Acidente

Não ligues existe pessoas assim!tenta é safar-te dessa! a uns dias atras ia eu numa avenida e um gajo sai de repente do estacionamento em marcha atrás eu faço uma valente travagens e desvio-me!para além da buzinadela que dei!a lata que o gajo teve foi de dizer que eu vinha muito depressa lol!para já ia a uns 50 e depois ele é que tem que ter cuidado ao sair do estacionamento!a com cada triste neste mundo!

citação:Originalmente colocada por Mr.Hide

O problema que estou a ver é a seguradora do outro tipo não se responsabilizar pois ele estava alcoolizado...

A seguradora dele paga os danos e depois tem direito de regresso uma vez que se encontrava alcoolizado ;)

citação:Originalmente colocada por CJSR

O problema que estou a ver é a seguradora do outro tipo não se responsabilizar pois ele estava alcoolizado...

A seguradora dele paga os danos e depois tem direito de regresso uma vez que se encontrava alcoolizado ;)
O que é um pincel para as seguradoras!:D
Provam facilmente que ele estava alcoolizado mas não é facil provar o nexo de causalidade.
Muitas destes processos (dto de regresso) as seguradoras perdem-nos nos tribunais.

citação:Originalmente colocada por Salahudeen

Porra... Hj ia pela primeira vez passear com o x3 q trouxe da alemanha e quando paro na passadeira aparece um gajo por tras e bate-me na traseira. E ainda teve a lata de sair do carro e dizer-me q n deveria ter parado. Tivemos uma discussão, tive que chamar a policia porque ele n quis preencher a declaração amigável e dar-se como culpado. No final das contas ele tinha excesso de alcool no sangue e foi preso. Que cena. Ainda por cima o tempo q tive q tar lá à espera da policia tive q aguentar as bocas da "turma" dele a dizer q sou riquinho e q n sei conduzir e tal. Há com cada palhaço na estrada [|)][xx(][xx(][:o)][:o)]:(

Agora inevitávelmente fui obrigado a dar-te razão:D;)
Se foi isso que aconteceu,além de trolhas foram mesmo uns grandes deficientes mentais...devem ter parado pelo café,bebido uns belos bagaços e meteram-se à estrada e ainda eras o culpado:D
Foi bem feito...mas ao menos tinham seguro?

Bem feito para esse camelo! Podia ter feito a declaração amigavel e seguia para casa descansado mas alcoolizado[xx(]...armou-se em gringo e CANA!!! [}:)]

citação:Originalmente colocada por RTC

citação:Originalmente colocada por CJSR

O que é um pincel para as seguradoras!:D
Provam facilmente que ele estava alcoolizado mas não é facil provar o nexo de causalidade.
Muitas destes processos (dto de regresso) as seguradoras perdem-nos nos tribunais.

Aí é que se engana! O contrato de seguro é um contrato de adesão, relembro que tem uma série de condições, e nessas condições que o tomador de seguro assinou e concordou com elas indica os casos em que se verifica o direito de regresso e em que condições!

Simplesmente não é necessário "arranjar" qualquer tipo de nexo de causalidade para existir o direito de regresso pela seguradora, faz parte das cláusulas e se assinou é sinal que concorda com elas.

Deixo exemplo aqui do artigo 25º DIREITO DE REGRESSO das condições gerais de uma apólice de seguro automóvel da SAGRES SEGUROS e aplicar-se-á o mesmo às outras, salientando que poderá ter um número diferente:

"Satisfeita a indemnização, a seguradora apenas tem direito de regresso:
a)...
b)...
c) contra o condutor, se este não estiver legalmente habilitado ou tiver agido sob a influência do álcool, estupefacientes ou outras drogas ou produtos tóxicos, ou quando haja abandonado o sinistrado
d)...
e)..."

CJSR, aceito a tua explicação mas mesmo assim acho que em tribunal a prova não é assim tão linear.
Para se provar a culpa terá que, além de outros requisitos, provar o nexo de causalidade.
Mas vamos deixar as coisas por aqui pois não é relevante para o assunto do tópico.

CJSR, aceito a tua explicação mas mesmo assim acho que em tribunal a prova não é assim tão linear.
Para se provar a culpa terá que, além de outros requisitos, provar o nexo de causalidade.
Mas vamos deixar as coisas por aqui pois não é relevante para o assunto do tópico.

Mas para provar a culpa de quê? O "salahudeen" parou numa atravessia de peões para deixar passar as pessoas que lá se encontravam. Um condutor que não guardava distância (de segurança)... blá blá blá bateu por trás... neste caso e com base no código da estrada já se sabe quem é o responsável do acidente.

Em relação à indemnização dos danos sofridos pelo "salahudeen", também não é necessário provar nada! Como ocondutor responsável pelo acidente não assinou a declaração amigavel de acidente automóvel, não pode funcionar a convenção IDS (Indemnização Directa ao Segurado) logicamente terá de ser feito participação na própria seguradora e reclamação na congénere (não faz nenhum sentido ao responsável pelo acidente reclamar os danos do seu carro à seguradora congénere uma vez que esta não os vai assumir).

Quanto ao facto do condutor da outra viatura apresentar uma taxa de alcoolemia superior ao permitido e ter sido detido já não diz respeito ao "salahudeen".

Quanto à seguradora "culpada" tem direito de regresso sobre o seu tomador de seguro dos danos que teve que pagar. O contrato de seguro é explicito! Se ele assinou é sinal que concorda com o que estava escrito nas condições da apólice.

Relembro que as condições das apólices de seguro automovel são identicas em todas as seguradoras na medida que é um seguro obrigatório e antes de ser comercializado qualquer tipo de seguro obrigatório as condições são analisadas pelo ISP (Instituo de Seguros de Portugal)

No auto redigido pelas autoridades políciais vai vir indicado o valor da taxa de alcoolemia apresentada pelo condutor, e contra factos não há argumentos!

Nesta situação uma seguradora nunca perde em tribunal porque o que está em causa é uma cláusula contratual. Ao assinar o contrato, como qualquer outro contrato, o tomador de seguro concordou que a seguradora tem direito de regresso naquelas condições.

Caro CJSR
Pelo teu extenso texto dá para perceber que estás dentro do assunto. Mas penso que estás errado na tua análise sobre o desfecho de um caso destes.
1º-Pergunto-te apenas se TENS ABSOLUTAMENTE A CERTEZA que o condutor bateu por trás do autor do tópico, bateu por estar alcoolizado ou não poderá ter batido por qualquer outra razão.
Peço que me respondas.
2º- Essas cláusulas que enunciaste estão correctas. No entanto, legitimam apenas as seguradoras a usufruirem do direito de regresso (já previsto no art. 19º do D.L 522/85 de 31/12). Não condenam logo o titular do seguro. Isso terá que ser discutido em juízo através da interposição da respectiva acção pela seguradora.
3.º- Esta problemática já está está reguladada nos tribunais superiores com o Acordão Uniformizador n.º 6/02, DR Iª -A, de 18.07.2002, onde se decide:
"a alínea c) do artigo 19º do Dec-Lei n° 522/85, de 31.12 exige para a procedência do direito de regresso contra o condutor por ter agido sob a influência do álcool o ónus da prova pela seguradora do nexo de causalidade adequada entre a condução sob o efeito de álcool e o acidente".
4.º- Quantas decisões perdidas para as seguradoras queres de sentenças que todos os dias são emitidas pelo nossos tribunais?(simplesmente porque as seguradoras não são capazes de provar o tal nexo, ou por outro motivos, tais como prescrição de direitos, etc)
Arranjo-te dezenas se não centenas que vão até ao Supremo e pendem sempre a favor do segurado!

Eu também tinha a noção que nestas situações a seguradora do culpado paga a indemnização, e depois há de se entender com o culpado, havendo nexo de causalidade ou não isso é um problema entre eles. Mas o prejudicado está sempre garantido. Inclusivamente se for culpado e o outro estiver alcoolizado que se presumia sempre a culpa do alcoolizado (embora se tivesse um acidente em que eu fosse culpado não tinha coragem para fazer isso).

Caro CJSR
Pelo teu extenso texto dá para perceber que estás dentro do assunto. Mas penso que estás errado na tua análise sobre o desfecho de um caso destes.
1º-Pergunto-te apenas se TENS ABSOLUTAMENTE A CERTEZA que o condutor bateu por trás do autor do tópico, bateu por estar alcoolizado ou não poderá ter batido por qualquer outra razão.
Peço que me respondas.

Esqueci-me que neste triste país a causa de todos os acidentes é o excesso de velocidade... a seguradora está lixada que não vai receber nada!

Voltar
Superior