Aconselhamento compra viatura

mobud

New member
Boa tarde. L? por casa estamos em fase de pesquisa, temos uma viatura familiar, uma carrinha, neste momento procuramos uma 2a, um utilit?rio digamos assim, para o dia a dia. Estamos muito indecisos porque vamos lendo/ouvindo tantos problemas associados a viaturas mais recentes que parece que nenhum ? boa aposta 😄 assim sendo, pedia a vossa simp?tica contribui??o para a decis?o.

Fica a nota que a minha mulher tem atividade aberta, caso existam boas propostas com descontos simp?ticos para empres?rios em nome individual.
  1. Que tipo de carros gostas? Aprecio v?rios tipos, por norma inclino-me para segmentos C, sobretudo SW mas desta vez queremos algo mais pequeno
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Eu diria sobretudo segmento B ou segmento C que n?o seja muito grande
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? J? "espreitamos" o Mazda 2, o Toyota Yaris Cross, o Kia Stonic/Rio, Hyundai Bayon, Peugeot 208/308 carro
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Para j? apenas cadeira de beb?, raro levar outros passageiros atr?s
  5. Precisarás de levar carga com frequência? N?o, ser? sobretudo para viagens de trabalho do dia a dia
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-? manter nos próximos anos? Atualmente dever? rondar entre 15000 e 17000 ano
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Desloca??es sobretudo nacionais, alguns lan?os de autoestrada mas nada muito longo na maioria do tempo
  8. Os consumos terão grande importância? Q.b., ou seja, n?o pretendo optar simplesmente pela op??o com consumo mais baixo, mas tamb?m n?o queria andar a gastar 8/9l aos 100
  9. A potência do motor terá grande importância? Mais ou menos, ou seja, n?o valorizamos que seja de grande pot?ncia (a minha mulher n?o iria dar uso) mas tamb?m n?o quero um 3 cilindros sem turbo a arrastar-se estrada fora
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? N?o
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? A ideia inicial seria gastar algo por volta de 20.000€ / 22.000€, mas tendo em conta que os pre?os est?o altos de uma forma geral, consideramos esticar at? mais pr?ximo dos 30.000€ se for um neg?cio que fa?a realmente diferen?a para as op??es mais em conta
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Ideia seria algo pouco usado, mas consideramos op??o novo se for um neg?cio mais compensat?rio

De uma forma geral, o Toyota Yaris Cross ter? um pre?o um pouco mais elevado em compara??o com o Mazda 2, o Hyundai Bayon, os Kias ou o 208.

Acham que os anos de garantia adicionais e o estatuto de marca de grande fiabilidade justificam a diferen?a? Estou hesitante...

Sem dúvida que a duração da garantia deve ser um dos critérios com maior peso na compra do carro. E os Peugeots ultimamente não têm sido grandes exemplos de fiabilidade...

As minhas prefer?ncias atuais seriam Toyota, Kia, Mazda.
O Mazda acho um pouco pequeno demais, gosto muito do Yaris Cross mas a Kia tamb?m tem modelos interessantes a pre?o um pouco mais simp?tico.
se fossem voc?s a decidir, vale a pena dar um pouco mais e ir para o Toyota? Ou acham que a n?vel de fiabilidade a Kia tamb?m ? topo e posso confiar em ambas as marcas?

daqui a anos ainda vai haver gente que desconhece os problemas do motor. é como os dos 20d, que nem são só os 20d bmw, mas atravessam uma série de siglas dessa marca. ainda há quem os importe massivamente. :sh)

no entanto, conheço quem tenha um 1.4 de 2008 do grupo VW e nunca tenha tido problemas. é um motor problemático. entretanto para substituir esse comprou um 1.2 de 86cv peugeot. ora, novo motor problemático, mas até à data nada aconteceu. ambos com percursos 97% citadinos. ora ou o tipo tem azar nas motorizações que escolhe e sorte depois com os motores ou então é tiro certeiro mesmo! [:D]

mas eu não recomendaria nenhum desses motores, lá está e até sei em primeira mão desses casos.

Eu estava precisamente a pensar no Peugeot 208 como uma das opções para próximo carro, qual o problema particular com os motores 1.2?

Se avançares para o mesmo, estar ciente de que irás ter de recorrer às oficinas...

Mas eu na situação, avançaria para outra marca.

daqui a anos ainda vai haver gente que desconhece os problemas do motor. é como os dos 20d, que nem são só os 20d bmw, mas atravessam uma série de siglas dessa marca. ainda há quem os importe massivamente. :sh)

no entanto, conheço quem tenha um 1.4 de 2008 do grupo VW e nunca tenha tido problemas. é um motor problemático. entretanto para substituir esse comprou um 1.2 de 86cv peugeot. ora, novo motor problemático, mas até à data nada aconteceu. ambos com percursos 97% citadinos. ora ou o tipo tem azar nas motorizações que escolhe e sorte depois com os motores ou então é tiro certeiro mesmo! [:D]

mas eu não recomendaria nenhum desses motores, lá está e até sei em primeira mão desses casos.

Atenção, que "20d" nem sempre é igual a "20d". [;)]

"20d" daquele período de anos em específico, 2007/2008 até 2015. assim como os 2.0 tdi que saíram de 2003 até 2007/2008, por exemplo. ou até daqueles primeiros 1.6tdi da primeira meia dúzia de anos de fabrico também. e outros exemplos mais.

Independentemente dos problemas o 1.2 com turbo é um motor bué agradável de usar. Pena o 2008 ter uma suspensão fraca, talvez o 208 adorne menos.

Voltar
Superior