Aerogerador eólico (construção)

Kenzo

New member
Boas, a questão é a seguinte, tenho um primo que está a construir um aerogerador eólico a uma escala reduzida como projecto final de curso, e pediu-me uma ajuda no dimensionamento / projecto da mesma. O que acontece é que não conseguimos arranjar algumas dimensões reais da estrutura, mais precisamente da torre.

A dimensão que nos falta obter é o diâmetro superior, e inferior do poste. Tem uma imagem a baixo com as restantes dimensões em metros à escala real.

Agradecia a ajuda de alguém que trabalhasse no ramo, ou que me pudesse dar uma ajuda no dimensionamento do poste. A ideia é ser uma copia mais ou menos de uma real, pelo que o diâmetro tem que ter uma escala reduzida em relação a uma real.

eolica.jpg

Já tentaste contactar alguma empresa responsável por algum parque eólico/câmara/empresa construtora de componentes? Talvez fossem as entidades mais indicadas para obteres essa informação.
Ou será que eles não fornecem esses dados? Devem fornecer, visto até ser para estudo.
Ou passares junto a um gerador e medir a base do poste [:cool:]

Tenta contactar a Enercon ou a Martifer. Mas pq fazer uma réplica à escala e não fazer uma mini-eólica que possa ser adaptada a edifícios? Depois o teu primo podia enviar o projecto a uma destas empresas ou servir-se do projecto como portfólio para conseguir uma entrevista!

Tenta contactar a Enercon ou a Martifer. Mas pq fazer uma réplica à escala e não fazer uma mini-eólica que possa ser adaptada a edifícios? Depois o teu primo podia enviar o projecto a uma destas empresas ou servir-se do projecto como portfólio para conseguir uma entrevista!
aerogeradores já se vendem no Leroy-Merlin à muito tempo
[;)]

ft-produtos-ecologicos-17.jpg

Não penso que esse diâmetros sejam significativos para esse trabalho.

Se fossem, ele saberia calculá-los.[;)]

Além disso, os diâmetros pendem da resistência e espessura da chapa usada nas paredes do aeorogerador, do design, etc

Mas isso é trabalho de fim de curso de que área?

Se fores da zona de Lisboa, passa pelo estaleiro da LASO em Casais da Serra e tiras pessoalmente as medidas com as peças deitadas. [:p]

Já tentaste contactar alguma empresa responsável por algum parque eólico/câmara/empresa construtora de componentes? Talvez fossem as entidades mais indicadas para obteres essa informação.
Ou será que eles não fornecem esses dados? Devem fornecer, visto até ser para estudo.
Ou passares junto a um gerador e medir a base do poste [:cool:]

Sim, ele já tentou contactar a EDP, mas não lhe deram resposta, supostamente ficaram de lhe contactar mas nada.

Medir se calhar não deve ser possivel, as torres devem ter uma vedação, penso eu, nunca tive ao lado de nenhuma... lol

Não penso que esse diâmetros sejam significativos para esse trabalho.

Se fossem, ele saberia calculá-los.[;)]

Além disso, os diâmetros pendem da resistência e espessura da chapa usada nas paredes do aeorogerador, do design, etc

Mas isso é trabalho de fim de curso de que área?

É um curso profissional de nivel III julgo eu, mas não te sei dizer como se chama.

Obrigado aos restantes pelas respostas, vou tentar pesquisar os sites....

Sim, ele já tentou contactar a EDP, mas não lhe deram resposta, supostamente ficaram de lhe contactar mas nada.

Medir se calhar não deve ser possivel, as torres devem ter uma vedação, penso eu, nunca tive ao lado de nenhuma... lol

Não tem vedação nenhuma, pode-se ir mesmo até junto delas.

É um espectáculo estar debaixo delas enquanto rodam [kiss] na 1ª vez faz um bocado de impressão.

Já há vários anos que comprei uns esquemas a Hugh Piggott, apesar de haver esquemas e muita informação no sítio dele.
Podes consultar o sítio dele em Hugh Piggott's home page

Ele tem dedicado a sua vida à construção de eólicas para geração de electricidade em locais remotos da Escócia onde as linhas eléctricas não chegam.
Há vídeos disponíveis, inclusive.
E até podes marcar um curso lá!

As torres não têm qualquer vedação, mas medir no topo é obviamente impossível. Volto a perguntar, são de Lisboa?

É um curso profissional de nivel III julgo eu, mas não te sei dizer como se chama.

Obrigado aos restantes pelas respostas, vou tentar pesquisar os sites....

Então esquece que nestes casos o dimensionamento não é detalhado.

Imprime o desenho q tens cotado, medes os diâmetros com régua à mão, fazes a proporção e está feito.
Curiosamente tb me fartei de procurar e não encontrei.

Penso trata-se de algo muito ligado a design e patentes de fabricantes.

Voltar
Superior