Acidente...

Este tópico vai dar confusão, dá sempre!

Há os que são fundamentalistas de se circular por fora (estilo taxista) e há os que são fundamentalistas de cruzar a direito.

Por norma a razão está sempre no que circula por fora, apenas de eu achar que não deveria estar!
Mas a verdade é que circula a direita e nunca mudando de faxia tem prioridade sobre os outros.

Este tópico vai dar confusão, dá sempre!

Há os que são fundamentalistas de se circular por fora (estilo taxista) e há os que são fundamentalistas de cruzar a direito.

Por norma a razão está sempre no que circula por fora, apenas de eu achar que não deveria estar!
Mas a verdade é que circula a direita e nunca mudando de faxia tem prioridade sobre os outros.

Esta citação é para as pessoas sensatas [;)]

x 2.

Devias ter continuado a fazer a rotunda em vez de forçares a saída. Já me aconteceu 2 ou 3 vezes e não bati porque no último instante, decidi que mais valia dar mais uma volta à rotunda que depois andar nas seguradoras a discutir um acidente parvo....

Ora viva, hoje tive um acidente em que cada uma das partes dizia ter razão. O traço preto corresponde ao meu trajecto, o traço cor-de-rosa é o trajecto da senhora que embateu no meu carro. Os pontos a laranja são o fluxo de transito que se estava a passar naquele momento.
O embate foi feito onde está simbolizado a bola vermelha, precisamente na saida da rotunda. Eu já tinha passado da 2º via para a 1º via e já estava a sair da rotunda e a entrar na via da esquerda, quando surge uma senhora que vem na minha direcção e bate-me na parte lateral direita do meu carro. Devido ao impacto o meu carro acabou por fazer um pião ficando no meio das 2 vias em sentido inverso, enquanto o da senhora ficou encostado na via da esquerda como é visível no desenho.
A senhora posteriormente ao acidente disse que nem sequer pretendia sair da rotunda que pretendia contorná-la como está representado nos pontos cor-de-rosa.
Digam o que acham de vossa justiça...

A culpa neste caso é tua... Não podes (ou não deves) atravessar as faixas dessa maneira!

Deves aproximar-te da faixa à direita o mais progressivamente possível e não atravessar ou cruzar as faixas da direita quando estás em cima das saidas! Isso até é perigoso (como se prova pelos acidentes causados desta maneira)

Não esquecer que quem muda de faixa, mesmo em rotundas PERDE a prioridade para os que já lá estavam!

Nas rotundas deve-se circular por dentro (ou nas faixas da esquerda) mas não se deve mudar para a faixa de saida no último instante cruzando e colocando os outros em perigo! Deve-se mudar com antecedência!

Última edição:
Já agora,na semana passada ía levando um motard à frente que fez exactamente o mesmo que tu!

Entrei na rotunda e mudei para as faixas de dentro (da esquerda já que ia sair na 3ª saida), mas antes de chegar à saida voltei para a faixa da direita com os respectivos piscas e perdendo a prioridade aos que por lá circulavam.... ora o Sr Motard resolve atravessar a mesma à campeão na última hora (atravessar não: cruzar!!) mesmo à minha frente, foi por pouco que não o levei à frente! [8b]

E ainda se mostrou indignado e cheio de razão! :sh)

Última edição:
o que eu vos digo, amigos, é que fazer uma rotunda hoje em dia e de há uns anos pra cá, desde que a moda pegou e ficou, é que é uma aventura. cada um faz como quer, tem sempre razao, em caso de embate o outro é que nao respeitou... ualquer dia deixo de as fazer por dentro.

contudo, eu virava quase no último instante. vou aprendendo e já aprendi aqui neste tópico que isso nao é correcto. vou começar a dar pisca mais cedo e a tentar "meter-me". infelizmente´tem que ser assim, um bocadinho à bruta. senao andamos a dar voltas e voltas na rotunda, por mais pequena que seja!

quem conhece a rotunda de maximinos sabe a confusao que por lá reina. já vi pessoas com acidentes e vidros no chao devido às asneiras de uns e teimosias de outros.

Na minha humilde opinião a culpa é da senhora.

1º Se ela queria sair logo na primeira saida da rotunda não tinha nada que vir para a faixa da esquerda (onde tu foste sair). Se na saida existiam duas faixas poderias ir pela da esquerda e ela pela da direita.
2º Se o objectivo da senhora era a segunda saida da rotunda ela deveria ir pela faixa central da e não pela de fora.

acidentejy1.gif

Então o embate não foi ja no inicio da avenida? o user q confirme este dado... ja q se o embate foi na rotunda é uma coisa...se ja foi na avenida é outra creio eu...

Cumps

Errado, ela tinha de sair, e se este for o caso, ela
ñ saiu, por isso a culpa é dela, mesmo que ela tenha saído, a culpa é dela, pq ñ foi para a faixa da direita, foi pra da esquerda. Em qualquer dos casos a culpa é sempre dela.

Errado, ela tinha de sair, e se este for o caso, ela
ñ saiu, por isso a culpa é dela, mesmo que ela tenha saído, a culpa é dela, pq ñ foi para a faixa da direita, foi pra da esquerda. Em qualquer dos casos a culpa é sempre dela.
Tinha de sair??

Não tinha nada!

DEVIA!!! Mas ñão tinha!

Eu não concordo que se façam as rotundas sempre por fora, mas a ver´dade é que ao se fazer não se vai a violar nenhuma regra!

Tinha de sair??

Não tinha nada!

DEVIA!!! Mas ñão tinha!

Eu não concordo que se façam as rotundas sempre por fora, mas a ver´dade é que ao se fazer não se vai a violar nenhuma regra!

Eu tirei a carta há pco tempo e só podes ir na faixa de fora e saíres logo na primeira saída. Se ñ tens de dar prioridade a quem sai.

Eu tirei a carta há pco tempo e só podes ir na faixa de fora e saíres logo na primeira saída. Se ñ tens de dar prioridade a quem sai.

Nao, nada te proibe de contornar a rotunda toda por fora..

E nao tens de dar priortidade a quem sai.. Quem sai tem igualmente de circular pela faixa mais a direita!

Pah, e usar os retrovisores nestas situações? Eu costumo utilizar as rotundas segundo a recomendação da DGV, mas nestas situações, ao sair, vou sempre de olho nos retrovisores a ver se aparece alguém como essa senhora.

Salvo sinalização em contrário, quem muda de faixa perde a prioridade, logo, e infelizmente, quem faz a rotunda por fora tem prioridade sobre quem muda de faixa...

Pah, e usar os retrovisores nestas situações? Eu costumo utilizar as rotundas segundo a recomendação da DGV, mas nestas situações, ao sair, vou sempre de olho nos retrovisores a ver se aparece alguém como essa senhora.

Salvo sinalização em contrário, quem muda de faixa perde a prioridade, logo, e infelizmente, quem faz a rotunda por fora tem prioridade sobre quem muda de faixa...

Exactamente..

Há que prevenir...

Bem ja disseram aqui neste mesmo topic que existe um outro, neste mesmo forum, com um acidente igual, inclusive no mesmo local e que jacontem a decisão final mas continuam todos a ver quem sabe mais "eu acho que... eu penso que...".

Bem ja disseram aqui neste mesmo topic que existe um outro, neste mesmo forum, com um acidente igual, inclusive no mesmo local e que jacontem a decisão final mas continuam todos a ver quem sabe mais "eu acho que... eu penso que...".

Mas o outro topico existente...a colisão deu se ainda dentro da rotunda...enquanto q nesta situação pelos vistos a colisão ja se deu na entrada para a avenida...

Neste caso tens culpa.

Cortaste 1 faixa para sair da rotunda.

Devias ter-te chegado atempadamente á faixa da direita, e só então sair.

Lá porque alguém vai na faixa da direita, não é obrigado a sair na próxima saida. (Infelizmente!!!)

Portanto a culpa será tua. Mas se o sitio do embate, já for fora da rotunda, como tu descreveste a culpa já passa a ser da senhora.

Como nem as seguradoras vão conseguir atribuir a responsabilidade vai acontecer o que acontece sempre nestes casos, 50/50.

Voltar
Superior