[Acidente] Acidente com Carro de Polícia

Se a memória não me falha, há uns anos, houve um user que teve um acidente com uma carrinha do exército que, tal como os carros da PSP e do Estado em geral, estava isenta de seguro. O exército pagou-lhe o arranjo do carro, mas o processo ainda demorou uns meses.:sh)

Se a memória não me falha, há uns anos, houve um user que teve um acidente com uma carrinha do exército que, tal como os carros da PSP e do Estado em geral, estava isenta de seguro. O exército pagou-lhe o arranjo do carro, mas o processo ainda demorou uns meses.:sh)
Fui eu, demorou 2 anos e umas quantas idas ao quartel do ralis que agora é RTrans mais um par de simulações do acidente no local (eram lentos a compreender) mas no final pagaram tudo sem excepção.

Sem certezas absolutas a marcha de urgência devidamente sinalizada é a "via verde" para os veículos prioritários...e nesse caso o "grelhador" da PSP ganha vantagem.

Não ganha vantagem, em caso de acidente são culpados como qualquer outro cidadão que esteja em infração, a marcha de urgencia permite desrespeitar alguns sinais de transito mas em caso de acidente serão responsabilizados como qualquer outro condutor

Não ganha vantagem, em caso de acidente são culpados como qualquer outro cidadão que esteja em infração, a marcha de urgencia permite desrespeitar alguns sinais de transito mas em caso de acidente serão responsabilizados como qualquer outro condutor

Tens a certeza da afirmação? É que a culpa pode não ser atribuída à policia...

Por alguma razão o aguarda-se resposta do ministério...se fosse pelo condutor...estaria neste momento o agente da psp que conduzia a viatura a ser responsabilizado...
esses tiros para o ar nem sempre caiem no sitio certo.

Tens a certeza da afirmação? É que a culpa pode não ser atribuída à policia...

Por alguma razão o aguarda-se resposta do ministério...se fosse pelo condutor...estaria neste momento o agente da psp que conduzia a viatura a ser responsabilizado...
esses tiros para o ar nem sempre caiem no sitio certo.

Sim tenho a certeza da afirmação que fiz a 100%

E atenção ao que eu disse (em caso de acidente são culpados como qualquer outro cidadão que esteja em infração, a marcha de urgencia permite desrespeitar alguns sinais de transito mas em caso de acidente serão responsabilizados como qualquer outro condutor)

Não vi o acidente pelo que nao posso afiançar de quem é a culpa o que digo e reitero na integra é que a marcha de urgencia e ser da psp, é irrelevante para atribuição de culpa! o Codigo da Estrada existe e é igual para todos!

Agora se a pessoa não sabe se mexer e lutar pelo que tem direito, não pode estar com certeza a espera que seja a PSP a fazer isso!

Última edição:
Sim tenho a certeza da afirmação que fiz a 100%

E atenção ao que eu disse (em caso de acidente são culpados como qualquer outro cidadão que esteja em infração, a marcha de urgencia permite desrespeitar alguns sinais de transito mas em caso de acidente serão responsabilizados como qualquer outro condutor)

Não vi o acidente pelo que nao posso afiançar de quem é a culpa o que digo e reitero na integra é que a marcha de urgencia e ser da psp, é irrelevante para atribuição de culpa! o Codigo da Estrada existe e é igual para todos!

Agora se a pessoa não sabe se mexer e lutar pelo que tem direito, não pode estar com certeza a espera que seja a PSP a fazer isso!

Aulas de código rapidinho para "refrescares" algumas excepções no código, nalgumas situações para alguns utilizadores....inclui veículos de tracção animal[;)][:D]

Ainda não percebi qual é a duvida; a marcha de urgência, desde que devidamente assinalada, permite que não sejam cumpridas as regras de trânsito e a sinalização.

Porém, em caso de acidente, não deixam automaticamente de ter culpa.

A análise tem que ser casuística, mas há muitas situações em que a responsabilidade é do condutor do veiculo em marcha de urgência.

Ainda não percebi qual é a duvida; a marcha de urgência, desde que devidamente assinalada, permite que não sejam cumpridas as regras de trânsito e a sinalização.

Porém, em caso de acidente, não deixam automaticamente de ter culpa.

A análise tem que ser casuística, mas há muitas situações em que a responsabilidade é do condutor do veiculo em marcha de urgência.

E há excepções no código em que o veículo de emergência (e outros) têm prioridade legal onde outro utilizador não teria/tem.

Exemplos que me lembre: no acesso (via de aceleração em AE); cruzamentos/entroncamentos sem sinalização (desaparece a prioridade a quem se apresenta pela direita).

E há excepções no código em que o veículo de emergência (e outros) têm prioridade legal onde outro utilizador não teria/tem.

Exemplos que me lembre: no acesso (via de aceleração em AE); cruzamentos/entroncamentos sem sinalização (desaparece a prioridade a quem se apresenta pela direita).

Onde? O CE não especifica casos concretos:

SECÇÃO IXServiço de urgência e transportes especiais
Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência
1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro, de segurança prisional ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
3 - Os condutores dos veículos que circulam nas condições referidas no n.º 1 devem assinalar adequadamente a sua marcha através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respetivamente, nos artigos 22.º e 23.º.
4 - Caso os veículos não estejam equipados com os dispositivos referidos no número anterior, a marcha urgente pode ser assinalada:
a) Utilizando alternadamente os máximos com os médios; ou
b) Durante o dia, utilizando repetidamente os sinais sonoros.
5 - É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos referidos no n.º 1 quando não transitem nas condições nele previstas.
6 - Sem prejuízo dos números anteriores, em casos regulamentados, os condutores dos veículos que transitem em missão de polícia que assim o exija poderão ser dispensados de utilização de avisadores sonoros e luminosos, devendo observar indispensáveis medidas de segurança, não podendo, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha nas situações previstas no n.º 2.
7 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

Artigo 65.º
Cedência de passagem
1 - Sem prejuízo do disposto na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 31.º, qualquer condutor deve ceder a passagem aos condutores dos veículos referidos no artigo anterior.
2 - Sempre que as vias em que tais veículos circulem, de que vão sair ou em que vão entrar se encontrem congestionadas, devem os demais condutores encostar-se o mais possível à direita, ocupando, se necessário, a berma.
3 - Excetuam-se do disposto no número anterior:
a) As vias públicas onde existam corredores de circulação;
b) As autoestradas e vias reservadas a automóveis e motociclos, nas quais os condutores devem deixar livre a berma.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

Obrigado pessoal mas não se chateiem [:D]

Tenho andado a tentar pressionar o máximo que consigo por uma resposta, o problema é que tou a ficar sem sítios a recorrer. O seguro já me disse que não pode fazer mais, o MAI não atende o telefone, vou passar na PSP a ver se me conseguem dar alguma informação sobre o assunto. Se for assumido que a culpa foi minha queria pelo menos uma resposta rápida porque o meu carro tá em péssimo estado [s)]

não percebi bem o que quiseste dizer, mas num acesso a AE ou equiparado, um veiculo prioritário perde toda a prioridade e tem mesmo de ceder passagem a quem lá circula, agindo como qualquer viatura que aceda à referida via.

se algum instrutor de código te disse o contrario, ui, ui…….

Última edição:

O Codigo da estrada não diz nada disso. muda de escola de condução!

Alem do mais, uma coisa é a marcha de urgencia permitir desrespeitar algumas regras de transito sem penalizações, outra coisa completamente diferente é um acidente causado por esse mesmo desrespeito, ai aplica-se o codigo da estrada normal e estar em marcha de urgência é IRRELEVANTE, aliás no limite até poderia agravar.......

Sinceramente não sei onde tiram a carta

No entanto se nao fores tu a tratares das tuas dores, ninguém o fará o (O cidadão de bem aka PSP aka Estado) se puder fugir com o rabinho a seringa garanto-te que tambem o faz!

O Codigo da estrada não diz nada disso. muda de escola de condução!

Alem do mais, uma coisa é a marcha de urgencia permitir desrespeitar algumas regras de transito sem penalizações, outra coisa completamente diferente é um acidente causado por esse mesmo desrespeito, ai aplica-se o codigo da estrada normal e estar em marcha de urgência é IRRELEVANTE, aliás no limite até poderia agravar.......

Sinceramente não sei onde tiram a carta

No entanto se nao fores tu a tratares das tuas dores, ninguém o fará o (O cidadão de bem aka PSP aka Estado) se puder fugir com o rabinho a seringa garanto-te que tambem o faz!

também não é bem assim como pões as coisas pois esse "código da estrada normal" diz no nº1 do art. 65 (com as devidas ressalvas) que todo o condutor deve ceder passagem aos veículos em marcha de urgência, havendo até coimas para quem não o fizer.

num hipotético cruzamento sem sinalização em que o veiculo urgente se apresente pela tua esquerda e aconteça um embate, muito dificilmente serás ilibado da culpa e prejuízo por não cederes passagem ao abrigo do referido artigo, como ainda irás pagar a coima referente a tal desrespeito da regra.

também não é bem assim como pões as coisas pois esse "código da estrada normal" diz no nº1 do art. 65 (com as devidas ressalvas) que todo o condutor deve ceder passagem aos veículos em marcha de urgência, havendo até coimas para quem não o fizer.

num hipotético cruzamento sem sinalização em que o veiculo urgente se apresente pela tua esquerda e aconteça um embate, muito dificilmente serás ilibado da culpa e prejuízo por não cederes passagem ao abrigo do referido artigo, como ainda irás pagar a coima referente a tal desrespeito da regra.

Em caso de acidente é irrelevante se está em marcha de urgência ou não. Não estamos a falar de coimas, acho que fui bem claro (uma coisa é a marcha de urgencia permitir desrespeitar algumas regras de transito sem penalizações, outra coisa completamente diferente é um acidente causado por esse mesmo desrespeito)

Não misturem as coisas, não estou a dizer se pode ou não pode andar em marcha de urgência. imagina que vais muito bem passas um semáforo verde, vem da direita um carro da psp/ambulância whatever que queima um vermelho e acerta-te em cheio, a culpa é tua? Não pois não? então onde está a diferença? Posso ser multado sim por não facilitar a passagem, mas em caso de acidente é as regras basicas do código que conta

É igual a estares mal estacionado e virem te bater, podes ser multado por estares mal, mas nada tem a ver com o apuramento de responsabilidades

Como já referiam, o facto de se deslocar em marcha de urgência é irrelevante para a responsabilidade num sinistro.

No entanto tenho algumas dúvidas em relação à responsabilidade, pois apesar de a carrinha da PSP estar a ultrapassar pela direita o que é proibido, o user estava a mudar de via, e se bem me recordo a mudança de via obriga a algumas precauções, como sinalizar a intenção de o fazer e verificar se o pode fazer em segurança, sem causar transtorno a quem nela circula, independentemente se muda para a esquerda ou direita.

Duvido muito que a responsabilidade seja atribuída à PSP, ou pelo menos a 100%.

Voltar
Superior