Actualização - Trocar Pajero 3.2 por Peugeot 207 HDI GT 110?

DanielV

New member
Olá a todos. Já acompanho o fórum ha algum tempo apesar de não participar activamente. Neste momento estou a tirar a carta, 17 aulas e está na altura de marcar exame. Por razões económicas o meu pai teve que ir trabalhar para o estrangeiro, mais especificamente para o Luxemburgo. Assim ficaram 2 carros cá em casa, um Passat de 2008 e um Pajero 3.2 DiD. Depois de tirar a carta o meu carro seria o Pajero uma vez que a minha mãe tem preferência pelo Passat, no entanto o jipe não é um carro económico.Os consumos estão na ordem dos 10 litros aos 100km, eu sou estudante e dificilmente conseguirei sustentar um carro assim e é aqui que vos pedia ajuda..
Como nasci e vivi no Luxemburgo até aos 5 anos tenho benefício na legalização de um carro importado pelo que será mais logico vender o jipe e optar por importar um carro vindo do Luxemburgo ou Alemanha.
Pretendo gastar até 15000€, procuro um carro económico, segmento B ou C, Diesel. Alguma sugestão?

Agrada-me o Golf VI, Citroen C4 e DS3, Audi A1 ou um SUV uma vez que assim não perdia a versatilidade do Pajero.

Last edited:
Entre esses que referis-te preferia os Franceses, ou o Citroën DS3/C4, ou Renault Clio/Megane.

Acho que ficas mais bem servido com estes. :)

Mas a questão para mim é a fiabilidade dos franceses, ruidos parasitas etc.. porque eu acho o c4 ou o ds3 bem mais bonitos que o golf.

O benefício da legalização ainda não foi ao ar? Pelo que sei esse benefício é para quem emigrou, descontou no país de acolhimento X anos (não muitos) e voltou a Portugal. Teria de ter o carro a seu nome durante 1 ano antes de poder usar o benefício.

Vê lá bem isso! Para um estudante, um carro pequeno e económico é o ideal. Ao venderes o Pajero podes comprar um carro de menor valor e usar o resto para a manutenção que irá precisar durante o curso.

mas sendo assim penso que também poderá ficar a nome do meu pai uma vez que ele já lá trabalhou antes e logicamente também descontou nesse país.

Penso que se ficar em nome do teu pai não terás problemas.
Só a nível de seguro é que convém explicitar que o teu pai não é o condutor regular.

Eu voto no A1 TDI, mas eu sou suspeito [:D] Podes dar uma vista de olhos no meu DB para mais info sobre este carro.
O Polo será provavelmente a melhor alternativa, o Cross Polo 1.6TDI de 90cv.
É um carro bonito, com potência qb para quem está a dar os primeiros passos de carta, confortável (apesar da jante 17') e bem construído.

Tens de ter em conta que este benefício só pode ser usado de 10 em 10 anos. Se já o usaram há menos de 10 anos têm de esperar e caso o usem, nos próximos 10 anos não podem voltar a usar.

o Passat também foi importado, tinha 7000 km e foi logo legalizado por tanto não se usou esse benefício. Também tenho algumas dúvidas quanto à fiabilidade do motor 1.6 TDI. Como é este motor? está abaixo do 1.6 da PSA?

O benefício da legalização ainda não foi ao ar? Pelo que sei esse benefício é para quem emigrou, descontou no país de acolhimento X anos (não muitos) e voltou a Portugal. Teria de ter o carro a seu nome durante 1 ano antes de poder usar o benefício.

Vê lá bem isso! Para um estudante, um carro pequeno e económico é o ideal. Ao venderes o Pajero podes comprar um carro de menor valor e usar o resto para a manutenção que irá precisar durante o curso.

Ora nem mais, há que ter em atenção o que o air refere.

Esse benefício é somente para ex-emigrantes aquando do regresso e para viaturas que tenham estado registadas no seu nome, o que no caso, já não são ex-emigrantes, visto que estão cá residentes.

Last edited:
Troca mas é o Pajero por um Serie 1 coupé. Carro de Homem !

Mas se quiseres gajas a rodos, é um serie 1 cabrio.

Ou então 1 porshe cabrio usado !!!!

o Passat também foi importado, tinha 7000 km e foi logo legalizado por tanto não se usou esse benefício. Também tenho algumas dúvidas quanto à fiabilidade do motor 1.6 TDI. Como é este motor? está abaixo do 1.6 da PSA?
O que tu foste perguntar [:D] Pa tenho andado com um 1.6TDI de 105 e acho dos motores mais equilibrados a nivel de 1.6 diesel.
E estavas preocupado com os ruidos e isso dos PSA como por exemplo os DS mas a meu ver "aparentemente" parecem carros bem construídos. Apesar que no teu lugar procuraria um carro a cima de tudo economico. Penso que o Polo seria uma boa opção e um bom equilibrio de consumo/conforto/fiabilidade.. Apesar que não era o que eu comprava [:cool:]

Não gosto dos série 1. Por dentro são vazios e os problemas do motor n47 relatados aqui no fórum deixam muito a desejar. Mas por falar de carro à homem acho que nesse sentido o pajero 3.2 de 163 cavalos é bem superior a um série 1, o problema são os consumos. O meu jipe até está muito bem equipado bancos em pele, ar condicionado automático e parece me bem agradável de conduzir. o problema são os consumos.

Eu acho o Polo "muito sem sal", reconheço que deve ser dos melhores do segmento B mas é muito sóbrio, linhas conservadoras. O DS3 é muito mais inovador no entanto penso que não tem a qualidade de um Polo.

Esse Pajero é de que ano? Esse carro ainda tem um valor comercial bastante interessante, ainda mais com o equipamento que tem. Os 15m€ tem já incluem o valor da retoma deste ou é 15 mil em cima do valor de retoma?

Estive numa situação parecida com a tua, fiquei com o Freelander 2.0 diesel que gastava uns 10 ou mais L aos 100km.

A solução foi encher os pneus com bastante ar, começar a ir mais cedo ou mais tarde de modo a não apanhar trânsito e, ler sobre hypermilling.

Agora se houvesse dinheiro pra algo novo o que teria comprado(se tivesse a carta e o €€) teria sido uma mota, praí em torno de 250cc.

Mas faz assim, vê o valor máximo de ar que os pneus leva, tenta ler um pouco sobre hypermilling e depois vês se os consumos minimos que consegues fazer compensam ou não um carro novo. Ou mesmo um usado apenas para deslocações.

É que esses 15000€ dão para anos de consumos abusados no pajero.

Back