Acidente com carro de trabalho

Dre74

New member
Boas, tive um acidente com o carro da empresa, bati num trator e depois fui projetado para uma ribanceira onde bati numa arvore, o carro ficou completamente amassado acho que é sucata. O trator tambem deve ser visto que lhe saltou uma roda e partiu aquela zona.
A minha duvida é a seguinte, posso ter de pagar todos esses danos ou é a empresa?
O trator estava a fazer uma manobra perigosa logo a seguir a uma curva de fraca visibilidade e ja nao tive tempo de parar.
Mas tambem devia vir a uns 70/80 kmh numa zona de 50.

Alguem dabe como se vai processar a situacao agora?
Obrigado

Boas, tive um acidente com o carro da empresa, bati num trator e depois fui projetado para uma ribanceira onde bati numa arvore, o carro ficou completamente amassado acho que é sucata. O trator tambem deve ser visto que lhe saltou uma roda e partiu aquela zona.
A minha duvida é a seguinte, posso ter de pagar todos esses danos ou é a empresa?
O trator estava a fazer uma manobra perigosa logo a seguir a uma curva de fraca visibilidade e ja nao tive tempo de parar.
Mas tambem devia vir a uns 70/80 kmh numa zona de 50.

Alguem dabe como se vai processar a situacao agora?
Obrigado

Nem o professor Mambo, quanto mais o fórum...
Existem provas ou testemunhas de que o trator efetuou uma manobra perigosa?
Estavas a usar o carro em trabalho? Se estavas, qual é o problema? Para isso é que servem os seguros. Se a empresa não tem seguro contra todos, é problema dela.
Se não estavas, depende deles. Se não tinhas autorização para o usar, o problema passa a ser teu.

Estavas a usar o carro em trabalho? Se estavas, qual é o problema? Para isso é que servem os seguros. Se a empresa não tem seguro contra todos, é problema dela.
Se não estavas, depende deles. Se não tinhas autorização para o usar, o problema passa a ser teu.

Sim. Estava a usar em Trabalho.
O trator estava a virar a esquerda para entrar num terreno logo a seguir a uma curva a direita de fraca visibilidade.
Exiatem testemunhas, mas as testemunhas que viram o trator tambem me viram a vir em excesso de velocidade.

Última edição:
Sim. Estava a usar em Trabalho.
O trator estava a virar a esquerda para entrar num terreno logo a seguir a uma curva a direita de fraca visibilidade.
Exiatem testemunhas, mas as testemunhas que viram o trator tambem me viram a vir em excesso de velocidade.

E como sabem que vinhas em excesso de velocidade? Olhómetro?

Sopraste ao balão e tinhas álcool? Estavas impedido de conduzir por algum motivo?
Até podes ter toda a culpa. Mas se não estavas a conduzir ilegalmente creio que o seguro não te pode exigir nada.

Se ele for dado como culpado e a empresa não tiver seguro contra todos os riscos, o problema é dele, pois se a empresa quiser, vai ter que pagar o arranjo do carro da empresa do bolso dele :sh)

Se ele for dado como culpado e a empresa não tiver seguro contra todos os riscos, o problema é dele, pois se a empresa quiser, vai ter que pagar o arranjo do carro da empresa do bolso dele :sh)

desculpa??[:D]
talvez se na eventualidade do contrato estiver mencionado algo em relação a isso.
até pode ele é receber uma indeminização do seguro (de trabalho obrigatório) caso tenha danos ou baixa médica se necessário pois estava em trabalho e ao serviço do empregador.

desculpa??[:D]
talvez se na eventualidade do contrato estiver mencionado algo em relação a isso.
até pode ele é receber uma indeminização do seguro (de trabalho obrigatório) caso tenha danos ou baixa médica se necessário pois estava em trabalho e ao serviço do empregador.

Não tens que pedir desculpa, se disse o que disse foi com conhecimento de causa.

Conheci um caso em concreto em que a vendedora bateu no carro com culpa dela,o Patrão foi informar-se e legalmente quem tinha que pagar o arranjo era o trabalhador. A empresa acabou por pagar metade e a trabalhadora a outra metade.

O seguro de trabalho do trabalhador é outra coisa, nada tem a ver com o carro.

só acredito nessa historia mediante o que disse :

porque de resto, não um trabalhador não tem de pagar por danos num instrumento de trabalho sem que seja provada a intenção deliberada de o fazer ou o desrespeito da regras de funcionamento do mesmo...... e para a empresa provar isso.

só acredito nessa historia mediante o que disse :

porque de resto, não um trabalhador não tem de pagar por danos num instrumento de trabalho sem que seja provada a intenção deliberada de o fazer ou o desrespeito da regras de funcionamento do mesmo...... e para a empresa provar isso.

Não estava nada referido no contrato, a trabalhadora tinha um contrato de trabalho normalíssimo.
Nem sempre as leis são lógicas e justas...

Em casos limite pode ser responsabilizado pelo tractor também (p.ex. se estivesse alcoolizado). Acredito que se estivesse a usar o carro sem autorização o mesmo se passasse.

Nao estava alcoolizado, e estava tudo legal. Estava dentro do horario de trabalho e faz parte do meu trabalho conduzir.
Foi inclusive chamada a gnr e feitos os testes de alcoolemia tanto a mim como ao outro condutor.
Agora tambem sei que o outro condutor nao tem carta de conducao e que o reboque que ele tinha atrelado ao trator nao tem seguro.
Se bem que acho que so e preciso ter uma licensa para conduzir tratores ou na via publica e preciso a carta mesmo?

Isso é muito estranho, acredito mais que o patrão tenha atirado o barro á parede a dizer que ela tinha de pagar tudo, mas como ele até era um gajo porreiro pagava metade.

Se voces soubesse o que eu me ri (não de achar piada) ao ler esta historia[:cool:][:cool:][:cool:]
Há cerca de 3 meses tive um acidente quase igual a este, porra, coincidência do caraças. No meu caso era uma reta do caraças, e no fim da reta esta o trator parado na berma, vejo o velhote a sair para ir abrir a cancela do lado esquerdo, vejo a voltar para o trator, e eu sempre a aproximar-me, quando já estou perto dele o homem arranca para atravessar para entrar no campo a esquerda, mal de tempo para meter pé ao travão. Desviei-me mas mesmo assim bati e arrancou-me tudo do lado direito, eu não vinha a 50km/h.
A culpa foi do trator.

Nao estava alcoolizado, e estava tudo legal. Estava dentro do horario de trabalho e faz parte do meu trabalho conduzir.
Foi inclusive chamada a gnr e feitos os testes de alcoolemia tanto a mim como ao outro condutor.
Agora tambem sei que o outro condutor nao tem carta de conducao e que o reboque que ele tinha atrelado ao trator nao tem seguro.
Se bem que acho que so e preciso ter uma licensa para conduzir tratores ou na via publica e preciso a carta mesmo?

as questões em relação à legalidade do outro interveniente nada têm a ver com tu teres ou não de pagar danos no instrumento de trabalho que o empregador colocou à tua disposição de forma a desempenhares a função para que foste contratado.
até digo mais, se sentes que de alguma forma ficaste lesionado/lesado ao serviço da empresa pode ser usado o seguro de trabalho.

o pior que te pode acontecer é ires de vela no fim do contrato ou se fores efetivo tentarem fazer-te a cama de alguma forma. mas pagares o dano numa ferramenta/maquinaria de trabalho sem provas muito fortes de dolo em tribunal não vai acontecer, partindo do principio que nada diz no teu contrato de trabalho em relação a isso.

tu ai não tens escapatória possível, vais sempre ser o culpado, nessa situação, quando ao resto danos materiais a tua empresa tem de ter seguro que cobre isso tudo, agora claro como já foi referido esta situação na vista do prisma da empresa nunca será boa e pode-te vir a sair cara no futuro...

Não tens que pedir desculpa, se disse o que disse foi com conhecimento de causa.

Conheci um caso em concreto em que a vendedora bateu no carro com culpa dela,o Patrão foi informar-se e legalmente quem tinha que pagar o arranjo era o trabalhador. A empresa acabou por pagar metade e a trabalhadora a outra metade.

O seguro de trabalho do trabalhador é outra coisa, nada tem a ver com o carro.

Há que situar a questão.

Isto não se tratou de um acidente rodoviário, no termo propriamente dito, mas sim de um acidente de trabalho. Em termos legais são muito diferentes.

Voltar
Superior