Acidente sem inspeção

viatura2001

New member
Boa tarde,

na passada quinta feira, 19 de Maio, comprei um carro de segundo mão num portal de venda online. Quando me encontrei com o vendedor ele disse que estava tudo em dia, e eu na minha ignorância nestes aspetos (tenho 20 anos e nunca comprei um carro antes), apenas dei uma vista de olhos no livrete, vi que estava tudo mais o menos e comprei o carro. Fiz o seguro online na sexta-feira a noite quando voltei do trabalho e efectuei o pagamento.

Por azar, no domingo de manhã tive um acidente (culpa ainda por determinar), e só ai o agente me disse que estava sem inspeção e pelo qual iria pagar 250€ de multa. Isso é o menos...

Hoje fui à seguradora buscar os documentos de seguro para apresentar nas autoridades. Eles disseram que a carta verde ainda não estava pronta mas que me entregavam o recibo de seguro que servia para os efeitos. Mas para me entregarem a carta irei ter que mostrar todos os documentos da viatura. Mas que para todos os efeitos já estou segurado.

A minha pergunta é. Será que ao não ter inspeção feita a seguradora me vai negar o pedido de seguro que já está pago desde sexta e que inclusive já tenho nº de apólice e recibo de titularidade de seguro?
Será que se for considerado culpado, o meu seguro se vai deitar a baixo e vou ter que pagar o arranjo da outra viatura?

Fui enganado pelo vendedor do carro e estou mesmo muito preocupado pelo meu futuro próximo, pois sou trabalhador-estudante e o dinheiro não me sobra. Se me puderem ajudar a esclarecer estas duvidas agradecia imenso!

De forma muito resumida:

a) se a culpa for tua, a tua seguradora vai-se por a andar e tu vais acarretar com as despesas do lesado; Por outras palavras, estás feito ao bife.
b) se a culpa não for tua, estás safo.

E já agora, se o veículo anda, vai fazer a inspecção para ontem!

Eu falei com um mediador de seguros e ele disse que mesmo em casos de alcool, as seguradoras acarretam com as despesas do lesado. Mas apenas nesses casos, posteriormente, cobram ao condutor o valor das despesas. Em casos de falta de inspeção, pelo que ele me disse, as seguradoras não cobram de volta ao condutor.

Não percebo é porque é que você me está a dizer para tratar já da inspeção...
Preferia guardar o pouco dinheiro que tenho para pagar a multa e a eventual despesa do outro condutor... e apenas depois arranjar o meu veiculo e passa-lo na inspeção. Pode-me esclarecer o porque de dizer isso?

Outra questão que tenho:
Um carro com uma ligeira amassadela e riscado na parte lateral esquerda, passa na inspeção?

Não sei como funciona os seguros online mas quando fiz o meu na altura um dos papeis que me pediram para o fazer foi a inspeção válida do carro
E t'avais convencido que seria um dos papeis fundamentais para fazer o seguro
PS: quando o fiz foi a mais ou menus 6/7 anos atrás

Pode ter mudado entretanto

Respondendo à rua questão se a amassadela não for muito grave que não impeça o Bo. Funcionamento do carro não terás problemas na inspeção e quanto aos riscos também não...

Não foi um mediador do meu seguro que disse isso, atenção...
Foi um colega do meu tio que é mediador de seguros. Precisamente por isso é que estou a pedir opiniões aqui.
Relativamente à questão da viatura passar na inspeção com as amassadelas. O que acham?

Obrigado plintim. Eu já me estou a fazer a ideia de que vou ter que pagar a reparação do outro carro (Mercedes dos novos). Já agora, pintura de um mercedes na marca fica por quanto?
Ficou arranhado por toda a lateral de lado esquerdo. Quanto a amassadelas, tem uma ou duas que quase nem se notam.
Quanto deve ficar isso na marca?

se tiveres que pagar o arranjo do Mercedes na marca, podes vender já o teu carro e nem sei se chega para pagar o arranjo...

Para fazer o seguro pedem o documento de inspecção se não estou em erro, como fizeram sem esse documento?

Fiz o seguro online. Ele não me pediram documento nenhum. Só o pagamento

Para fazer seguro é necessário ter inspecção valida, se não tinhas inspecção a seguradora pode saltar fora. Tens 8 dias para mostra o seguro valido, se não fizeres prova do mesmo são 500€ de multa.
Tens a certeza que o seguro está valido?

Eu acredito que sim, porque eu hoje fui a uma filial da seguradora, eles comprovaram a data de inicio da apólice e deram-me um recibo para apresentar na policia. Mas a carta verde ainda não tenho.

Há dois anos fiz um seguro no acp e não me pediram folha da inspeção.....entretanto este ano fiz outro na fidelidade e já tive que apresenta.

Falavas com o chulo que te vendeu o carro e disse que estava tudo em ordem.
Comigo as coisas iam piar fino!
Agora é espera para ver realmente de quem é a culpa!

Muito estranho não terem pedido. Já fiz seguro em seguradoras online e físicas e todas pediram.

Quanto ao acidente, se fores culpado a seguradora paga o outro. Agora, se o acidente se dever a uma falha mecânica do veículo e este está sem inspeção, então exercem o chamado direito de regresso, ou seja, obrigarem-te a pagar as indemnizações. Mas parece-me pouco provável.

Outra coisa que pode surgir, apesar de me parecer pouco provável, é declararem o seguro nulo porque o carro não tinha a inspeção válida no momento do início do contrato, o que implica que não pagam nada ao outro, recaindo essa responsabilidade sobre ti diretamente.

EDIT: Quanto à inspeção em si, faz já para poderes andar com o carro sem ser multado outra vez. Mesmo que chumbe, sempre ficas com ela feita e carro pode circular 30 dias.

...(tenho 20 anos e nunca comprei um carro antes), apenas dei uma vista de olhos no livrete, vi que estava tudo mais o menos e comprei o carro...

desculpa a dureza, mas não é preciso ter mais de X anos nem ter comprado carros antes para se saber os documentos que são precisos, não falaste nada com o vendedor sobre a inspecção?

Vai ao email que a seguradora te enviou e lê as condições que eles te enviaram. Quase de certeza que diz lá que o seguro só é válido se a viatura tiver IPO em dia. Na maior parte dos seguros diz isso, e as seguradoras agarram-se a isso sempre que podem.

Tu não foste enganado pelo vendedor, tu confiaste num estranho. Tira as conclusões que quiseres daí.

Em relação à IPO, para poderes circular, tens que a ter. Se é caro ou achas que é caro ou não queres porque tens outras prioridades, o problema é só teu, não de ninguém que tenha o azar de se cruzar contigo. Gosto da fé com que assumes que o carro está bom de suspensão, travagem, pneus, etc etc quando nem sequer viste o selo da IPO...

Nenhum de nós sabe se os danos do acidente vão fazer diferença na IPO, só tu é que viste os danos. passa à porta dum centro de inspecção e pergunta, ninguém te cobra e ninguém te julga por isso.

Back