Na piscina onde vou, duas vezes por semana, o que não falta é pessoal com 30 ou mais anos a aprenderem. A pessoal que nem consegue flutuar mas que passado um ano já nada umas coisas.Boas pessoal.
Anda por aí alguém que tenha aprendido a nadar já com uma idade avançada, tipo depois dos 30, e que queira partilhar a experiência? Se sim, alguém da região de Aveiro que me possa aconselhar uma escola/piscina/ginásio/professor?
Obrigado
Pois, o meu avô, como bom almadense, também quis ensinar a minha mãe a nadar usando a técnica "almadense", no Alfeite. Resultado, a minha mãe ia se afogando, nunca aprendeu a nadar, e ainda hoje tem medo e só consegue estar em águas pouco profundas.Eu aprendi a nada cedo pois em almada era normal atirarem as pessoas ao rio ou ao mar para aprenderem a nadar de forma radical.[]
Bem, eu sou de Almada, portanto, a agua faz parte do meu habitat natural []
Conselhos para um principiante... começar numa piscina cuja profundidade máxima seja entre 30 a 40 cm menos do que a altura da pessoa. Isto por um factor meramente psicológico, porque uma das primeiras coisas que temos que aprender ao aprender a nadar nem é o nadar em si, mas sim controlar o pânico para depois o eliminar. Em situações um pouco mais extremas, pânico = morte. A segunda coisa é treinar o corpo, especialmente vias respiratórias. Aprender a respirar na água é fundamental, assim como flutuar e manter à tona com o mínimo de esforço possível. Tem que haver um controlo equilibrado da respiração e dos movimentos para a coisa ficar bem.
Outra coisa que aconselho é a não usar tampões de qualquer espécie, seja nariz ou ouvidos, a não ser num caso de extrema necessidade (extrema, repito). Quanto mais rápido o corpo se habituar a estar num ambiente aquático, melhor.
Eu costumo dizer que o nadar não se aprende, é instintivo. Apenas se aperfeiçoa[]
Pois, o meu avô, como bom almadense, também quis ensinar a minha mãe a nadar usando a técnica "almadense", no Alfeite. Resultado, a minha mãe ia se afogando, nunca aprendeu a nadar, e ainda hoje tem medo e só consegue estar em águas pouco profundas.
só se for o nadar "á cão" porque nadar bem aprende-se e demora.
Pontão do Ginjal, ainda por cima... Isso não é aprender a nadar, isso é puxar pelo instinto de sobrevivência. As consequências que isso traz podem ser várias, incluindo traumas.Pois uma vez vi atirarem um do pontao do ginjal e ia se afogando, faltou-se de engolir agua[] mas é tudo pelo medo.[
]
Pois por norma as pessoas até se safam, eu aprendi a minha irmã tambem foi pa um meio de uma piscina e a nadar á "cão" atravessou a piscina toda[]
O pior nao era as pessoas irem aprender a nada a 1ª vez era nas outras quando já nadavam alguma coisa e alguem vinha pelo fundo e lhe puxava os pés para baixo[] o meu vizinho ao fazer isso nunca mais largava os pés...[:blush:][
]
Pontão do Ginjal, ainda por cima... Isso não é aprender a nadar, isso é puxar pelo instinto de sobrevivência. As consequências que isso traz podem ser várias, incluindo traumas.
Ah pois não...Ninguem ligava a isso...[]
Não digas isso a uma mulher []