Afa Mito QV - Turbo partido?

Alfanino

New member
Boas pessoal! Precisava de uma ajuda da vossa parte para tentar entender o que me aconteceu.
Ontem por volta das 5 da tarde ia a caminho de casa e ouvi um barulho estranho, tipo algo a rebentar, seguido de mais uns sons que parecia que arrastava algo por debaixo do carro. Intrigado, olhei pelo retrovisor, pois não tinha dado conta que tivesse passado por cima de qualquer coisa.

Continuei viagem e, a dada altura, como senti que parecia que algo de vez em quando fazia barulho (parecia uma lata ou algo no género) abri as janelas e senti que o motor estava a fazer um barulho estranho: cada vez que acelarava, a subida das rotações era acompanhado por um ruído que não consigo identificar nem explicar; apenas sei que não é nenhum assobio.

Pus o carro na garagem e há pouco liguei-o e ouvi o mesmo barulho, tendo que esperar por segunda-feira para o levar à oficina.

Pergunto: será o turbo que está nas couves? Efectivamente o manómetro da pressão do turbo não funciona, mas também é verdade que, aparentemente, não senti quebra de potência, pelo menos notória (e digo aparente, porque no percurso para casa após detectar o ruído, vim praticamente a pisar ovos). Da mesma forma tenho sempre cuidado em não esticar o motor a frio e a deixar o motor rodar uns segundos ao ralenti antes de desligar o motor.

O carro tem 50 mil km e a garantia acabou em Maio passado, pelo que é um galo do caraças caso seja algo grave.

Ah! Não houve quaisquer indícios de fumo branco, quer pelo escape quer pelo capôt.

Opinem lá sobre a coisa, já que até segunda feira vou andar ansioso com isto.

Cumprimentos

Last edited:
turbo partido supostamente devia fazer uma fumarada. Como esta a correia dos acessorios?

a cerca de 2 meses ouvi um 1.9 de um grande punto com o turbo partido e fazia uma barulheira que se notava que algo andava a roçar dentro do turbo...mas deitava uma fumarada branca.

ve as tubagens se tao todas bem postas

Do turbo não deve ser porque em primeiro lugar um turbo partido costuma fazer uma fumarada descomunal e sentes logo a perda de potencia do motor. Por outro lado se ouves o mesmo barulho ao ligares o carro continuo a dizer que não deve ser do turbo porque por norma este só começa a funcionar perto das 2000 rotações do motor. Pode ser a EGR, pode ser alguma polie desvulcanizada que tambem costuma fazer barulho, pode ser a corrente destribuição do motor. Basicamente pode ser muita coisa. Um bom mecanico com muita experiencia de ouvido, descobre num instante o problema.

Podem ter sido as pás do turbo a partir. Eu levava-o para a oficina mas era de reboque...

Bem, uma inspecção visual da coisa, parece não haver nenhum tubo fora do sítio.
Relativamente ao barulho de que falei, ao relanti não faz, necessito de acelarar um pouco.

Não, não consigo. Confesso que os meus conhecimentos de mecânica... é quase um burro a olhar para um palácio...

parece me fuga em alguma tubagem e nao turbo partido..senao ouvia-se tipo peças soltas a chocalhar alem da fumarada.

Pois, mas, para além do barulho que se ouve, a verdade é que, inicialmente, também ouvi esse barulho metálico de algo a chocalhar. O que me tranquiliza - ou não - é que o que tenho lido na net, há sempre emissão de fumo em ambundância, o que, efectivamente, não ocorreu. Mas amanhã já saberei o que efectivamente se passou com o QV.

Verifica o estado da correia da distribuição, nomeadamente se está marcada/cortada ou se está alguma peça a bater na mesma.

Isso parece algo directamente relacionado com as correias ou rotação do motor ou bombas de agua etc. O turbo nao deverá fazer isso, porque a rotacao deste não é idêntica com a rotação do motor. Pode bem ser a bomba de agua por exemplo

Parece ter sido o turbo que foi á vida.

O barulho é caracterisco de quando o eixo do turbo tem folga radial sobre os casquilhos, assim que atinge uma certa rotação começa a vibrar.

Back