Acidente grave

Dão te 1000€ pelo carro! Acho muito pouco, de certeza que consegues muito mais vendendo tu às peças, ou alguém que te de mais que os 1000 €

Dão-lhe 5,5k pelo carro, valor venal. Se quiser ficar com ele, deduzem o salvado, na ordem dos 700€.

Eu, no teu lugar, e excluindo a possibilidade de reparação, ficava com o carro para venda Às peças. Como já disse neste tópico, só o motor vale de 500€ para cima. Mas isso requer alguma logistica e conhecimento...

Dão-lhe 5,5k pelo carro, valor venal. Se quiser ficar com ele, deduzem o salvado, na ordem dos 700€.

Eu, no teu lugar, e excluindo a possibilidade de reparação, ficava com o carro para venda Às peças. Como já disse neste tópico, só o motor vale de 500€ para cima. Mas isso requer alguma logistica e conhecimento...
É complicado. Isso requer um lugar onde o desmontar, alguém que o desmonte, pagar de reboque ... etc etc ...

E ainda tem uma agravante que fiquei a saber ontem. Quando mando o carro para abate, aquilo é pesado, e tudo que faltar, tenho que justificar para onde foi.

E ainda tem uma agravante que fiquei a saber ontem. Quando mando o carro para abate, aquilo é pesado, e tudo que faltar, tenho que justificar para onde foi.

??? Se ficares com o carro, fazes com ele o que bem entenderes...se quiseres tirar metade das peças do carro e guardá-las, e depois abater o carro, não há problema nenhum nisso. Trabalho num centro de abate, sei o que digo. Aqui, à carros que só vêm com o chassi, completamente despidos, e são abatidos sem problemas, e tudo de forma legal, claro...informa-te melhor.

Tinhas postado pouco antes de eu postar e nem vi o que tinhas dito.
Sim, 1000€ pelo carro o mecânico está a fazer o trabalho dele. Com 3 mil€ de material compõe o carro, vende-o e vai buscar 2/3 mil€ de lucro.

Eu estava a falar, porque há dois anos o meu pai espetou-se na traseira de um carro. Partiu a frente. Ford Focus 1. Capot, pára-choques, faróis, faróis de nevoeiro, radiadores, apoios tubagens AC, foi tudo para o lixo.
Em relação a essa só não estragou as laterais, nem saltaram airbags nem estragou a caixa de direcção. Tudo bem. Mas entre material novo/usado/mão de obra e pintura fez a festa com pouco menos de 1000€.
Acho que 4 mil€ chegavam bem para o trazer de volta, caso a estrutura não esteja afectada, óbvio.
Ainda por cima esses os airbags devem ser facéis de encontrar usados. Mesmo na internet - ebay alemão - o E46 tem material a dar com um pau.

No entanto entendo bastante bem as chatices, tempo perdido etc etc.

Por mais que custe, acho que não vale mesmo a pena. É tentar minimizar o prejuízo e tentar encontrar algo parecido que te sirva.

Tinhas postado pouco antes de eu postar e nem vi o que tinhas dito.
Sim, 1000€ pelo carro o mecânico está a fazer o trabalho dele. Com 3 mil€ de material compõe o carro, vende-o e vai buscar 2/3 mil€ de lucro.

Eu estava a falar, porque há dois anos o meu pai espetou-se na traseira de um carro. Partiu a frente. Ford Focus 1. Capot, pára-choques, faróis, faróis de nevoeiro, radiadores, apoios tubagens AC, foi tudo para o lixo.
Em relação a essa só não estragou as laterais, nem saltaram airbags nem estragou a caixa de direcção. Tudo bem. Mas entre material novo/usado/mão de obra e pintura fez a festa com pouco menos de 1000€.
Acho que 4 mil€ chegavam bem para o trazer de volta, caso a estrutura não esteja afectada, óbvio.
Ainda por cima esses os airbags devem ser facéis de encontrar usados. Mesmo na internet - ebay alemão - o E46 tem material a dar com um pau.

No entanto entendo bastante bem as chatices, tempo perdido etc etc.
O mecânico é de extrema confiança, duvido que vá arranjar o carro.

O problema é que isto tudo não é só chapa. A roda do lado direito recuou um bocado e a longarina do lado do condutor ficou ligeiramente empenada.

Eu posso arriscar em tentar outros orçamentos, mas vou andar a pagar reboques de um lado para o outro.

O problema é que isto tudo não é só chapa. A roda do lado direito recuou um bocado e a longarina do lado do condutor ficou ligeiramente empenada.

Eu posso arriscar em tentar outros orçamentos, mas vou andar a pagar reboques de um lado para o outro.

Pois, é como dizia o estado da estrutura neste caso da longarina etc, etc.
Sim, no final é para esquecer ter de andar a pagar reboques e orçamentos e essa coisada toda, para além das dores de cabeça que daí advêm.
Mas é muito ingrato uma pessoa sem ter culpa nenhuma ficar prejudicada.[8b] Concluindo, importante é que não sofreste nada.

Por mais que custe, acho que não vale mesmo a pena. É tentar minimizar o prejuízo e tentar encontrar algo parecido que te sirva.

Também me parece... [s)]

Vê-se por exemplo que a roda mexeu... logo estrutura foi afectada... e com isto, o resto já se sabe.

Bem, hoje recebi o tão esperado e-mail. Tenho que confessar que foi bem acima das minhas expectativas, ainda assim irei recusar e tentar negociar mais alguma coisa.

Resumidamente, dão me 5500€ de indemnização. O valor do salvado é 680€, ou seja, se quiser ficar com ele dão me 4800€ + o carro. O valor da reparação anda pelos 10.600€ (com peças da concorrência), com peças de origem anda pelos 15k€.

Vou tentar os 6500€ + carro. Tenho quem me compre o carro por 1000€.

Aqui ficam algumas fotos do estado do carro:

...

Lá se foi o carro...

Dão te 1000€ pelo carro! Acho muito pouco, de certeza que consegues muito mais vendendo tu às peças, ou alguém que te de mais que os 1000 €

Em Setembro de 2015, tive um acidente com um Golf 4... talvez pior (só não abriu air bags), deixo-vos um cheirinho:

c01e076cec52b19a729f46974552422b.png

749f2ad1258a949b87970491890ca2ac.png

b5e8ce6450c72d1eaaa5c27f48485fc2.png

c2a112d34c5769734411294921e2b419.png

Em termos de valores, o que me foi proposto inicialmente foi algo parecido ao que foi feito contigo:

Custo de reparação: 9100€
Proposta de aquisição da viatura: 710€
Valor de mercado da viatura à data do acidente: 4410€
Valor da indemnização da seguradora: 3700€ (contando que receberia 710€ pelo salvado)

O que realmente recebi depois de perder mais uns bons dias, com ajuda de um advogado e um mediador de seguros, a tratar do assunto:

Anunciei o salvado no OLX por 2000€: compraram-mo por 1500€
Negociei com a seguradora: passaram-me um cheque no valor de 4900€

Extra: Esqueci-me de referir, ao nível do motor, tinha tudo bom (nem 2 semanas antes até tinha trocado a distribuição, etc)

Last edited:
Portanto, neste momento, o melhor é marcar uma sessão com um advogado, para ele me escrever uma contra-proposta e enviar à seguradora?

Portanto, neste momento, o melhor é marcar uma sessão com um advogado, para ele me escrever uma contra-proposta e enviar à seguradora?

O teu objectivo qual é? Conseguir o melhor valor possível, pelo menos para cobrir o que pensas ser justo e comprar outro carro? Obrigar a que te reparem a viatura?

Se for a 1ª opção, é uma questão de procurares exemplares idênticos ao teu carro à venda e verificares a que valores consegues comprar... a partir daí tens a tua base para começar a negociar com a seguradora, independentemente do valor que eles acham que o carro valeria hoje, o valor venal (basicamente estamos a falar de sucatas ambulantes), mas o que é certo é que quem dita os preços é o mercado e no teu caso, estamos a falar de uma viatura com bastante oferta e procura. Logo, nunca te poderão dar menos do que o suficiente para "restituir" aquilo que tinhas antes do acidente, isto, partindo do principio que não é do teu interesse reparar essa viatura e sim partir para outra...

Se a tua preferência recai pela 2ª opção, a da reparação, então tens de verificar a particularidade do teu caso... se está a ser tratado ao abrigo da convenção IDS - limitação em termos de valores a indemnizar-, se não (visto que falaste em ferimentos...), tudo isso depois resulta numa maior ou menor brevidade na resolução do assunto e, se o teu forte não for tratar deste tipo de assuntos, talvez então o melhor seja entregar a alguém habituado a lidar com situações semelhantes, seja ele o teu mediador de seguros, um advogado... estão por dentro das tramoias todas

O teu objectivo qual é? Conseguir o melhor valor possível, pelo menos para cobrir o que pensas ser justo e comprar outro carro? Obrigar a que te reparem a viatura?

Se for a 1ª opção, é uma questão de procurares exemplares idênticos ao teu carro à venda e verificares a que valores consegues comprar... a partir daí tens a tua base para começar a negociar com a seguradora, independentemente do valor que eles acham que o carro valeria hoje, o valor venal (basicamente estamos a falar de sucatas ambulantes), mas o que é certo é que quem dita os preços é o mercado e no teu caso, estamos a falar de uma viatura com bastante oferta e procura. Logo, nunca te poderão dar menos do que o suficiente para "restituir" aquilo que tinhas antes do acidente, isto, partindo do principio que não é do teu interesse reparar essa viatura e sim partir para outra...

Se a tua preferência recai pela 2ª opção, a da reparação, então tens de verificar a particularidade do teu caso... se está a ser tratado ao abrigo da convenção IDS - limitação em termos de valores a indemnizar-, se não (visto que falaste em ferimentos...), tudo isso depois resulta numa maior ou menor brevidade na resolução do assunto e, se o teu forte não for tratar deste tipo de assuntos, talvez então o melhor seja entregar a alguém habituado a lidar com situações semelhantes, seja ele o teu mediador de seguros, um advogado... estão por dentro das tramoias todas

Neste momento o objetivo é tentar obter a maior indemnização possível, de modo à perca ser a menos possível.

Reparar está fora de questão.

Também me parece... [s)]

Vê-se por exemplo que a roda mexeu... logo estrutura foi afectada... e com isto, o resto já se sabe.

Como assim, a estrutura? O facto de a roda ter saído do lugar não significa necessariamente que a estrutura (chassi) tenha sido afetada. Pode ter sido o braço e/ou amortecedor, o charriot ou outro componente mecânico facilmente substituível a ser afetado.

De qualquer forma, como o user refere danos de airbags, longarinas, caixa direção etc, e como não é fácil encontrar material ORIGINAL usado para esse caro, a um preço decente, concordo com a ideia de tentar negociar o melhor valor possível pelo carro.

É pôr já um anúncio na net a ver quais os valores que oferecem por ele...e depois comparar com o valor do salvado apresentado pela companhia, e decidir o que fazer ao carro em função disso...

Neste momento o objetivo é tentar obter a maior indemnização possível, de modo à perca ser a menos possível.

Reparar está fora de questão.

Se hoje te dão 4800 e ficas com o carro, tratava de enviar à seguradora no mínimo uns 2 ou 3 exemplos de anúncios do standvirtual (vendas de particulares está fora de questão, só mostras coisas de stands com garantias, etc) com carros com extras iguais ao teu e kms similares... Deves fazer isto, para ver se realmente podes exigir mais um pouco de dinheiro ou se esse te chega para realizares a nova compra, isto claro, se quiseres um carro igual (onde poderás depois até trocar peças de um para o outro).

Como assim, a estrutura? O facto de a roda ter saído do lugar não significa necessariamente que a estrutura (chassi) tenha sido afetada. Pode ter sido o braço e/ou amortecedor, o charriot ou outro componente mecânico facilmente substituível a ser afetado.

De qualquer forma, como o user refere danos de airbags, longarinas, caixa direção etc, e como não é fácil encontrar material ORIGINAL usado para esse caro, a um preço decente, concordo com a ideia de tentar negociar o melhor valor possível pelo carro.

É pôr já um anúncio na net a ver quais os valores que oferecem por ele...e depois comparar com o valor do salvado apresentado pela companhia, e decidir o que fazer ao carro em função disso...

Poderá ser isso... como poderá ser todo aquela secção que ficou afectada... só desmontando para ver. [;)]

Fico chateado com estas questões do "Não ter culpa por ficar sem o carro, mas azar." Devia haver mais facilidade em ser-se ressarcido do valor justo do carro. Uma pessoa fica sempre prejudicada quando tem um carro impecável mas com uns anos. Vale praticamente o mesmo que outro podre da mesma idade e quilometragem.
No teu lugar, também não arranjava o carro com esses danos todos.
Mas se venderes o carro, ainda há-de ser arranjado à martelada para parecer aí à venda como "carro de senhora impecável".

É verdade. Mas se fosse valor justo ia haver muitos esquemas fraudulentos contra seguradoras.

E nesta altura já os há que chegue.

Só para vos colocar a par do desenrolar da história:

No dia 21 de Julho, enviei uma contra-proposta no valor de 6500€ já com o salvado incluído. Mandei exemplos de carros semelhantes ao meu (nº de km, extras, estado geral, ano, etc...). Até ao momento ainda não obtive qualquer resposta.

Tenho uma proposta de 1000€ pelo salvado.

Tem calma... a seguradora estará a preparar uma contraproposta com veículos idênticos, com mais 2 anos que o teu e muitos mais km...

Tu achas que tens um valor minimamente comercialmente defensável! Junta os documentos das despesas dos últimos anos que tiveste com ele, os melhoramentos e carinhos que tens feito com esse carro... Eles vão perceber que nem toda a "mreda" é comparável e ambos irão chegar a um acordo.

Como dizia o nosso grande Mário Soares: "Estamos condenados a chegar a um acordo!"

Back