AE - Limite 150 km/h

FilipeAndre

New member
Quem daqui é a favor que o limite nas auto-estradas passasse dos 120 km/h para os 150 km/h?
Faço, muito a A2 e a A6 e a falta de transito assim como as boas condições da AE, fazem com que se torne uma seca circular apenas a 120 km/h.
Quero saber a opinião de vocês!

Sou contra isso, o pessoal não sabe cumprir limites e ia andar tudo a 180...

Mas sou a favor da introdução de limites variáveis (com o transito, condições climatéricas, etc).

Mas sou a favor da introdução de limites variáveis (com o transito, condições climatéricas, etc).

Pois, infelizmente as pessoas não sabem cumprir os limites estipulados!
Compreendo por exemplo na A1 que é uma AE muito movimentada os 150 km/h já seria demasiado, mas por exemplo, para mim que faço muito a A2 (setúbal para baixo) e a A6 seria uma mais valia.

Last edited:
Não concordo, todos sabem que até aos 140km basicamente a policia não "chateia" por isso já se todos nos facilmente circulamos a essa velocidade.

Se aumenta-se para 150km o limite, o pessoal que agora anda a 150km ia passar andar a 180!

Não concordo, todos sabem que até aos 140km basicamente a policia não "chateia" por isso já se todos nos facilmente circulamos a essa velocidade.

Se aumenta-se para 150km o limite, o pessoal que agora anda a 150km ia passar andar a 180!

Que conclusão tão absurda !

Dos 150 para os 180 é um salto considerável, já não é para todos fazer viagens a essa velocidade, nem condutores nem carros.

Os limites de velocidade não devem ser mais que indicativos, cada um a cada momento tem que ter a capacidade para avaliar a situação que tem e agir em conformidade, quer falemos de cansaço, meteorologia, estrada, máquina, etc.

Ainda assim para não haver exageros acho que o limite deviam ser os 250 km/h.

Se é para exceder os limites, deixa-se estar como está actualmente...

Para quem não sabe, até 180 a multa é sempre a mesma; 120€ e um mês sem volante :D

8)

Sou a favor de certas zonas sim ter um limite de velocidade maior se a via e as condições os permitirem, agora como já foi falado na A1, andar a 150 por vezes torna-se perigoso, kem conhece a saida da 2ª circular ate as portagens sabe que ai se apanha muita gente a 90 100km ir ai a 150km já é bem arriscado...

Que conclusão tão absurda !

Dos 150 para os 180 é um salto considerável, já não é para todos fazer viagens a essa velocidade, nem condutores nem carros.

Os limites de velocidade não devem ser mais que indicativos, cada um a cada momento tem que ter a capacidade para avaliar a situação que tem e agir em conformidade, quer falemos de cansaço, meteorologia, estrada, máquina, etc.

Ainda assim para não haver exageros acho que o limite deviam ser os 250 km/h.

Estou plenamente de acordo, na Alemanha ando muita vez a 200 ou mais.

Não necessariamente. O nosso comportamento e respeito por regras na estrada também tem componente cultural. E nesse caso estamos mais "próximos" de espanhóis ou italianos do que com suecos ou finlandeses, por exemplo.

Na Itália como cá a velocidade média praticada nas AE era de 135 km/h sensivelmente (cá acho que era 127 km/h se não me engano). Quando Itália aumentou para 130 km/h verificaram uma coisa curiosa. A velocidade média baixou e baixou também os incumprimentos por excesso de velocidade.

A conclusão a que chegaram foi que muitos condutores que antes circulavam acima dos 130 km/h quando limite passou a ser esse, passaram a ser mais cumpridores.

Chegaram à conclusão que os condutores estavam menos dispostos a cumprir uma regra se não concordassem nada com ela (em geral italianos consideravam limite 120 km/h demasiado baixo) mas estavam dispostos a cumprir uma regra que já concordavam mais, mesmo que em parte.

Itália passou a ter menos incumprimentos por excesso de velocidade e também teve menor sinistralidade em auto-estradas. Óbvio que não resulta exclusivamente desta medida, é multifactorial, mas foi considerado estatisticamente significativo.

Influenciado por esse bom resultado, li algures que Itália vai agora aumentar limite velocidade para 150 km/h.

Acho que semelhante medida devia ser considerada e estudada em Portugal. Se não em todas as AE, pelo menos nas melhores nem que como projeto-piloto.

Last edited:
150 não diria por causa do que já referiram, o pessoal abusar para chegar (quase) aos 200. por mim metia a 140 com autorizações em certos locais de 160 ou então sempre 140 com a benesse dos 160. 161 já comia multa de 120€.

mas regra geral não vou muito mais que 130/140, só se for para esticar um pouco o carro. no ano passado dei 200 mas foi na zona de alcácer e assim, precisamente porque apanhei apenas um carro lá.

de resto vou muitas vezes a 100/120 numa viagem de 50kms. poupo algum no carro, o que, aliado à portagem, vai ser praticamente ela por ela quanto aos gastos.

Influenciado por esse bom resultado, li algures que Itália vai agora aumentar limite velocidade para 150 km/h.

Acho que semelhante medida devia ser considerada e estuda em Portugal. Se não em todas as AE, pelo menos nas melhores nem que como projeto-piloto.

gostei de ler o post. quanto ao aumento, se itália vai aumentar, quando espanha o fizer portugal aumenta também, fiquem descansados.

Para mim é indiferente, não tenho carro para andar a 120 quanto mais a 150. Já para não falar dos consumos...
Em vez de aumentarem a velocidade, podiam antes despachar os que andam a pastar na faixa do meio.

O pessoal que agora anda a 150 é porque até 150 km/h é contra-ordenação leve e se fores multado (raramente GNR multa abaixo 150) só pagas multa.

Imagino que aumentando a velocidade máxima para 150 km/h duvido que contra-ordenação leve se mantenha nos "até 30 km/h" acima do limite. Possivelmente passa para 165 km/h ou 170 km/h mas com a diferença que a GNR multava logo a partir dos 151 km/h.

A vantagem de aumentar limite para 150 km/h mesmo que fossemos multados a partir 151 km/h era que podias ir a velocidade cruzeiro 140 ou 150 sem correr o risco de uma multa. Isso acontece pouco hoje em dia é certo (ser multado nessas velocidades) mas é diferente ir a uma velocidade considerada legal e ir a uma velocidade de contra-ordenação apesar de ser muito raro a multa (em responsabilidades de acidentes e seguradoras é totalmente diferente ir a 140 km/h e estar nos limites legais da via e ir a 140 km/h sendo contra-ordenação leve como temos neste momento).

Last edited:
Em determinados troços diria que sim. Por ex 140 seria aceitavel nalguns lados.

Noutros: deveria ser reduzida. Ex A1 entre Vila franca e Alverca deveria ser 90 ( se eu mandasse: era de certeza.).

Certos troços na Zona de Leiria Fátima tb.

A 23 Zona entre Constança e Abrantes tb devir ser 100 ou 90.

etc

depende.

Sou a favor de certas zonas sim ter um limite de velocidade maior se a via e as condições os permitirem, agora como já foi falado na A1, andar a 150 por vezes torna-se perigoso, kem conhece a saida da 2ª circular ate as portagens sabe que ai se apanha muita gente a 90 100km ir ai a 150km já é bem arriscado...

Um limite de 150 não implica que se possa ou deva andar a essa velocidade.

Nunca será possível que os limites sejam adaptados ou diferenciados ao ponto de serem a velocidade indicada para cada pessoa a cada momento.

Alguém com um carro fraco, velho, etc. naturalmente nåo deve circular da mesma forma de quem tem um topo de gama novo, tem a ver com bom senso.

Em determinados troços diria que sim. Por ex 140 seria aceitavel nalguns lados.

Noutros: deveria ser reduzida. Ex A1 entre Vila franca e Alverca deveria ser 90 ( se eu mandasse: era de certeza.).

Certos troços na Zona de Leiria Fátima tb.

A 23 Zona entre Constança e Abrantes tb devir ser 100 ou 90.

etc

depende.

140 numa boa via e num bom carro não é nada.

140 numa boa via e num bom carro não é nada.

É o que sinto quando vou no meu mazda 6, se ando a 160 em autoestrada, parece que vou parado, no entanto se for no ford ka parece que nunca mais lá chego aos 160km hora preciso de balanço ou a descer até marca mais.

Back