Acidentes com animais

para bem de todos os portugueses, SEGUE A NOVA MODA NO ESTRANGEIRO!!!(ha-de chegar a portugal, como muitas outras) aprende a diferenciar a velocidade do resto quando não ha relaçao possivel, DEIXA O PRECONCEITO PRA TRAS.

o condutor até podia ir a QUINHENTOS KM/H, até pode ter causado 10 acidentes antes deste e ter morto DUZENTAS PESSOAS pelo caminho, bem como ter historial de pedofilo com atracçoes sexuais por cabras. NESTE acidente ele não é dado como culpado.
yep, pode ir preso por crimes contra a humanidade, ficar sem carta por ter sido apanhado a 500km/h, ser-lhe duplicada a pena pela suspeita de ir a velocidade ilegal quando aconteceu o acidente, mas neste caso a tua avó continua a ser responsavel pelo acidente e responsavel pela indeminizaçao.

cada um assume as consequencias dos seus actos.

citação:

As minhas questões eram tão simples quanto isto:
- É normal uma agência seguradora ser mediador numa situação destas? A situação não deveria ser resolvida entre o condutor e a minha avó?
- É lícito o condutor autorizar a reparação da viatura sem nos conceder o direito a uma peritagem prévia?
- Será que a questão da velocidade não é relevante neste caso?

Dizes que a cabra devia ser mais esperta que eu. Deves-te considerar um iluminado, uma mente brilhante. Pois bem, vou fazer um resumo do teu raciocínio/argumentos:
- A culpa é do dono da cabra quer o veículo fosse a 30Km/h ou a 80km/h
(Perguntei: então e se o acidente fosse com um peão?)
- Se fosse um peão e atravessasse fora da passadeira era porque queria morrer e se não morresse devia era dar graças a Deus.
(Disse que não havia passadeiras! Certamente nunca saiste da cidade e deve ser difícil de imaginar...)
- Mas mesmo que houvesse passadeira a cabra não tem capacidade para a distinguir.

A seguradora não está a mediar, está a fazer o papel dele.
Até podia o condutor ter dito à tua avo que ela não tinha culpa nenhuma e que ele assumia as despesas. Se ele accionasse o seguro, a seguradora poderia achar que a culpada era a tua.
Caso seja accionado o seguro quem manda é a seguradora.

Perfeitamente licito.

Relevante é o facto de deixar um animal fugir para a via. A velocidade pouco importa. A não ser que estejamos a falar de uma velocidade visivelmente exagerada. O que não me parece nada o caso.

O dono da cabra terá SEMPRE culpa. Pode ser é maior ou menor. Além disso é quase impossivel provar que o carro vem em excesso de velocidade.

citação:Originalmente colocada por Arturval

citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

citação:Originalmente colocada por zenyne

Outro facto que me parece relevante e que ainda não mencionei é que à entrada da aldeia (cerca de 300m antes do local do acidente) há um sinal destes:

A19a.gif

A avisar para o perigo de poder haver animais a circular na estrada para que os condutores possam tomar as devidas precauções. Será que a questão da velocidade continua a ser irrelevante?

Será sempre relevante

Isso é um sinal de perigo, nada mais.

É um sinal de perigo, nada mais, não é bem assim!

Art.º 25º do Código da Estrada
(Velocidade Moderada)
1. Sem prejuízo dos limites máximos de velocidade fixados, o condutor deve moderar especialmente a velocidade:
i) nos locais assinalados com sinais de perigo
2. Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 120€ a 600€

Pois é Zenine, mas infelizmente para muita gente o código só serve para quando é conveniente, quando não é borrifam-se para ele.
Enquanto a grande parte dos condutores deste pais não começarem a respeitar tudo o que os rodeia e a comportarem-se como pessoas civilizadas na estrada, continuaremos mal [|)]........

citação:Originalmente colocada por Thor26

Do meu ponto de vista as coisas não são tão lineares como fazem parecer.
Poderá existir má fé por parte do condutor que não conhecemos de lado nenhum e este tipo de situações são cada vez mais comuns, infelizmente.
E outro ponto, em princípio a senhora estaria nas imediações da estrada com um grupo de cabras, certo?
Ora, suponho que deveria ser possível avistar a senhora e os animais um bocado antes de se cruzar com ela e, o bom senso de qualquer condutor deveria dizer que se deve abrandar e por isso mesmo o local estava devidamente sinalizado, para evitar este tipo de situações, o que provavelmente não aconteceu.
Todos nós sabemos que, infelizmente, existem muitos, mas mesmo muitos condutores que não respeitam nada nem ninguém.
Posto isto, é claro que não pretendo ilibar a senhora, claro que deveria ter sido mais cuidadosa, mas acho que uma situação destas deve ser resolvida por entidades competentes de forma a possibilitar esclarecer esta situação.
se a cabra te aparecer a 1m do carro, se fores a CINCO km/h e tiveres boas reacçoes, quando tocares no travao ja lhe bateste....

é IMPREVISIVEL, e continua a ser imprevisivel quer vás a 0.1km/h ou no cone do carro do hammond antes dele se espetar.

aqui a "má fé" so pode vir de dois lados: da seguradora OU da avó do Zenyne.
o condutor do carro, por ter seguro contra todos, podia até ter o seu carro arranjado NO PROPRIO DIA! isto mesmo que mais tarde se venha a descubrir que é culpado. é para isso que serve o seguro contra todos.
neste caso parece que não é má vontade da avó do Zenyne, apesar de ser obvio que o neto da senhora tem intençoes bem duvidosas.

ja a seguradora...tb pode</u> nao estar a agir de má fé. convem não esquecer que so estamos a ouvir uma parte da historia, e que a probabilidade de estar manipulada ou ter factores omitidos é bem grande (basta ver a atitude).

de facto axo que a tua avo tem a culpa, mas o homem que atropelou o bicho nao sei como contou a historia dele , porque na minha opiniao a seguradora deveria ter entrado em contacto com a tua avo a fim de apurar os factos.

citação:Originalmente colocada por Thor26

Pois é Zenine, mas infelizmente para muita gente o código só serve para quando é conveniente, quando não é borrifam-se para ele.
Enquanto a grande parte dos condutores deste pais não começarem a respeitar tudo o que os rodeia e a comportarem-se como pessoas civilizadas na estrada, continuaremos mal [|)]........
nem mais!

o problema é quando pessoas como tu parece que assumem que o codigo so inclui velocidade e que respeito implica apenas seguir à risca os limites.

o condutor tem direitos e deveres. o peao tem direitos e deveres. o cidadao tem direitos e deveres. TEMOS PENA, É ASSIM MESMO. cada um assume as asneiras que faz.

de tantas MODAS que os portugueses aprendem com os estrangeiros, não se percebe porque é que esta moda não pega...ainda por cima das poucas que só trazem beneficios[:I]

é triste ver estas mentalidades..........portugal como pais merece bem melhor, e o povo em geral tb.

Neste caso foi uma cabra, mas podia ter sido perfeitamente uma criança[8)].

Conheço várias aldeias pequenas e de facto há pessoal que abusa nos limites, não podemos comparar com uma cidade, nas aldeias vive-se de uma maneira mais descontraida.

Concordo que a tua avó tenha de pagar os estragos, mas 1300€ já deve incluir pintura total do veiculo[:0].

Em aldeias e ainda para mais com sinais de advertência de perigo, tento fazer sempre uma condução defensiva e dá resultado, quantas vezes já não apareceram animais à frente ou miudos de bicicleta, deu-me sempre tempo para travar, basta ir atento e não é uma questão de cumprir o código mas sim de bom senso.

Abraço Nuno [8D].

citação:Originalmente colocada por Nuno MCC II

Neste caso foi uma cabra, mas podia ter sido perfeitamente uma criança[8)].
exactamente!

e no caso da criança, a responsabilidade seria de quem NAO TOMOU conta dela.

neste caso MESMO A DEZ KILOMETROS POR HORA SERIA IMPOSSIVEL AO CONDUTOR PREVER A PRESENÇA DA CABRA E EVITAR O ACIDENTE.

o que ganharam vcs em não querer distinguir as coisas?

pessoalmente, para alem de condutor sou peao. enquanto peao tenho PLENA CONSCIENCIA QUE TENHO DEVERES. e quando não os cumpro (como passar fora da passadeira) tenho mais é que assumir TUDO o que dai possa advir! sou atropelado? AZAR O MEU! pago os danos no carro e acabou, caso encerrado. MORRO? ups...quando passei a estrada ja sabia que podia morrer.

vivo em sociedade, estou ciente disso, esteja em que sitio estiver e esteja a fazer o que estiver, vou ter SEMPRE direitos e deveres.
quando ando com crianças ou animais, não os deixo à balda e rezo para que nao vão pra estrada. EU, apesar de nao estar ao volante, TENHO CUIDADO. não so por não querer ver uma criança ou animal atropelado (tenha ou nao ligaçao ao dito) como por saber que EU vou ser responsavel pelo atropelamento por o animal/criança estar sob a MINHA guarda.

agora como é?

será que devo mudar a minha atitude e adequa-la ao vosso modo de pensar em que a velocidade é causa de tudo e que, quando não é a velocidade, é de certeza má vontade do condutor? será que devo deixar de pensar que, quando nao estou ao volante, nao tenho quaisquer responsabilidades para com os que me rodeiam? e quando estou ao volante apenas tenho responsabilidades se for acima do limite?

convençam-me, apresentem os vossos melhores argumentos.

faz.me lembrar uma colega na alemanha...

ia de bike, ao telemovel, (acho q so isso sao 30€ de multa), e devido a iso, distraio.se e passou num vermelho..

vinha um carro, q a atropelou...

uns dias depois de sair do hospital, tinha a conta do carro para pagar, e multa de passar numa passadeira num vermelho..

Neste caso, é a mesma coisa... o animal apareceu onde nao devia estar, pagas..

citação:Originalmente colocada por mario_renato

faz.me lembrar uma colega na alemanha...

ia de bike, ao telemovel, (acho q so isso sao 30€ de multa), e devido a iso, distraio.se e passou num vermelho..

vinha um carro, q a atropelou...

uns dias depois de sair do hospital, tinha a conta do carro para pagar, e multa de passar numa passadeira num vermelho..
e se calhar até pagou sem protestar nem nada!...

em portugal era logo excesso de velocidade do carro.

1 - A tua avó era a proprietária do animal e isso está devidamente provado. Logo, a responsabilidade dos danos provocados pela cabra são directamente imputáveis ao proprietário, no caso, a tua avó.

2 - Ao contrario do que indicas, há sempre forma de evitar estas situações, basta que os animais sejam guardados/tratados em locais devidamente vedados. Para o caso de uma eventualidade destas, existem seguros de responsabilidade civil que podem ser subscritos/accionados.

3 - Está em causa um veiculo que circula na via que lhe é destinada contra um animal campestre, irracional e com reacções inesperadas, pelo que certamente que, se tivesse hipótese, o condutor teria certamente evitado o acidente, o que não ocorreu. Eu sei que este ponto é subjectivo, mas não estará muito longe da realidade certamente.

4 - Pelos vistos, o condutor tinha seguro de danos próprios e accionou-o, tendo a seguradora suportado os custos da reparação. No entanto, sendo a responsabilidade imputável a terceiros, a seguradora tem legalmente o direito de exercer o direito de regresso sobre o proprietário do animal, devidamente identificado.

5 - Pelo teu texto, depreendo que o condutor deu á tua avó a hipótese de resolver o assunto entre os dois, provavelmente de forma mais económica, ao que a tua avó não acedeu por não se sentir responsável. Assim, o condutor accionou, e bem, o seguro de danos próprios, sendo agora a seguradora a parte interessada em reaver o valor dispendido.

6 - Posto isto, não há qualquer anormalidade na situação.

Cumprimentos

EDIT: Acrescento que, se o outro condutor quiser, pode ainda exigir á tua avó uma eventual franquia que tenha pago para a reparação do automóvel pois os 1300€ referem-se apenas e só á reparação suportada pela seguradora.

podes crer q protestou... era espanhola :)

mas os alemaes sao casmurros... começou logo no condutor..

é aquela atitude alema.. ha um plano, tem de se seguir..

como estava verde para ele, ele tinha de passar..

viu a miuda, deu sinal de luzes, mas n abrandou..

é facil.. uma optica de xenon, passa dos 500€, parachoques, guarda lamas, mais um capot, e um farol de nevoeiro... somas a mao de obra e a pintura, e ta feito.. ate foi barato :)

Voltar
Superior