zezoca
Suspenso
Em caso de acidente é irrelevante se está em marcha de urgência ou não. Não estamos a falar de coimas, acho que fui bem claro (uma coisa é a marcha de urgencia permitir desrespeitar algumas regras de transito sem penalizações, outra coisa completamente diferente é um acidente causado por esse mesmo desrespeito)
Não misturem as coisas, não estou a dizer se pode ou não pode andar em marcha de urgência. imagina que vais muito bem passas um semáforo verde, vem da direita um carro da psp/ambulância whatever que queima um vermelho e acerta-te em cheio, a culpa é tua? Não pois não? então onde está a diferença? Posso ser multado sim por não facilitar a passagem, mas em caso de acidente é as regras basicas do código que conta
É igual a estares mal estacionado e virem te bater, podes ser multado por estares mal, mas nada tem a ver com o apuramento de responsabilidades
repara , o art.65 é uma regra básica do código da estrada tal como todas as outras, e diz com as devidas ressalvas que devemos ceder passagem a um veiculo em marcha de urgência. se resultar em acidente é porque pura e simplesmente algum(s) interveniente não cumpriu uma regra imposta pelo CE que no caso em apreço é o referido artigo.
o facto de haver coima é quase irrelevante e foi só um acrescento informativo, até porque pode nem haver acidente algum e haver lugar a coima caso um agente detete infração à tal regra de cedência de passagem imposta pelo artigo.
no caso que exemplifiquei dificilmente serás tu ilibado e o veiculo urgente culpado.
no caso que exemplificas já é diferente pois no referido art. está contemplada a obrigação do urgente parar sempre ao sinal vermelho, podendo retomar a marcha. ai o apuramento de responsabilidade já se torna mais difícil e já mete o urgente em igualdade ou mesmo inferioridade dependendo de vários fatores.