Adultos - aprender a nadar

socolari

New member
Boas pessoal.

Anda por aí alguém que tenha aprendido a nadar já com uma idade avançada, tipo depois dos 30, e que queira partilhar a experiência? Se sim, alguém da região de Aveiro que me possa aconselhar uma escola/piscina/ginásio/professor?

Obrigado

não precisas ter vergonha de ter 30 anos e não saber nadar, podes ir para a natação que têm aulas para todas as idades.
Este mundo maravilhoso onde vivemos permite que hoje em dia aprendas o que quiseres com a idade que quiseres, podes começar uma carreira aos 40 ou aprender a surfar aos 50.
infelizmente sou de lisboa, por isso ai não conheço nada.

Boas.

Não foi aos 30 mas foi aos 22. Fui para uma piscina para aprender a nadar. E só eu sei o medo e o pânico que tinha da água. Hoje em dia, com 30 anos, não quero outra coisa. É do melhor que há!

Acima de tudo há que confiar em quem nos está a ensinar pois o resto vem com o tempo. Vais beber alguma água ao início mas nunca desanimes!

Força nisso!

Abraço,
McDriver

Boas pessoal.

Anda por aí alguém que tenha aprendido a nadar já com uma idade avançada, tipo depois dos 30, e que queira partilhar a experiência? Se sim, alguém da região de Aveiro que me possa aconselhar uma escola/piscina/ginásio/professor?

Obrigado
Na piscina onde vou, duas vezes por semana, o que não falta é pessoal com 30 ou mais anos a aprenderem. A pessoal que nem consegue flutuar mas que passado um ano já nada umas coisas. :)

Last edited:
Eu aprendi a nadar com o meu pai nas idas à praia quando era puto... engraçado era que quem ensinou o meu pai a nadar foi a minha avó e ela não sabe nadar!! [:cool:]

Mais tarde tive aulas de natação (aos 11 anos)

Hoje em dia em qualquer piscina tens as diferentes graus de experiência e há sempre alguem que sabe nadar pior que nós [;)]

Eu aprendi a nada cedo pois em almada era normal atirarem as pessoas ao rio ou ao mar para aprenderem a nadar de forma radical.[:D]
Nado bem, nao tenho nenhuma tecnica especial, nem andei em aulas de natação mas já fiz mergulho e até nado bem rapidez e á vontade.

O anpreder a nadar nao se ensina o que se ensina é a tecnica , os bebes aprendem a nadar de forma natural tal como a maioria dos animais.

Bem, eu sou de Almada, portanto, a agua faz parte do meu habitat natural [:D]

Conselhos para um principiante... começar numa piscina cuja profundidade máxima seja entre 30 a 40 cm menos do que a altura da pessoa. Isto por um factor meramente psicológico, porque uma das primeiras coisas que temos que aprender ao aprender a nadar nem é o nadar em si, mas sim controlar o pânico para depois o eliminar. Em situações um pouco mais extremas, pânico = morte. A segunda coisa é treinar o corpo, especialmente vias respiratórias. Aprender a respirar na água é fundamental, assim como flutuar e manter à tona com o mínimo de esforço possível. Tem que haver um controlo equilibrado da respiração e dos movimentos para a coisa ficar bem.

Outra coisa que aconselho é a não usar tampões de qualquer espécie, seja nariz ou ouvidos, a não ser num caso de extrema necessidade (extrema, repito). Quanto mais rápido o corpo se habituar a estar num ambiente aquático, melhor.

Eu aprendi a nada cedo pois em almada era normal atirarem as pessoas ao rio ou ao mar para aprenderem a nadar de forma radical.[:D]
Pois, o meu avô, como bom almadense, também quis ensinar a minha mãe a nadar usando a técnica "almadense", no Alfeite. Resultado, a minha mãe ia se afogando, nunca aprendeu a nadar, e ainda hoje tem medo e só consegue estar em águas pouco profundas.

Bem, eu sou de Almada, portanto, a agua faz parte do meu habitat natural [:D]

Conselhos para um principiante... começar numa piscina cuja profundidade máxima seja entre 30 a 40 cm menos do que a altura da pessoa. Isto por um factor meramente psicológico, porque uma das primeiras coisas que temos que aprender ao aprender a nadar nem é o nadar em si, mas sim controlar o pânico para depois o eliminar. Em situações um pouco mais extremas, pânico = morte. A segunda coisa é treinar o corpo, especialmente vias respiratórias. Aprender a respirar na água é fundamental, assim como flutuar e manter à tona com o mínimo de esforço possível. Tem que haver um controlo equilibrado da respiração e dos movimentos para a coisa ficar bem.

Outra coisa que aconselho é a não usar tampões de qualquer espécie, seja nariz ou ouvidos, a não ser num caso de extrema necessidade (extrema, repito). Quanto mais rápido o corpo se habituar a estar num ambiente aquático, melhor.

Não digas isso a uma mulher [:D]

Pois, o meu avô, como bom almadense, também quis ensinar a minha mãe a nadar usando a técnica "almadense", no Alfeite. Resultado, a minha mãe ia se afogando, nunca aprendeu a nadar, e ainda hoje tem medo e só consegue estar em águas pouco profundas.

Pois uma vez vi atirarem um do pontao do ginjal e ia se afogando, faltou-se de engolir agua[:D] mas é tudo pelo medo.[;)]

Pois por norma as pessoas até se safam, eu aprendi a minha irmã tambem foi pa um meio de uma piscina e a nadar á "cão" atravessou a piscina toda[:D]

O pior nao era as pessoas irem aprender a nada a 1ª vez era nas outras quando já nadavam alguma coisa e alguem vinha pelo fundo e lhe puxava os pés para baixo[:D] o meu vizinho ao fazer isso nunca mais largava os pés...[:blush:][:)]

só se for o nadar "á cão" porque nadar bem aprende-se e demora.

Sim, nadar, flutuar, não ir ao fundo. A descontracção e o domínio dos medos é o essencial, na teoria qualquer pessoa consegue encher o peito de ar e dar aos pés e aos braços para não ir ao fundo, a mente é que estraga o resto.

Por exemplo, conheço uma pessoa que só consegue nadar com pé, se vai para fora de pé bloqueia completamente e vai ao fundo. Já a vi nadar fora de pé pensando ela que tinha pé, quando lhe disse: "estás fora de pé" tive de a ir buscar :confused:[:)]

Pois uma vez vi atirarem um do pontao do ginjal e ia se afogando, faltou-se de engolir agua[:D] mas é tudo pelo medo.[;)]

Pois por norma as pessoas até se safam, eu aprendi a minha irmã tambem foi pa um meio de uma piscina e a nadar á "cão" atravessou a piscina toda[:D]

O pior nao era as pessoas irem aprender a nada a 1ª vez era nas outras quando já nadavam alguma coisa e alguem vinha pelo fundo e lhe puxava os pés para baixo[:D] o meu vizinho ao fazer isso nunca mais largava os pés...[:blush:][:)]
Pontão do Ginjal, ainda por cima... Isso não é aprender a nadar, isso é puxar pelo instinto de sobrevivência. As consequências que isso traz podem ser várias, incluindo traumas.

Ninguem ligava a isso...[;)]
Ah pois não...

Imagina que estás ali na costa, num barco, a 300 metros do areal, o mar "bandeira vermelha", não muito bravo mas o suficiente, e o barco vai ao fundo e por azar não há colete. É aqui que está o cerne da questão. Se me acontecesse a mim, conseguia, com a maior probabilidade, chegar vivo à costa, bastante lixado, é certo, mas chegava la inteirinho. Agora isso acontecer a um gajo apenas com "instinto" e a "nadar à cão", o mais provavel era o gajo afogar-se prali.

Também a prendi a nadar a sério com 24/25 anos, porque fui para a natação. Mas já sabia nadar, mas depois de ir para a natação é que se começa a ver o que é nadar realmente LOL.

Na piscina onde ando há pessoas com mais de 30 anos a aprenderem, e lá não há complexos nenhuns de não saber nadar.

Back