Acidente em estrada secundária

Hoje o azar bateu-me à porta...

Estava a circular numa estrada regional, quando após uma curva deparo-me com um objecto no chão. Não foi possivel travar, pelo que passei por cima da peça.

Resultado (só à vista)
- airbags disparados
- para-choques danificado
- carter ko
- caixa de velocidades ko
- penela toda amolgada

Chamei a GNR, fez o auto etc etc

Claro que o "dono" da peça que ficou no chão nunca vai ser identificado.

Agora pergunto, numa AE a concessionaria seria responsavel. E numa secundaria? Legalmente há algum responsável... ou posso pensar em comprar 1 carro novo?!

Penso que a camara municipal (junta de freguesia?) seja responsavel pela estrada, se nao tiver concessionada a nenhuma empresa particular.

Depende o custo da reparação e se achas que vale a pena, e já agora que carro é?

Acho que é as Estradas de Portugal, se contactares a junta/câmara dessa zona acho que te encaminham pra aí, mas não tenho a certeza.

Em princípio , é da responsabilidade da C.Municipal local, pode ser da e.Portugal ou outras. Vai à C.Municipal da zona em questão e pergunta. Se for dela apresenta de imediato a respectiva reclamação.

Se fosse um buraco, uma tampa de esgoto, ou outra qualquer anomalia/deficiência na estrada, poderias eventualmente tentar responsabilizar a câmara, a junta ou a EP, mas tratando-se de algo, ''largado'' por alguém, não te auguro grande sorte.

Com objectos largados de outros carros não vais ter sorte, nem em AE.. Basicamente terias de provar que eles sabiam e não fizeram nada

Se mesmo nas AE para assumirem danos por objetos na via, é complicado e estamos em local "fechado", em que se paga para circular, com melhor segurança, etc...

As Câmaras municipais ou Estradas de Portugal não tem possibilidade (nem obrigação legal) de patrulhar as vias municipais, sem conseguir provar que sabiam do problema e nada fizeram, será muito complicado.

Nas AE já é um pouco diferente, já que em algumas circunstâncias, compete às concessionárias provarem que cumpriram as suas obrigações. [;)]

Espero que tenhas danos próprios.

Estava a circular numa estrada regional, quando após uma curva deparo-me com um objecto no chão. Não foi possivel travar, pelo que passei por cima da peça.

Resultado (só à vista)
- airbags disparados
- para-choques danificado
- carter ko
- caixa de velocidades ko
- penela toda amolgada

Chamei a GNR, fez o auto etc etc

Claro que o "dono" da peça que ficou no chão nunca vai ser identificado.

Agora pergunto, numa AE a concessionaria seria responsavel. E numa secundaria? Legalmente há algum responsável... ou posso pensar em comprar 1 carro novo?!

Acho que seria a melhor opção,mesmo que a culpa seja da CM ou da JF,ira demorar pelo menos 1/2 anos a receber qualquer tipo de indemnização,e ainda para mais como isto anda.

Dois azares num só...foge, a tua conta bancária vai ficar mais pequena sem dúvida. Pede um orçamento primeiro, depois logo se vê, o importante é pensar uma coisa de cada vez, "o mal já está feito".

Arranjar o carro vs dar uns 4/5 mil por um igual.... vá o carro assim ai tem alguma valor comercial, nem que seja por peças. Vais ter seguir pelo que o dono vai querer.

«Artigo 24.º - Princípios gerais
1 - O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.»

Parece que este artigo 24º foi violado.

«Artigo 24.º - Princípios gerais
1 - O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.»

Parece que este artigo 24º foi violado.

Ou entao...:

É que o raio do artigo também se aplica em curvas.

Estas numa curva que pela descrito, parece uma curva cega, vais a 60km/h e aparece-te um objecto grande a 20m do carro. Achas que o artigo aqui faz sentido? Só se tiveres um Pagani Zonda é que ainda podias travar a tempo e em segurança.

E fui meigo com as distâncias e velocidade que usei para exemplo.

Esses artigos são muito bonitos na teoria, na prática como este caso é uma valente m.....

Boa sorte na resolução rapaz, o azar bateu-te mesmo à porta.[s)]

Estas numa curva que pela descrito, parece uma curva cega, vais a 60km/h e aparece-te um objecto grande a 20m do carro. Achas que o artigo aqui faz sentido? Só se tiveres um Pagani Zonda é que ainda podias travar a tempo e em segurança.

E fui meigo com as distâncias e velocidade que usei para exemplo.

Na realidade, o artigo faz todo o sentido e se fosse respeitado evitaria muitos acidentes.
Eu não estou a dizer que o cumpro sempre, mas devia.
No exemplo que descreves, se a curva é cega, se calhar 40 à hora já é demais.
Nunca se deve entrar numa curva, partindo do principio que ela está livre de obstáculos. Pode lá estar muita coisa: um camião que acabou de avariar, uma carroça, uma árvore caída, carga caída de um camião, etc. Podes-me dizer que não podemos pensar nisso, mas a realidade é que podemos e... devemos. Podemos ter feito milhares de curvas cegas partindo do principio que estão livres e ter sorte. No dia em que tivermos azar, só nos podemos culpar a nós próprios. As consequências podem ser catastróficas, se em vez de um objeto estivesse lá uma pedra de 10 toneladas caída (como eu já vi), o user nem se tinha cá vindo queixar e seria apenas mais uma noticia num jornal.

Esses artigos são muito bonitos na teoria, na prática como este caso é uma valente m.....

Boa sorte na resolução rapaz, o azar bateu-te mesmo à porta.[s)]

Na prática o user jogou na roleta russa e teve azar. Confiar que uma curva está livre é o mesmo que apontar um revolver à cabeça e disparar confiante que acerta num alvéolo vazio. A diferença é que no caso da curva, a probabilidade dela estar ocupada é muito menor, mas, não é zero.
Como o condutor faz milhares de curvas e elas estão livres, acaba por acreditar que nunca vai ter azar, até que um dia...

Back