Adblue "desapareceu"

8mari8

New member
Boa noite,
comprei um 208 a alguns meses e a autonomia do liquido adblue era mais de 20 000km (dava +/- para 1 ano e podia encher na altura da revisão). Hoje com 9000 km o carro marca apenas 2900 km de autonomia e ainda falta para a revisão. Não acho normal "desaparecer" tão depressa. Será que pode ser perdido liquido? Será normal?

Obrigada

o adblue é o liquido que é usado no filtro de partículas para a sua regeneração, portanto para um gasto acelerado só se os percursos forem curtos e em cidade e obriga a regenerar mais vezes o que não chega para o previsto até a revisão como é o caso...

portanto o ideal será levar isso a oficina e averiguarem...

Acho estranho porque em 25 dias desceu 4000km na autonomia do adblue, andei +/- 200 km e quase todos os percursos foram superiores a 20km. Agora encontro-me de ferias e o carro tem estado mais parado.

A autonomia é calculada conforme a quantidade no depósito (não vês, mas o carro mede) e a utilização mais recente.

é um bocado como a autonomia do combustivel quando andas só em cidade e de repente fazes uns 50km em AE. Chegas ao fim e ele diz-te que cresceu combustivel no deposito :D

Portanto é possível que, quando voltares à utilização habitual do carro, o valor se altere e volte a subir.

Fica ainda a nota:
Se deixares acabar, isso dá-te uma série de avisos e eventualmente vai mesmo deixar de andar. Não danifica nada nem está avariado, mas tens que adicionar adblue para poder voltar a andar
é possível que tenhas que adicionar 1x entre revisões, não é nada de anormal. A maior parte das bombas já tem

Fui fazer uma viagem mista de 60km para ver se havia variações e ficou tudo igual. Amanha vou ao stand ver se é normal ou não e mandar encher porque vou fazer uma viagem longa e não quero ficar a meio caminho :S :)
Obrigada pelas respostas.

Boa noite,
comprei um 208 a alguns meses e a autonomia do liquido adblue era mais de 20 000km (dava +/- para 1 ano e podia encher na altura da revisão). Hoje com 9000 km o carro marca apenas 2900 km de autonomia e ainda falta para a revisão. Não acho normal "desaparecer" tão depressa. Será que pode ser perdido liquido? Será normal?

Obrigada

Por curiosidade, tens por hábito encher o depósito de combustivel... ou vais à bomba volta e meia fazer pequenos enchimentos... tipo 10 ou 20 litros?

Coloco a questão, porque do que já li num fórum estrangeiro, o Adblue nos carros da PSA funciona tendo por base as vezes em que se faz enchimento...

Como tal, o Adblue colocado no circuito é sempre a mesma quantidade, seja a encher o depósito, quer seja a colocar uns 10 litros.

Isto porque, o sistema só tem em conta que foi colocado combustível, não interessando a quantidade em si.

Daí que e se funcionar mesmo assim, quem fizer pequenos enchimentos, acaba por consumir o Adblue mais depressa.

P.S: Onde se lê Adblue... considerar eolys. O procedimento que indiquei é para o eolys.

Última edição:
o adblue é o liquido que é usado no filtro de partículas para a sua regeneração, portanto para um gasto acelerado só se os percursos forem curtos e em cidade e obriga a regenerar mais vezes o que não chega para o previsto até a revisão como é o caso...

portanto o ideal será levar isso a oficina e averiguarem...

O AdBlue é utilizado para a eliminação das emissões de NOx. Aquilo que os VW marados deviam ter! [:D]
Não tem nada a ver com o FAP.

Por curiosidade, tens por hábito encher o depósito de combustivel... ou vais à bomba volta e meia fazer pequenos enchimentos... tipo 10 ou 20 litros?

Coloco a questão, porque do que já li num fórum estrangeiro, o Adblue nos carros da PSA funciona tendo por base as vezes em que se faz enchimento...

Como tal, o Adblue colocado no circuito é sempre a mesma quantidade, seja a encher o depósito, quer seja a colocar uns 10 litros.

Isto porque, o sistema só tem em conta que foi colocado combustível, não interessando a quantidade em si.

Daí que e se funcionar mesmo assim, quem fizer pequenos enchimentos, acaba por consumir o Adblue mais depressa.

A injeção do AdBlue é efetuada na linha de escape e não no depósito de combustível.

Correcto, não me "exprimi" da melhor forma. [;)]

Em todo o caso mantenho o que referi, a nível das "quantidades".

Mas vou procurar a ver se encontro o dito tópico.

Humm... Isso não tem lógica nenhuma.
Atenção não estou a dizer que tu não tens lógica, ou o que dizes. [:D]
Onde leste isso é que não tem lógica nenhuma.
Sendo um sistema perfeitamente independente do depósito, não tem nada que considerar o nível de combustível.
O sistema vai injetando o AdBlue em função da produção dos NOx. Quando muito associado ao consumo de combustível.
Isso é tão ilógico como dizer que um carro gasta mais se se colocar menos combustível. :confused:

Humm... Isso não tem lógica nenhuma.
Atenção não estou a dizer que tu não tens lógica, ou o que dizes. [:D]
Onde leste isso é que não tem lógica nenhuma.
Sendo um sistema perfeitamente independente do depósito, não tem nada que considerar o nível de combustível.
O sistema vai injetando o AdBlue em função da produção dos NOx. Quando muito associado ao consumo de combustível.
Isso é tão ilógico como dizer que um carro gasta mais se se colocar menos combustível. :confused:

Sim, também não achei muita lógica na altura que li, sabendo como funciona sistema.

Daí que realcei acima e referi que "se funcionar assim"...

Mas caso encontre o dito tópico (estrangeiro e oriundo daquele país que perdeu europeu), coloco aqui.

Já fui a oficina e afinal aquilo tem a ver com a manutenção e não com o adblue, mas acabei por encher na mesma o adblue e levou 10l (o deposito é de 17l).

Também achei. Para a próxima compro e coloco eu mesma, assim fica mais barato (poupo a mão de obra). Em principio já não coloco na próxima revisão.

Voltar
Superior