Acidente...

Pelo que eu percebi, depois de saírem da rotunda, ela mudou de via por cima de um contínuo. Nesse caso, a culpa é do outro, que mudou de via sem cuidado.
Ya... foi o que eu entendi também e foi o que disse da última vez que postei... mas o pessoal insiste em meter a rotunda pelo meio... ainda não perceberam que a rotunda já tinha ficado para trás quando se deu o acidente...

Pelo que eu percebi, depois de saírem da rotunda, ela mudou de via por cima de um contínuo. Nesse caso, a culpa é do outro, que mudou de via sem cuidado.

Não foi isso que eu percebi, se fosse assim, estava tudo esclarecido. O que eu entendi é que a senhora ia continuar a circular na rotunda (ok, erradamente porque dificulta a saída de outros condutores) e o autor do tópico pensando que ele ia sair também, dado que a rua tinha duas faixas, "apontou" o seu carro para a da esquerda, a senhora muito provavelmente para evitar a colisão fez o desvio para a direita mas não conseguiu evitar o choque, tendo este ocorrido fora da rotunda. Agora põem-se várias questões: Indo a senhora com o pisca da direita ligado, o que terá induzido em erro o outro condutor, não a culpará? O facto de circular na faixa mais à direita e não saindo da rotunda, continuando a circular como parece que ela mesmo o diz, não a culpará também? Não sei, vamos ver o que dizem as seguradoras.

Um abraço.

Não foi isso que eu percebi, se fosse assim, estava tudo esclarecido. O que eu entendi é que a senhora ia continuar a circular na rotunda (ok, erradamente porque dificulta a saída de outros condutores) e o autor do tópico pensando que ele ia sair também, dado que a rua tinha duas faixas, "apontou" o seu carro para a da esquerda, a senhora muito provavelmente para evitar a colisão fez o desvio para a direita mas não conseguiu evitar o choque, tendo este ocorrido fora da rotunda. Agora põem-se várias questões: Indo a senhora com o pisca da direita ligado, o que terá induzido em erro o outro condutor, não a culpará? O facto de circular na faixa mais à direita e não saindo da rotunda, continuando a circular como parece que ela mesmo o diz, não a culpará também? Não sei, vamos ver o que dizem as seguradoras.

Um abraço.

Pois, faltava aqui o depoimento dela. Eu não gosto nada de só ouvir um dos lados. [;)] Isto não querendo pôr em causa a idoneidade do nosso user. [;)]

Boas,

Eu normalmente faço sempre as rotundas pela faixa de fora.
A regra mais básica de todas do código é a que nos "obriga" a circular sempre na faixa mais à direita, logo, a faixa de fora na rotunda é sempre a mais à direita.

Se faz sentido ou não para a fluidez do transito? Isso é outra conversa, mas em caso de acidente, o mais certo é a razão estar sempre do meu lado.
Ainda para mais, nas rotundas, estou sempre à espera de alguem que "corte" a rotunda ou não tivesse eu sofrido o meu único acidente dessa forma. Nestes casos, antes da minha saída, já dei um espreitadela para o espelho para ver o que é vem aí.

Cumps,
Paulo

Boas,

Eu normalmente faço sempre as rotundas pela faixa de fora.
A regra mais básica de todas do código é a que nos "obriga" a circular sempre na faixa mais à direita, logo, a faixa de fora na rotunda é sempre a mais à direita.

Se faz sentido ou não para a fluidez do transito? Isso é outra conversa, mas em caso de acidente, o mais certo é a razão estar sempre do meu lado.
Ainda para mais, nas rotundas, estou sempre à espera de alguem que "corte" a rotunda ou não tivesse eu sofrido o meu único acidente dessa forma. Nestes casos, antes da minha saída, já dei um espreitadela para o espelho para ver o que é vem aí.

Cumps,
Paulo

Vai reler o código (artigo 14º). Nas rotundas é como nas localidades, tens que escolher a via mais conveniente ao teu destino. Mas como não te ralas com a fluidez do tráfego, é continuares assim! apr:)

Vai reler o código (artigo 14º). Nas rotundas é como nas localidades, tens que escolher a via mais conveniente ao teu destino. Mas como não te ralas com a fluidez do tráfego, é continuares assim! apr:)

Claro que sim, posso escolher qual é a via mais conveniente, portanto, para mim a mais conveniente é a da direita.
Eu preocupo-me com a fluidez do transito, o problema é que me preocupo mais com aquilo que me custou bastante dinheiro. Entre os dois opto por conservar o meu carro inteiro.

E sim, vou continuar a fazer as rotundas como sempre fiz, até que o código me obrigue a fazê-las de outro modo.

Cumps,
Paulo

pode ser que isto ajude a esclarecer os mais leigos.
A Sra não tem razão, se não pretende sair na primeira saída, deveria circular por dentro.
Ela deve ceder passagem porque é uma ultrapassagem e ela vai na direita-
1159387110fny6.jpg

Ceder passagem? É uma ultrapassagem? Por obra e graça de quem?

Volto a repetir, isto é uma mera recomendação, não é Lei!

Queria ver quem recomenda estas coisas a praticalas, pelo menos em rotundas minúsculas. Em muitos casos, da primeira saída para a segunda por exemplo vão uns escassos metros, imaginem os zig-zagues que não se faríam para aplicar esta regra.

Um abraço.

Esta alteração á 1ª versão da ocorrência do acidente, só se dá porque alguem lhe deu na cabeça em vir colocar a situação num fórum, em que a opinião generalizada é que a culpa é do autor do tópico ( opiniões baseadas em outras ocorrências e relatadas aqui no fórum )

A partir do momento em que se colocou a hipótese que agora é defendida, nada melhor que se agarrar a essa sugestão com unhas e dentes para tentar com que a culpa seja atribuida a outrém

Sómente a minha opinião [;)]

Esta alteração á 1ª versão da ocorrência do acidente, só se dá porque alguem lhe deu na cabeça em vir colocar a situação num fórum, em que a opinião generalizada é que a culpa é do autor do tópico ( opiniões baseadas em outras ocorrências e relatadas aqui no fórum )

A partir do momento em que se colocou a hipótese que agora é defendida, nada melhor que se agarrar a essa sugestão com unhas e dentes para tentar com que a culpa seja atribuida a outrém

Sómente a minha opinião [;)]

E não estará muito longe da realidade.[;)]

Já experimentaste bater por trás noutro carro, e argumentar em tribunal que o que a DGV diz que quem bate por trás é sempre culpado é apenas uma recomendacao? Experimenta faze-lo

Já experimentaste bater por trás noutro carro, e argumentar em tribunal que o que a DGV diz que quem bate por trás é sempre culpado é apenas uma recomendacao? Experimenta faze-lo

Achas? Claro que não pois a Lei diz que se deve guardar distância de segurança e a Lei diz que se deve regular a velocidade do veiculo para evitar essas situações!

Já em relação ás rotundas, a Lei diz que se deve escolher a fila de trânsito mais adequada ao destino e a Lei diz que quem muda de fila de trânsito deve tomar as devidas precauções.

Por outro lado, a DGV recomenda o que já passou por aqui 14957 vezes, e com o qual eu concordo! No entanto, uma coisa é concordar e fazê-lo, e a outra é analisar a responsabilidade num acidente de viação com base na Lei, são coisas distintas.

Em 01-08-07, 21:00:15

O embate foi feito onde está simbolizado a bola vermelha, precisamente na saida da rotunda. Eu já tinha passado da 2º via para a 1º via e já estava a sair da rotunda e a entrar na via da esquerda, quando surge uma senhora que vem na minha direcção e bate-me na parte lateral direita do meu carro. .

Em 20-09-07, 16:43:01

Já nem me lembrava deste tópico...
Muito se tem dito por aqui, mas acho que não perceberam bem como na realidade se passou o acidente... O acidente deu-se já fora da rotunda e não dentro da rotunda, ela saiu na via da direita e eu na esquerda, o problema é que ela depois de ter saido passou da via da direita para a esquerda pisando um traço contínuo existente nas saídas das rotundas a separar as 2 vias. Neste momento estou a espera da resposta da outra companhia de seguros dela... entretanto pelo meio a testemunha já foi "ouvida" pelas duas companhias.

Sensivelmente mês e meio depois, fez-se luz e lembrou-se que por exemplo que já não foi bem na saída da rotunda, mas sim no ramal de saída
:confused: :confused: :confused: :confused: :confused:

Última edição:
Voltar
Superior