Afinação do Volante

Martins79

New member
Hoje o meu pai foi substituir um casquilho da suspensão e lá na Oficina disseram que lhe tinham "alinhado" a direcção o mal é que agora o carro para andar em frente têm que ter o volante ligeiramente virado para a esquerda? Devo ir a uma casa alinhar a direcção? Outra questão meramente de curiosidade num carro com airbag como se afina o volante? Apenas com o alinhamento das ponteiras? Ou há algum parafuso?

Se foi alinhada a direcção, o teu pai deveria ir reclamar para que lhe colocassem o volante centrado.

Mesmo com air-bag, o volante continua a ser fixo com uma porca na rosca existente na coluna de direcção. A diferença é que, num carro sem air-bag, basta desencaixar a tampa central do volante e, num carro com air-bag, tem que se remover a "caixa" do air-bag, mas é uma operação simples. Depois é só tirar a porca, desencaixar o volante das estrias, rodar 1, 2, 3, as necessárias para o lado correcto e voltar a encaixar o volante enroscando a porca. ;)

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Se foi alinhada a direcção, o teu pai deveria ir reclamar para que lhe colocassem o volante centrado.

Mesmo com air-bag, o volante continua a ser fixo com uma porca na rosca existente na coluna de direcção. A diferença é que, num carro sem air-bag, basta desencaixar a tampa central do volante e, num carro com air-bag, tem que se remover a "caixa" do air-bag, mas é uma operação simples. Depois é só tirar a porca, desencaixar o volante das estrias, rodar 1, 2, 3, as necessárias para o lado correcto e voltar a encaixar o volante enroscando a porca. ;)

Mas um alinhamento da direcção em condições em principio resolve o problema não é preciso desmontar o volante, ou é?

Á partida, sim, mas por vezes o simples rodar de uma estria resolve o problema mais facilmente.

Eu digo isto porque sempre achei o airbag um componente sensível e que seria bastante complicado mexer no mesmo a não ser por pessoas realmente qualificadas .

citação:Originalmente colocada por Martins79

Á partida, sim, mas por vezes o simples rodar de uma estria resolve o problema mais facilmente.

Eu digo isto porque sempre achei o airbag um componente sensível e que seria bastante complicado mexer no mesmo a não ser por pessoas realmente qualificadas .

Sem duvida que sim, mas qualquer electricista "actualizado" faz essa operação sem problemas.

Em todos os alinhamentos que fiz até hoje, nunca vi
desmontarem o volante.
E a verdade é que não tenho o volante bem centrado.
Posso exigir que eles me desmontem o volante para
o centrarem?

É normal que com o tempo o volante vá ficando descentrado?
É que há uns anos atrás o volante não estava descentrado.

O que tem de ser exigido, é o alinhamento com o volante centrado, e nada desses desenrascanços que alguns alinhadores fazem para poupar trabalho.

Voltar
Superior