em apreço.

Cumpts

O filho de um colega meu, também foi abalrroado, estando parado num semáforo, porque um cromo num ML esqueceu-se de travar, o carro de estimação era um Micra 1.3 Super S.

A reparação foi orçamentada em 3000€, e o valor atribuido ao carro de 1250€. Ele não aceitou os 1250€ e accionou a protecção jurídica do seguro (vê se o teu amigo tem isto no seguro dele!!!), andou quase 2 meses com o advogado e com ameaças de expôr o caso, ora aqui o caso deu uma volta, a seguradora deu-lhe o salvado 1250€ + mais o valor da reparação os 3000€, ele arranjou o carro por cerca de 1800€ e ficou com o resto...

Ele também uso o argumento de que ele era inocente e que no minimo lhe deviam dar o dinheiro suficiente para comprar um carro igual, mas à última da hora uma oferta feita pelo advogado da Allianz, ele aceitou logo!!!

boa sorte com isso

Back